AC/DC: O álbum que catapultou a banda para o sucesso mundial
Resenha - Powerage - AC/DC
Por Gabriel Dozanete
Postado em 02 de setembro de 2014
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O ano era 1978, mais precisamente no dia 25 de maio. O AC/DC já havia feito um grande sucesso na Austrália e já tinha um certo nome na Europa e Ásia. Não foi um álbum tão aguardado, mas foi definitivamente o que catapultou a banda para o sucesso mundial ou pelo menos que preparou-a para o sucesso de Highway To Hell.
Foi o primeiro disco com o baixo nas mãos de Cliff Willians, qual fez uma enorme diferença no desenvolvimento das faixas. Um pouco distante do Hard Rock dos dois albuns anteriores, mas com um Blues muito próximo dos dois primeiros da banda, mas desta vez lembrando um início de Heavy Metal com faixas como Riff Raff e Up to My Neck in You.
Algumas faixas com letras um pouco mais críticas, mas todas com uma sonoridade excelente e atratíva. Chamo a atenção para algumas canções que mais se destacam no disco, das nove do disco internacional mais a alternada da versão europeia cito Rock 'n' Roll Damnation, com ótimos backing vocals num refrão marcante; Down Payment Blues com uma bela pegada de Blues e um solo que arrepia; Sin City com uma letra um tanto crítica e ao mesmo tempo cômica, bem a cara do AC/DC; e Gone Shootin, um verdadeiro Blues do homem negro, voz impecável de Bon Scott e uma introdução de guitarra que não sai da cabeça.
Neste disco temos ótimas canções com os marcantes gritos do mito Bon Scott e solos rápidos de Angus Young, sem duvida um dos melhores trabalhos do AC/DC, o meu preferido até o lançamento do Black Ice em 2008. Também foi o album favorito de Brian Johnson por muito tempo e a música predileta do vocalista era Down Payment Blues até 1988 com o lançamento de Meanstreak com ele nos vocais.
Não posso deixar de mencionar a participação de Phil Rudd e Malcolm Young em uma perfeita condução das músicas sendo a base do Rock N Roll de cada canção. Um álbum que só não merece 10 pois jóias como Highway To Hell, Back In Black, Razors Edge e Black Ice estão acima, mas eu dou um bom 9,5 para o disco que tem minha música favorita; "Down Payment Blues".
Faixas:
Rock 'n' Roll Damnation
Down Payment Blues
Gimme A Bullet
Riff Raff
Sin City
What's Next to the Moon
Gone Shootin'
Up to My Neck in You
Kicked in the Teeth
Cold Hearted Man (Versão Européia)
Créditos:
Bon Scott - Vocal
Angus Young - Guitarra
Malcolm Young - Guitarra rítmica, vocal de apoio
Cliff Williams - Baixo, vocal de apoio
Phil Rudd - Bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco em que o Dream Theater decidiu escrever músicas curtas
O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Os 11 melhores álbuns conceituais de metal progressivo, segundo a Loudwire
A sumidade do rock nacional que expulsou Lobão de seu álbum solo
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
Glenn Hughes cancela turnê pela América do Norte devido a problema de saúde
Isa Roddy, ex-vocalista do Dogma, ressignifica balada do Black Sabbath
O guitarrista que custou mil dólares por dia a David Gilmour; "eu queria bater nele"
A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
Guitarrista do Metal Church responde declarações de ex-vocalista
Os clássicos do rock que estão entre as músicas preferidas de Carlo Ancelotti
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
Os 3 veteranos do rock que lançaram álbuns que humilham os atuais, segundo Regis Tadeu
O disco do Black Sabbath que Bruce Dickinson considera um dos melhores de todos os tempos

A curiosa relação entre Led Zeppelin e Nirvana feita por Malcolm Young
O guitarrista que Jack Black chama de "gênio"; "Ele inventou mais riffs do que qualquer um"
31 discos de rock e heavy metal que completam 50 anos em 2026
A única banda de hard rock que Keith Richards sempre elogiou: "Sempre impressionante"
Quando Kiss e Queen decepcionaram, mas o AC/DC salvou a lavoura
A melhor música do AC/DC de todos os tempos, segundo o ator Jack Black
AC/DC, Maiden e festivais de R$ 3 mil: 1 em cada 4 brasileiros já se endividou por shows
A canção de natal do AC/DC que foi inspirada em Donald Trump
Metallica: "Load" não é um álbum ruim e crucificável
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?


