Guns N' Roses e Tesla: a história do "plágio" de "Patience"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Paulo Severo da Costa, Fonte: 93rockon, Tradução
Enviar correções  |  Comentários  | 

Em uma entrevista de 2010, numa dessas infelicidades da vida, o guitarrista FRANK HANNON, do TESLA, afirmou que "Patience" fora surrupiada de sua banda. A acusação surgiu durante um debate sobre se ou não "Patience" foi uma canção acústica melhor do que a faixa ”Signs”, da banda.

1828 acessosQueen: Artista recria Mercury e Axl Rose em esculturas incríveis5000 acessosMetal: Gibson.com enumera 50 melhores músicas do gênero

HANNON, disse: "Deixe-me dizer uma coisa sobre 'Patience': nós fomos colegas de gravadora do GUNS, e havia a demo de uma música que escrevi chamada “'Better Off Without You'- é `Patience' nota por nota”. HANNON, disse que não tinha certeza se a música tinha sido roubado diretamente pela GUNS, por seus managers ou pela Geffen. O guitarrista Izzy Stradlin à época no GUNS é creditado como o escritor principal de "Patience".

HANNON, em seguida, voltou atrás em seu blog, escrevendo: “A demo de 'Better Off Without You' a qual me referi é uma versão acústica que fizemos ao vivo no Oasis Balroom em 1985, que Geffen Records possuía através de em uma fita cassete 'ao vivo' do show. Eles fizeram fazer algumas cópias dela e entregaram algumas pessoas antes de fazermos nosso primeiro álbum. Se alguém pudesse encontrar uma dessas veria que foi fantástico”.

"'Better Off Without You' é uma canção em 'D' (nota do tradutor- ré maior) e há uma mudança de acorde nele. Este é também o mesmo tipo de mudança que o GUNS usa no final de`Patience`, e também a mesma alteração que JOHN LENNON usa em 'Imagine'. Eu nunca senti a sério que nós tenhamos escrito 'Patience'. A música é uma grande canção que eles escreveram, e é apenas a parte final que tem semelhança aos acordes de guitarra que usamos. Peço desculpas por qualquer controvérsia que eu possa ter sido difundida a partir da brincandeira que fiz com EDDIE TRUNK sobre isso. "

De fato, deve ter sido uma brincadeira – consegui ver tantas semelhança entre as faixas quanto posso perceber a similitude entre “Let It Be” e “Reign In Blood”. Confira abaixo.

Video Tesla

Video Guns

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 07 de agosto de 2012
Post de 03 de setembro de 2012


Guns N RosesGuns N' Roses
Turnê de reunião já arrecadou um bilhão

1828 acessosQueen: Artista recria Mercury e Axl Rose em esculturas incríveis1057 acessosThe Professionals: membros do Guns e Def Leppard em novo disco0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Guns N' Roses"

Rolling StoneRolling Stone
Revista elege os melhores rocks com mais de sete minutos

Matt SorumMatt Sorum
Falta adrenalina no Foo Fighters, é tudo muito certinho

Guns N RosesGuns N' Roses
"Internet, a grande lata do lixo", por Axl Rose

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Guns N' Roses"0 acessosTodas as matérias sobre "Tesla"


MetalMetal
Gibson.com enumera 50 melhores músicas do gênero

MetallicaMetallica
Prejudicando as finanças da Igreja Universal

DoorsDoors
Perguntas e respostas e curiosidades diversas

5000 acessosAs regras do Metal Neoclássico5000 acessosMetallica: James Hetfield se irrita e chuta violão em show5000 acessosOh, não!: clássicos que foram "estragados" pelo tempo5000 acessosJess Greenberg: mais vídeos de covers em voz e violão5000 acessosBon Jovi: as 10 melhores canções, segundo o Watchmojo5000 acessosAlice In Chains: "está cada vez mais difícil manter este negócio"

Sobre Paulo Severo da Costa

Paulo Severo da Costa é ensaísta, professor universitário e doente por rock n´roll. Adora críticas, mas não dá a mínima pra elas. Email para contato: joaopsevero@bol.com.br.

Mais matérias de Paulo Severo da Costa no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online