"Magica", a Metal Opera do matador de dragões
Resenha - Magica - Dio
Por Michel Sales
Postado em 31 de março de 2024
Em 2002, o lendário Ronnie James Dio, vulgo ‘Assassino de Todos os Monstros Alados’, lançou o classicudo ‘Magica’, 8º álbum da banda estadunidense que se tornou uma referência para os fãs.
Apresentado um conceito intrigante sobre um mundo envolto por forças sombrias, desencadeando a jornada épica dos heróis Eriel e Challis contra uma soberania maligna, ‘Magica’ é o tipo de trabalho musical que hipnotiza os ouvintes sob acordes cadenciados e pesados, além das melodias vocais do baixinho.
Mas o que diferencia ‘Magica’ dos trabalhos anteriores mais aclamados de Dio, como ‘Holy Diver’ (1983) e ‘The Last In Line’ (1984), por exemplo, é a predominância de um ritmo mais lento e a exploração de melodias e arranjos densos e sombrios. Todavia, a inclusão de interlúdios entre as faixas reforça o caráter conceitual do álbum, aproximando-o do estilo de uma Metal Opera, embora sem a participação de múltiplas vozes e músicos.
As faixas destacadas incluem a poderosa e sabática ‘Lord Of The Last Day’, as envolventes ‘Fever Dreams’ e ‘Turn To Stone’, a épica ‘Eriel’, a comovente ‘As Long As It's Not About Love’ (onde Dio exibe sua voz divina), e as atmosféricas ‘Losing My Insanity’ e ‘Otherworld’. O álbum culmina com Ronnie narrando a história que ele mesmo concebeu.
‘Magica’ é um dos melhores, porém resvala entre os menos reconhecidos álbuns da carreira de Dio, sendo uma verdadeira joia perdida em sua discografia. No mais, sua audição é altamente recomendada para os apreciadores da música pesada.
Nota: 1000
QUEM FOI O ASSASSINO DOS DRAGÕES
Ronnie James Dio (1942–2010) foi um icônico vocalista e compositor de heavy metal, reconhecido por sua poderosa voz, presença de palco carismática e letras líricas. Ele nasceu como Ronald James Padavona em Portsmouth, New Hampshire, nos Estados Unidos, em 10 de julho de 1942, e cresceu em Cortland, Nova Iorque.
Dio iniciou sua carreira na música nos anos 50, formando sua primeira banda, Ronnie and the Red Caps, na qual começou a se destacar como vocalista. Posteriormente, ele se juntou à banda de rock e pop The Prophets e depois ao grupo de rock Elf. No entanto, foi com sua entrada na banda Rainbow, em 1975, que ele ganhou reconhecimento mundial.
Sua passagem pelo Rainbow resultou em álbuns clássicos como "Rising" (1976) e "Long Live Rock 'n' Roll" (1978), nos quais sua voz poderosa e presença marcante contribuíram para solidificar sua reputação como uma das melhores vozes do rock da época.
Em 1980, Dio entrou para o Black Sabbath, substituindo Ozzy Osbourne. Com ele, o Black Sabbath lançou o altamente aclamado álbum "Heaven and Hell", que marcou uma nova era de sucesso para a banda. Dio permaneceu com o Black Sabbath até 1982 e depois fundou sua própria banda, Dio, lançando uma série de álbuns de sucesso, incluindo "Holy Diver" (1983), "The Last in Line" (1984) e "Dream Evil" (1987).
Dio também foi reconhecido por popularizar o gesto de mão conhecido como "sinal dos chifres", que se tornou um símbolo do heavy metal. Sua carreira continuou a florescer nas décadas seguintes, com Dio permanecendo uma figura influente no cenário do heavy metal até sua morte em 16 de maio de 2010, após uma batalha contra o câncer de estômago. Sua contribuição para o gênero é amplamente reconhecida, e ele é lembrado como uma lenda do rock e uma das vozes mais distintas e poderosas da música.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Edguy anuncia primeiro show em uma década e despedida
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Amy Lee justifica turnê do Evanescence só com vozes femininas
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Amizade não é o que mantém o Dimmu Borgir, revela Silenoz
A melhor música dos anos 90, segundo a Classic Rock
O que o Faith No More diz sobre parceria com produtora brasileira
A crítica da Classic Rock/Metal Hammer ao show do Guns N' Roses no Download 2026
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
Os três guitarristas que Billy Corgan chama de "Bíblia da guitarra rock"
A música de um disco seminal do Metallica que James Hetfield nunca quis tocar ao vivo
Para Max Cavalera, música deveria ser apreciada como um bom vinho
Artistas estão sendo perseguidos nos EUA por suas opiniões, diz Tom Morello
A banda que Chris Cornell integraria se convidassem; "Ele nunca me chamou"



Quem inventou os chifrinhos do metal? Segundo Wendy Dio, ninguém
Narrador do Sportv, Luiz Carlos Jr. toca Dio no Rock and Roll Hall of Fame
O vocalista de heavy metal que Jack Black comparou a Pavarotti
O disco em que o Rainbow ajudou a desenhar outro caminho para o heavy metal
Tony Iommi não conseguiu se despedir de Ronnie James Dio antes da morte do cantor
A crítica que Dio passou a fazer sobre o trabalho de Ritchie Blackmore no Rainbow


