Pantera: vinnie comenta a a forte ligação com o Van Halen

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Nacho Belgrande, Fonte: site do LoKaos Rock Show
Enviar correções  |  Comentários  | 


2012 vai ser um ano agitado para VINNIE PAUL. O ex-baterista do PANTERA e do DAMAGEPLAN lançará um novo disco com o HELLYEAH (sua atual banda que conta com o vocalista do MUDVAYNE Chad Gray e o guitarrista Greg Tibbette e o baixista Bob Zilla) em junho. Ele também passará a maioria do ano excursionando para promover o álbum. O site estadunidense NOISECREEP falou com Paul logo antes do HELLYEAH embarcar para a Austrália para suas apresentações no festival Soundwave: “Estamos todos muito empolgados em ir pra Austrália porque, além daquele lance do Shiprocked, o HELLYEAH não faz shows faz quase um ano. O Soundwave é um evento enorme e até em meus dias de Pantera, nós nunca tocamos festivais na Austrália,” Paul, de 47 anos, disse ao Noisecreep. O HELLYEAH vai embarcar numa turnê pelos EUA a partir de 10 de abril em Norfolk, VA.
5000 acessosTop 20: os discos e singles mais odiados do rock, segundo o UCR5000 acessosLed Zeppelin: a inspiração por trás de "Kashmir"

Músico veterano, Paul tem excursionado desde meados dos anos 80 quando o Pantera ainda era uma banda independente na cena texana. O Noisecreep perguntou a ele se ele ainda curte assistir bandas novas quando ele está na estrada com o HELLYEAH: “Ah sim, com certeza. Olha, minha vida inteira é música. Eu amo música nova, e eu acompanho as bandas com as quais cresci.”

“Meu disco novo favorito é ‘A Different Kind of Truth’ do VAN HALEN. Eu me sinto como estivesse no colegial quando eu o coloco. Tem aquela energia e vibração dos discos clássicos deles. Mas voltando à sua pergunta, sim, eu assistirei a tantas bandas quanto for possível quando estivermos no Soundwave. È parte da diversão desse tipo de show.”
Os paralelos entre o Pantera e o Van Halen são flagrantes. Ambas as bandas foram fundadas por uma dupla de irmãos, cada um tocando ou bateria ou guitarra (Vinnie e o finado Darrell ‘Dimebag’ Abbott no Pantera, Alex e Eddie Van Halen no Van Halen) e ambas as famílias tinham um pai músico dando apoio a suas empreitadas durante suas trajetórias

“Na verdade nós nos encontramos com o Van Halen pouco antes dos terríveis eventos que levaram à morte de meu irmão.” Darrell foi baleado e morto enquanto estava no palco durante um show do Damageplan no dia 8 de Dezembro de 2004, no Alrosa Villa em Columbus, Ohio. Ele tinha 38 anos de idade.

Paul conta ao Noisecreep sobre a fatídica noite na qual ele encontrou com Eddie Van Halen pela primeira vez: “Eis que uma noite meu empresário me liga e diz que o Eddie está no Clubhouse (o bar de strip de Paul em Dallas, Texas) e que ele quer me ver. Eu não conseguia acreditar, cara! Daí eu larguei o que estava fazendo e fui direto pro bar.”

“Eu encontrei com Eddie e começamos a falar de música logo de cara. Depois de 5 minutos de conversa ele me diz, ‘Cara, parece que eu te conheci a minha vida inteira. Temos tanto em comum’! Eu não acreditava. Mais tarde, naquela noite, eu coloquei Eddie no telefone pra falar com meu irmão e eles conversaram por mais de 90 minutos.”

“O Van Halen ia tocar um show em Dallas no dia seguinte, mas o Pantera tinha um show em Boston, então não pudemos ir. Enfim, nós voltamos desse compromisso e Eddie me telefona e me diz que eles vão tocar em Lubbock e se queríamos ir de avião até lá, ele ia mandar uma limusine pro aeroporto para nos pegar. Então fomos e eu vi o Van Halen fazer a passagem de som de cima do palco. Eu e meu irmão estávamos como crianças numa loja de doces, e meu irmão me dizia, ‘Cara, se esse avião caísse e eu morresse hoje à noite, eu não me incomodaria, porque nós encontramos com o Van Halen, ’” ri Paul.

Durante os primórdios do Pantera, os irmãos Abbott ralaram tocando covers do Van Halen. “Nós também tocávamos músicas do Metallica, Def Leppard, Slayer, Motorhead, Exodus – de quem você imaginar. Eu acho que é uma das razões pelas quais o Pantera ficou tão bom.”

Uma das músicas do Van Halen que Paul costumava tocar acompanhando o disco era ‘Hot For Teacher’, do disco ‘1984’. A faixa começa com uma batida de bateria que soa como o ronco de um motor de motocicleta. “Sim, eu a tocava, tal como todo baterista fazia naquela época. Mas nós todos tocávamos errado [risos]. Você precisa mesmo de um, kit de bateria eletrônica para tocar direito. A introdução tem uma levada meio jazz que é muito legal. Mas eu me lembro de tocar aquela música nos dias de bar do Pantera e era sempre tão divertido.”

Paul espera que o HELLYEAH e o Van Halen possam fazer uma turnê juntos em um futuro próximo. “Era pra gente ter tocado junto no último outono, na Austrália, mas a turnê foi cancelada porque eles não estavam prontos ainda. Mas nós estamos sempre prontos pra eles se eles quiserem. Se Eddie, Alex, Dave ou Wolfie estiverem lendo isso agora – o HELLYEAH está pronto!”

O terceiro disco do HELLYEAH, ‘Band of Brothers’, sai no dia 5 de junho através da Eleven Seven Music.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Top 20Top 20
Os discos e singles mais odiados do rock, segundo o UCR

434 acessosLoudwire: em vídeo, 10 maiores riffs de metal dos anos setenta0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Van Halen"

Guns N RosesGuns N' Roses
Sammy Hagar gostaria de gerenciar reunião

Passos do rockPassos do rock
Alguns dos mais famosos em gif animado

Hard RockHard Rock
As 100 maiores bandas do estilo segundo a VH1

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Pantera"0 acessosTodas as matérias sobre "Van Halen"

Led ZeppelinLed Zeppelin
A inspiração por trás de "Kashmir"

SinceridadeSinceridade
E se as capas de discos dissessem a verdade?

Tarja TurunenTarja Turunen
A agressão de um fã durante show no México em 2000

5000 acessosSeparados no nascimento: Bruce Dickinson e Leopoldo Pacheco5000 acessosOs dez maiores picaretas da música internacional5000 acessosFrances Bean Cobain: assustada com tatuagem de fã5000 acessosSolos de guitarra: os 100 melhores segundo a Classic Rock Magazine5000 acessosRaul Seixas: contando sobre tortura durante a ditadura militar4519 acessosJoão Gordo: "Você não pode peidar na Olimpíada que te prendem"

Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande foi desde 2004 um dos colaboradores mais lidos do Whiplash.Net. Faleceu no dia 2 de novembro de 2016, vítima de um infarte fulminante. Era extremamente reservado e poucos o conheciam pessoalmente. Estes poucos invariavelmente comentam o quanto era uma pessoa encantadora, ao contrário da persona irascível que encarnou na Internet para irritar tantos mas divertir tantos mais. Por este motivo muitos nunca acreditarão em sua morte. Ele ficaria feliz em saber que até sua morte foi motivo de discórdia e teorias conspiratórias. Mandou bem até o final, Nacho! Valeu! :-)

Mais matérias de Nacho Belgrande no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online