Pantera: vinnie comenta a a forte ligação com o Van Halen
Por Nacho Belgrande
Fonte: site do LoKaos Rock Show
Postado em 04 de março de 2012
2012 vai ser um ano agitado para VINNIE PAUL. O ex-baterista do PANTERA e do DAMAGEPLAN lançará um novo disco com o HELLYEAH (sua atual banda que conta com o vocalista do MUDVAYNE Chad Gray e o guitarrista Greg Tibbette e o baixista Bob Zilla) em junho. Ele também passará a maioria do ano excursionando para promover o álbum. O site estadunidense NOISECREEP falou com Paul logo antes do HELLYEAH embarcar para a Austrália para suas apresentações no festival Soundwave: "Estamos todos muito empolgados em ir pra Austrália porque, além daquele lance do Shiprocked, o HELLYEAH não faz shows faz quase um ano. O Soundwave é um evento enorme e até em meus dias de Pantera, nós nunca tocamos festivais na Austrália," Paul, de 47 anos, disse ao Noisecreep. O HELLYEAH vai embarcar numa turnê pelos EUA a partir de 10 de abril em Norfolk, VA.
Músico veterano, Paul tem excursionado desde meados dos anos 80 quando o Pantera ainda era uma banda independente na cena texana. O Noisecreep perguntou a ele se ele ainda curte assistir bandas novas quando ele está na estrada com o HELLYEAH: "Ah sim, com certeza. Olha, minha vida inteira é música. Eu amo música nova, e eu acompanho as bandas com as quais cresci."
"Meu disco novo favorito é ‘A Different Kind of Truth’ do VAN HALEN. Eu me sinto como estivesse no colegial quando eu o coloco. Tem aquela energia e vibração dos discos clássicos deles. Mas voltando à sua pergunta, sim, eu assistirei a tantas bandas quanto for possível quando estivermos no Soundwave. È parte da diversão desse tipo de show."
Os paralelos entre o Pantera e o Van Halen são flagrantes. Ambas as bandas foram fundadas por uma dupla de irmãos, cada um tocando ou bateria ou guitarra (Vinnie e o finado Darrell ‘Dimebag’ Abbott no Pantera, Alex e Eddie Van Halen no Van Halen) e ambas as famílias tinham um pai músico dando apoio a suas empreitadas durante suas trajetórias
"Na verdade nós nos encontramos com o Van Halen pouco antes dos terríveis eventos que levaram à morte de meu irmão." Darrell foi baleado e morto enquanto estava no palco durante um show do Damageplan no dia 8 de Dezembro de 2004, no Alrosa Villa em Columbus, Ohio. Ele tinha 38 anos de idade.
Paul conta ao Noisecreep sobre a fatídica noite na qual ele encontrou com Eddie Van Halen pela primeira vez: "Eis que uma noite meu empresário me liga e diz que o Eddie está no Clubhouse (o bar de strip de Paul em Dallas, Texas) e que ele quer me ver. Eu não conseguia acreditar, cara! Daí eu larguei o que estava fazendo e fui direto pro bar."
"Eu encontrei com Eddie e começamos a falar de música logo de cara. Depois de 5 minutos de conversa ele me diz, ‘Cara, parece que eu te conheci a minha vida inteira. Temos tanto em comum’! Eu não acreditava. Mais tarde, naquela noite, eu coloquei Eddie no telefone pra falar com meu irmão e eles conversaram por mais de 90 minutos."
"O Van Halen ia tocar um show em Dallas no dia seguinte, mas o Pantera tinha um show em Boston, então não pudemos ir. Enfim, nós voltamos desse compromisso e Eddie me telefona e me diz que eles vão tocar em Lubbock e se queríamos ir de avião até lá, ele ia mandar uma limusine pro aeroporto para nos pegar. Então fomos e eu vi o Van Halen fazer a passagem de som de cima do palco. Eu e meu irmão estávamos como crianças numa loja de doces, e meu irmão me dizia, ‘Cara, se esse avião caísse e eu morresse hoje à noite, eu não me incomodaria, porque nós encontramos com o Van Halen, ’" ri Paul.
Durante os primórdios do Pantera, os irmãos Abbott ralaram tocando covers do Van Halen. "Nós também tocávamos músicas do Metallica, Def Leppard, Slayer, Motorhead, Exodus – de quem você imaginar. Eu acho que é uma das razões pelas quais o Pantera ficou tão bom."
Uma das músicas do Van Halen que Paul costumava tocar acompanhando o disco era ‘Hot For Teacher’, do disco ‘1984’. A faixa começa com uma batida de bateria que soa como o ronco de um motor de motocicleta. "Sim, eu a tocava, tal como todo baterista fazia naquela época. Mas nós todos tocávamos errado [risos]. Você precisa mesmo de um, kit de bateria eletrônica para tocar direito. A introdução tem uma levada meio jazz que é muito legal. Mas eu me lembro de tocar aquela música nos dias de bar do Pantera e era sempre tão divertido."
Paul espera que o HELLYEAH e o Van Halen possam fazer uma turnê juntos em um futuro próximo. "Era pra gente ter tocado junto no último outono, na Austrália, mas a turnê foi cancelada porque eles não estavam prontos ainda. Mas nós estamos sempre prontos pra eles se eles quiserem. Se Eddie, Alex, Dave ou Wolfie estiverem lendo isso agora – o HELLYEAH está pronto!"
O terceiro disco do HELLYEAH, ‘Band of Brothers’, sai no dia 5 de junho através da Eleven Seven Music.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Black Sabbath relança seus dois primeiros álbuns em fitas de rolo
Astros do rock e metal unem forças em tributo ao Deep Purple
A canção barra pesada demais para as lojas que os Rolling Stones decidiram bancar
O disco de metal extremo que é um dos preferidos de Rob Halford
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Bruce Dickinson relembra a luta de Nicko McBrain para tocar com o Iron Maiden após sofrer derrame
Álbum ao vivo de Scott Weiland será lançado no mês de outubro
Brent Hinds tentou fazer o Mastodon abandonar o heavy metal
5 músicas de metal que ou você ama de paixão ou odeia com todas as forças
11 bandas de metal que são carregadas nas costas por um único integrante
O detalhe irritante em clássico do Led Zeppelin que Jimmy Page não consegue ignorar
Membros do Green Day respondem quem inspirou o clássico "American Idiot"
Ringo Starr reflete se ele tocava melhor nas composições de John Lennon ou de Paul McCartney
Molly Hatchet anuncia "Lost Horizon", primeiro álbum de estúdio em uma década e meia
O melhor baterista de todos os tempos, segundo David Gilmour do Pink Floyd

Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
Pantera ajudou a salvar o metal na década de 90, segundo Rob Halford
5 músicas de metal que entregam o melhor momento nos primeiros 30 segundos
Richie Faulkner (Judas Priest) revela experiência com tabuleiro Ouija e CD do Pantera
Chris Caffery compara volta do Savatage ao retorno do Pantera
Para Sebastian Bach, Pantera soava como uma mistura de ZZ Top com Slayer
A melhor música do Pantera, segundo a Metal Hammer
A música que foi feita para preencher espaço em disco e virou um dos maiores clássicos do rock
David Gilmour elege a canção mais perfeita de todos os tempos


