Picture: Clássicos 2° e 4° em disco único, em versão nacional
Resenha - Eternal Dark/Heavy Metal Ears - Picture
Por Junior Frascá
Postado em 15 de maio de 2014
Como já mencionado na resenha anterior, da compilação que reuniu os álbuns "Picture 1", e "Diamond Dreamer", os holandeses do PICTURE estão relançando seus quatro primeiros álbuns, que estão saindo em dois discos, com duas obras cada. E o Brasil não ficou de fora, já que a Hellion Records acaba de lançá-los no mercado nacional. E agora chegou a vez de tratarmos da compilação que reúne, respectivamente, o quarto e segundo álbuns dos caras, lançados em 1983 e 1981, respectivamente.
Embora a ordem do disco seja ao contrário (primeiro temos "Eternal Dark", e depois "Heavy Metal Ears"), aqui irei inverter as coisas, por questões de ordem cronológica.
Lançado no mesmo ano do debuto "Picture 1" (o que demonstra a fase criativa dos caras naquele período), "Heavy Metal Ears" pode ser encarado como uma sequência natural do bom disco de estréia dos holandeses, embora seja perceptível uma boa evolução em termos de técnica e composição.
Com a mesma formação do álbum anterior, ainda é perceptível que a banda tinha grandes influências do hard rock setentista, e o DEEP PURPLE continuava sendo uma das grandes referências dos caras (ouça, por exemplo, "Spend the Night With You" para perceber claramente essa influência).
Dentre os destaques do disco, temos a faixa título, que abre o disco, e até hoje é indispensável em qualquer show da banda; "Unemployed", que remete ao SAXON; e "I m Just a Simple Man", com o baixista Rinus mostrando toda sua técnica, e que lembra um pouco MOTORHEAD; e a despojada "Nighttiger"(Nota 8,0).
Por sua vez, "Eternal Dark", que ganhou a luz do dia em 1983, sucedendo o ótimo "Diamond Dreamer", é sem dúvida o grande clássico da banda. Ou você consegue indicar outro adjetivo para um álbum que contem clássicos imortais como a faixa título (que ficou conhecida do público mais jovem, graças a um cover feito pelo HAMMERFALL), com um dos refrãos mais marcantes dos anos80; "Make You Burn", cheia de elementos de hard rock, e ótimos riffs; e as pesadas "Flying in Time" e "Into the Underworld", com riffs cavalgados e transbordando energia?
Neste álbum, a banda teve algumas mudanças significativas em seu line up. Em primeiro lugar, a banda deixou de ser um quarteto, passando a ser um quinteto, com a saída do guitarrista fundador Jan Bechtum, para a entrada da dupla Henry Van Manen e Chris van Jaarsveld. Além disss, o ótimo vocalista "Shmoulik" Avigal, que gravou "Diamond Dreamer", deu lugar a Pete Lovell (que está na banda até hoje).
E Pete, com sua voz rasgada e cheia de personalidade, conseguiu dar um diferencial ainda maior para a sonoridade do PICTURE, com grandes interpretações. Sem dúvida um dos grandes álbuns dos anos 80.
(Nota 10,0)
Esse novo material ainda traz a capa de ambos os discos, as letras, comentários e várias fotos da época.
Trata-se, pois, de outro lançamento imperdível para qualquer fã de heavy metal! Não perca tempo e corra já atrás do seu!
Eternal Dark/Heavy Metal Ears – Picture
(2014 – Hellion Records - Nacional)
Track List:
Eternal Dark:
1. Eternal Dark
2. Griffons Guard the Gold
3. Make You Burn
4. Battle for the Universe
5. The Blade
6. Flying in Time
7. Into the Underworld
8. Tell no Lies
9. Power of Evil
10. Down and Out
Heavy Metal Ears:
11. Heavy Metal Ears
12. Spend the Night With You
13. Unemployed
14. I m Just a Simple Man
15. Funky Town
16. Out of Time
17. Nighttiger
18. No No No
19. Rock n Roll / Under Your Spell
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Bonnie Tyler que foi "reconstruída" e virou hino do Bon Jovi
O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
Adrian Smith já "cobrou" Steve Harris por usar equipamento em show do Iron Maiden
Tarja Turunen relata plano para destruí-la depois da saída do Nightwish
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
Blaze Bayley revela seu grande sonho com Bruce Dickinson
5 hits que quando tocam no show todo fã de rock vai pegar cerveja ou ir ao banheiro
Anthrax lança "The Edge of Perfection", apontada por Scott Ian como a maior música da banda
A canção dos Ramones que virou um dos maiores hinos do punk
O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
Jeff Young aceitaria participar da tour de despedida do Megadeth? O próprio responde
Como a música ajudou Tarja Turunen a se reerguer depois de um AVC
O guitarrista que fez Ian Anderson desistir da guitarra e escolher a flauta
Voz de Paul Di'Anno era "carismática", segundo Bruce Dickinson
Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos


