Música Profana: Os Bardos do Século XXI
Resenha - Promo 2009 - Música Profana
Por Nuno Ribeiro
Postado em 29 de outubro de 2014
Música Profana são desde 2008 uma banda de Ponte de Lima, norte de Portugal, composta por Nuno Silva no Baixo, Nelson Fernandes na Bateria e Percussão, Helder Cerqueira na Gaita de Foles, Fausto Silva na Guitarra, Daniel Moreira na Guitarra e Voz de Fundo e Catarina Lima na Voz Principal. Tocam Heavy Metal com elementos de Música Tradicional portuguesa, no instrumental e nas letras, rotulado de Folk Metal.
Em 2009 estreiam as suas primeiras quatro músicas num EP promocional, sendo este nome que identifica o lançamento. Lendas e mitos portugueses são os principais conteúdos do EP, assim como da banda que são como Bardos do século XXI. A voz de Catarina Lima e o contraste masculino, por vezes gutural, de Daniel Moreira cantam a apaixonante lenda da Pieira dos Lobos, os feitos de outrora do nosso Povo, tornados mitos pelo Fernando Pessoa no seu livro de poemas, A Mensagem, O Mostrengo, é musicado e a famosa ousadia narrada no poema é representada pelo contraste das duas vozes, com um acompanhamento instrumental bem conseguido, onde a harmonia entre a sonoridade Hard ‘n’ Heavy e a Gaita de Foles se completam. O EP acaba com O Canto do Poeta, totalmente acústico, com uma bela composição de guitarra constantemente a solar e um bom acompanhamento de vários instrumentos de percussão, vozes de fundo e órgão.
Música Profana são um bom exemplo da bela fusão entre a sonoridade mais pesada e elementos de Música Tradicional, neste caso portuguesa. Amantes da música, do seu país, tradições e história, seguem as pegadas como as dos antepassados Bardos e Trovadores, divulgando e do mesmo modo enriquecendo ainda mais a Cultura Portuguesa.
O EP pode ser encontrado no site portugalunderground.blogspot.com, as suas músicas podem ser ouvidas no youtube, myspace, assim como é possível acompanhar a banda na sua página de facebook.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Bangers Open Air divulga line-up da próxima edição, com In Flames, Fear Factory e Jinjer
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
Nova música do Megadeth desbanca - temporariamente - Taylor Swift no iTunes dos EUA
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
A banda de forró que se fosse gringa seria considerada de rock, segundo produtora
Brent Hinds - O ícone do heavy metal que não gostava do estilo - nem de conceder entrevistas
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
Regis Tadeu detona AC/DC e afirma que eles viraram "banda cover de luxo"
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
Danilo Gentili detona Chaves Metaleiro e o acusa de não devolver o dinheiro
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias


