"Magica", a Metal Opera do matador de dragões
Resenha - Magica - Dio
Por Michel Sales
Postado em 31 de março de 2024
Em 2002, o lendário Ronnie James Dio, vulgo ‘Assassino de Todos os Monstros Alados’, lançou o classicudo ‘Magica’, 8º álbum da banda estadunidense que se tornou uma referência para os fãs.
Apresentado um conceito intrigante sobre um mundo envolto por forças sombrias, desencadeando a jornada épica dos heróis Eriel e Challis contra uma soberania maligna, ‘Magica’ é o tipo de trabalho musical que hipnotiza os ouvintes sob acordes cadenciados e pesados, além das melodias vocais do baixinho.
Dio - Mais Novidades
Mas o que diferencia ‘Magica’ dos trabalhos anteriores mais aclamados de Dio, como ‘Holy Diver’ (1983) e ‘The Last In Line’ (1984), por exemplo, é a predominância de um ritmo mais lento e a exploração de melodias e arranjos densos e sombrios. Todavia, a inclusão de interlúdios entre as faixas reforça o caráter conceitual do álbum, aproximando-o do estilo de uma Metal Opera, embora sem a participação de múltiplas vozes e músicos.
As faixas destacadas incluem a poderosa e sabática ‘Lord Of The Last Day’, as envolventes ‘Fever Dreams’ e ‘Turn To Stone’, a épica ‘Eriel’, a comovente ‘As Long As It's Not About Love’ (onde Dio exibe sua voz divina), e as atmosféricas ‘Losing My Insanity’ e ‘Otherworld’. O álbum culmina com Ronnie narrando a história que ele mesmo concebeu.
‘Magica’ é um dos melhores, porém resvala entre os menos reconhecidos álbuns da carreira de Dio, sendo uma verdadeira joia perdida em sua discografia. No mais, sua audição é altamente recomendada para os apreciadores da música pesada.
Nota: 1000
QUEM FOI O ASSASSINO DOS DRAGÕES
Ronnie James Dio (1942–2010) foi um icônico vocalista e compositor de heavy metal, reconhecido por sua poderosa voz, presença de palco carismática e letras líricas. Ele nasceu como Ronald James Padavona em Portsmouth, New Hampshire, nos Estados Unidos, em 10 de julho de 1942, e cresceu em Cortland, Nova Iorque.
Dio iniciou sua carreira na música nos anos 50, formando sua primeira banda, Ronnie and the Red Caps, na qual começou a se destacar como vocalista. Posteriormente, ele se juntou à banda de rock e pop The Prophets e depois ao grupo de rock Elf. No entanto, foi com sua entrada na banda Rainbow, em 1975, que ele ganhou reconhecimento mundial.
Sua passagem pelo Rainbow resultou em álbuns clássicos como "Rising" (1976) e "Long Live Rock 'n' Roll" (1978), nos quais sua voz poderosa e presença marcante contribuíram para solidificar sua reputação como uma das melhores vozes do rock da época.
Em 1980, Dio entrou para o Black Sabbath, substituindo Ozzy Osbourne. Com ele, o Black Sabbath lançou o altamente aclamado álbum "Heaven and Hell", que marcou uma nova era de sucesso para a banda. Dio permaneceu com o Black Sabbath até 1982 e depois fundou sua própria banda, Dio, lançando uma série de álbuns de sucesso, incluindo "Holy Diver" (1983), "The Last in Line" (1984) e "Dream Evil" (1987).
Dio também foi reconhecido por popularizar o gesto de mão conhecido como "sinal dos chifres", que se tornou um símbolo do heavy metal. Sua carreira continuou a florescer nas décadas seguintes, com Dio permanecendo uma figura influente no cenário do heavy metal até sua morte em 16 de maio de 2010, após uma batalha contra o câncer de estômago. Sua contribuição para o gênero é amplamente reconhecida, e ele é lembrado como uma lenda do rock e uma das vozes mais distintas e poderosas da música.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Jairo Guedz sobre as regravações dos Cavalera: "A magia, para mim, está no original"
Dez guitarristas que David Gilmour, do Pink Floyd, elogiou ao longo dos anos
Jairo Guedz conta o que ouviu de Andreas Kisser sobre sua saída do Sepultura
A melhor cantora brasileira de metal na atualidade, segundo Ricardo Confessori
Chuck Billy, do Testament, corta os cabelos compridos e mostra novo visual
O que pode ter arruinado passagem de Dio pelo Black Sabbath, segundo Geezer Butler
Chuck Billy (Testament) lembra de quando tentou ser vocalista do Sepultura
Por que Steve Vai se recusava a copiar os solos de Eddie Van Halen nos shows de David Lee Roth
As músicas que Steve Harris, do Iron Maiden, se recusava a ouvir no carro
Por que o Iron Maiden é tão venerado pelos seus fãs?
Os 50 melhores álbuns de thrash metal da história segundo os leitores da Metal Hammer
Scott Ian considera AC/DC com Bon Scott "a melhor banda de todos os tempos"
Joey Belladonna, vocalista do Anthrax, é detonado por performance do hino americano
As músicas de "Mob Rules" que Geezer Butler coloca entre as melhores do Black Sabbath
Rachel Bolan reafirma que o Skid Row nunca se reunirá com Sebastian Bach

O disco do Black Sabbath que todas as faixas são "mágicas", segundo Rob Halford
Por que o hino beneficente do heavy metal não pegou, segundo Regis Tadeu
Tony Iommi considera injusto comparar Jorn Lande a Ronnie James Dio
A mensagem que Ronnie James Dio quis passar em "Stand Up and Shout"
Cinco músicas que mostram o lado mais sombrio e arrastado de Ronnie James Dio
Jorn Lande explica por que prefere Black Sabbath com Dio
O que Ronnie James Dio disse a Scott Ian cinco anos depois de um envelope por baixo da porta
O lado mais egoísta da humanidade inspirou a história de um dos maiores clássicos de Dio
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias


