Três acertos e dois erros de "Eldorado", segundo álbum da trilogia de Edu Falaschi
Resenha - Eldorado - Edu Falaschi
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de agosto de 2023
O novo álbum "Eldorado", de Edu Falaschi, já está entre nós e nele podemos vislumbrar acertos e erros do ex-vocalista do Angra. O primeiro acerto é a temática que explora elementos da América Latina e dá voz a essa cultura pouco comentada entre as bandas de metal.
Isso se faz presente nos instrumentos mexicanos na introdução "Quetzalcóatl" e na presença de convidados especiais, como José Andrëa, do Mago de Oz, em "Señores Del Mar (Wield the Sword). Uma bem-vinda miscigenação cultural após ter explorado temas relacionados ao Brasil em "Vera Cruz", primeiro da trilogia que se encerrará no próximo álbum.
Por outro lado, um erro foi a pouquíssima exploração de Sara Curruchichi, que canta na belíssima "Q’que’m". O problema é que a faixa tem apenas 1 minuto de duração, tirando o doce da boca do fã de maneira precoce. O segundo acerto, entretanto, foram as baladas. Especialmente "Suddenly", numa pegada anos 1980 total. Já "Empty Shell" também chega a arrepiar, mostrando que Edu sabe como poucos compor nessa pegada mais lenta.
O segundo erro foi, infelizmente, a ideia de inserir músicas mais velozes como a própria "Tenochtitlán", que acabaram dando bastante ênfase nas guitarras e baterias velozes, mas não chegaram a empolgar tanto no quesito "melodia que vai ficar na sua cabeça".
Outra decisão acertada foi trazer para o jogo elementos de prog, na surpreendente "Eldorado" e até mesmo em "Sacrifice", com riffs pra lá de diferentes. O lado criativo e ousado de Edu Falaschi falou maior aqui e o fã que busca algo mais rebuscado e fora do normal certamente se deliciará.
No final, o fã do Edu Falaschi fica com a sensação de que "Eldorado" surpreende e acerta nas baladas e ritmos mais experimentais. No lado consagrado do power metal, no entanto, o "Vera Cruz" apresenta um resultado mais sólido e positivo.
Ouça:
Outras resenhas de Eldorado - Edu Falaschi
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps