Roadie Metal Volume I: Iniciativas que fazem total diferença
Resenha - Roadie Metal Volume I - Coletânea
Por Fabio Reis
Postado em 19 de novembro de 2014
Para quem não conhece, a "Roadie Metal - A Voz do Rock" é um programa de rádio que vai ao ar através do Canal Felicidade de Goiânia. É idealizado e apresentado pelo locutor Gleison Junior toda semana, às quintas-feiras, das 20:30 às 23:00, com reprises no sábado, das 15:00 às 17:30. Também é vinculada a Metal Militia Web Radio, onde possui mais e datas semanais, todas as segundas-feiras, das 20:00 às 22:00, com reprises nas quartas-feiras, das 10:00 às 12:00 e nos domingos, das 16:00 às 18:00.
A intenção da Roadie Metal, desde a sua criação, sempre foi disponibilizar um espaço em que as bandas do nosso underground, pudessem ter o seu trabalho divulgado com qualidade e através dessa iniciativa, houve a ideia de realizar o lançamento de um CD. Uma coletânea de bandas que já passaram pelo programa, dando entrevistas ou apenas contribuindo com a sua música e talento.
O projeto ganhou força e saiu do campo das idéias, partindo para o da execução. No dia 23/08/2014 foi lançado oficialmente o CD e desde então, tem sido enviado para revistas, programas de rádio, sites e blogs especializados para que possa-se atingir o objetivo de apresentar grupos pouco conhecidos a uma gama maior de admiradores do Metal e Rock em seus mais diversos subgêneros.
O trabalho não se limita a rótulos e trás bandas de diferentes segmentos, que vão desde o Metal mais tradicional até o Hard/Classic Rock, entre outros. O objetivo acaba sendo alcançado de forma altamente satisfatória, já que possui faixas que agradam a praticamente todos os gostos, por mais diversificados que possam ser. Sempre fui fã de iniciativas como esta e acredito que a cena underground brasileira precisa de mais pessoas que "façam acontecer".
Analisando as músicas do registro. Sacia todas as expectativas, é bem eclético e realmente mostra bandas muito talentosas, independente dos estilos e tipos de sonoridade, percebe-se que houve um cuidado especial na seleção, os grupos são bem competentes e cumprem muito bem o papel ao qual foram submetidos, a revelação de novos talentos realmente se faz presente.
É claro que algumas bandas se destacam e vou aqui citar algumas delas, porém isso é uma questão de preferência e não quer dizer que as que não forem mencionadas não tenham qualidade, pois tem. Gostei bastante de algumas faixas em especial, mas destaco todo o conteúdo do registro.
Começo mencionando o Eleven Strings e Eyes Of The Beholder, com as músicas "Forged In Fire" e "Insanity", apostam num Heavy bem pesado e moderno e agradam pela originalidade. O Dymon's possue uma sonoridade que remete ao Thrash/Groove, cantam em português e a faixa "Devotos" possui uma ótima temática e transborda energia.
A banda Thunder Spell, de Belêm do Pará, na minha opinião, é a responsável pelo melhor momento da coletânea, a faixa "Battle Scream" é um Heavy/Power Metal certeiro e com toda certeza agradará a todos os admiradores do estilo. Apostando no Power, temos também a banda cristã Alicercius, que executa a faixa "Redenção", possui músicos muito técnicos e que dominam seus instrumentos, ótima surpresa.
Na linha do Hard Rock temos a Sunroad, com "Master Of Disaster", uma composição formidável, com um refrão de fácil assimilação que, com poucas audições, gruda na cabeça e inevitavelmente você se surpreende cantarolando suas linhas vocais. A Monday Riders segue uma linha parecida mas com uma veia mais Classic Rock, "King Of Highway" possui um riff pegajoso e um bom refrão.
Outro grupo que me surpreendeu foi a Abiose, a faixa "Respeito" é uma "porrada" e a composição me lembrou o que o Claustrofobia vem fazendo atualmente. Letra bem sugestiva e que remete ao momento atual do nosso país.
O único ponto negativo nesse projeto é referente ao Eternal Fate, não pela musicalidade em si, mas pela atitude de total descaso, falta de responsabilidade e o não cumprimento com o que foi, de comum acordo estipulado entre as partes envolvidas (Banda e Roadie Metal). Não me estenderei muito nesse pequeno revés, pois um trabalho sério, honesto e feito com o coração não deve enaltecer coisas pequenas. A única reflexão que deixo é que atitudes desonestas não são bem vistas neste meio, acho difícil conseguir um lugar ao sol e chegar a um patamar de respeito quando não se tem palavra.
Deixando de lado esse acontecimento, concluo esta resenha, dizendo que iniciativas como esta fazem total diferença, o CD não tem fins lucrativos e o objetivo é única e exclusivamente, a divulgação de trabalhos sérios e respeitáveis. É possível adquirir a Coletânea Roadie Metal Volume I através de sorteios que são realizados semanalmente no programa ou entrando em contato com os responsáveis através de sua página no facebook.
Fiquem atentos, pois o Volume II já está em processo de finalização.
Faixas:
1 - Eleven Strings - "Forged In Fire"
2 - Eyes Of The Beholder - "Insanity"
3 - Dymon's - "Devotos"
4 - Down To My Bones - "Inner Strenght"
5 - Overhead Rock - "Ressaca"
6 - Thunder Spell - "Battle Scream"
7 - Haaley Alves - "Until The End"
8 - Eternal Fate - "Destruction"
9 - Alicercius - "Redenção"
10 - Sunroad - "Master Of Disaster"
11 - Basttardos - "Basttardos"
12 - Monday Riders - "king Of Highway"
13 - Patriotas do Rock - "Exótico"
14 - Red Fever - "Black Block Drive"
15 - Abiosi - "Respeito"
16 - Sattva Rock - "Irreal Master"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
Será que ele curtiu? O dia que Adrian Smith tocou na guitarra de Kirk Hammett
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Jane's Addiction anuncia que membros fizeram as pazes e comunica fim das atividades
Steve Harris admite que sempre foi "acumulador" de coisas do Maiden, e isso salvou novo livro
Regis Tadeu coloca Deep Purple no grupo de boybands ao lado do Angra
Após assassinato do diretor, Spinal Tap suspende último filme
10 bandas que encerraram suas atividades em 2025
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
Rick Wakeman diz que mixagem do Yes era "piada" e desmente estereótipo da banda
Fotos de Infância: Marilyn Manson
Produtor Rick Rubin revela qual foi o rockstar "mais difícil" com quem já trabalhou

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional



