Picture: Clássicos 2° e 4° em disco único, em versão nacional

Resenha - Eternal Dark/Heavy Metal Ears - Picture

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Junior Frascá
Enviar correções  |  Ver Acessos


Como já mencionado na resenha anterior, da compilação que reuniu os álbuns "Picture 1", e "Diamond Dreamer", os holandeses do PICTURE estão relançando seus quatro primeiros álbuns, que estão saindo em dois discos, com duas obras cada. E o Brasil não ficou de fora, já que a Hellion Records acaba de lançá-los no mercado nacional. E agora chegou a vez de tratarmos da compilação que reúne, respectivamente, o quarto e segundo álbuns dos caras, lançados em 1983 e 1981, respectivamente.

Guitar World: as 50 melhores canções de Rock de todos os temposMetallica: se encontrar James Hetfield, não peça para bater uma foto

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Embora a ordem do disco seja ao contrário (primeiro temos "Eternal Dark", e depois "Heavy Metal Ears"), aqui irei inverter as coisas, por questões de ordem cronológica.

Lançado no mesmo ano do debuto "Picture 1" (o que demonstra a fase criativa dos caras naquele período), "Heavy Metal Ears" pode ser encarado como uma sequência natural do bom disco de estréia dos holandeses, embora seja perceptível uma boa evolução em termos de técnica e composição.

Com a mesma formação do álbum anterior, ainda é perceptível que a banda tinha grandes influências do hard rock setentista, e o DEEP PURPLE continuava sendo uma das grandes referências dos caras (ouça, por exemplo, "Spend the Night With You" para perceber claramente essa influência).

Dentre os destaques do disco, temos a faixa título, que abre o disco, e até hoje é indispensável em qualquer show da banda; "Unemployed", que remete ao SAXON; e "I m Just a Simple Man", com o baixista Rinus mostrando toda sua técnica, e que lembra um pouco MOTORHEAD; e a despojada "Nighttiger"(Nota 8,0).

Por sua vez, "Eternal Dark", que ganhou a luz do dia em 1983, sucedendo o ótimo "Diamond Dreamer", é sem dúvida o grande clássico da banda. Ou você consegue indicar outro adjetivo para um álbum que contem clássicos imortais como a faixa título (que ficou conhecida do público mais jovem, graças a um cover feito pelo HAMMERFALL), com um dos refrãos mais marcantes dos anos80; "Make You Burn", cheia de elementos de hard rock, e ótimos riffs; e as pesadas "Flying in Time" e "Into the Underworld", com riffs cavalgados e transbordando energia?

Neste álbum, a banda teve algumas mudanças significativas em seu line up. Em primeiro lugar, a banda deixou de ser um quarteto, passando a ser um quinteto, com a saída do guitarrista fundador Jan Bechtum, para a entrada da dupla Henry Van Manen e Chris van Jaarsveld. Além disss, o ótimo vocalista "Shmoulik" Avigal, que gravou "Diamond Dreamer", deu lugar a Pete Lovell (que está na banda até hoje).

E Pete, com sua voz rasgada e cheia de personalidade, conseguiu dar um diferencial ainda maior para a sonoridade do PICTURE, com grandes interpretações. Sem dúvida um dos grandes álbuns dos anos 80.
(Nota 10,0)

Esse novo material ainda traz a capa de ambos os discos, as letras, comentários e várias fotos da época.

Trata-se, pois, de outro lançamento imperdível para qualquer fã de heavy metal! Não perca tempo e corra já atrás do seu!

Eternal Dark/Heavy Metal Ears - Picture
(2014 - Hellion Records - Nacional)

Track List:

Eternal Dark:

1. Eternal Dark
2. Griffons Guard the Gold
3. Make You Burn
4. Battle for the Universe
5. The Blade
6. Flying in Time
7. Into the Underworld
8. Tell no Lies
9. Power of Evil
10. Down and Out

Heavy Metal Ears:

11. Heavy Metal Ears
12. Spend the Night With You
13. Unemployed
14. I m Just a Simple Man
15. Funky Town
16. Out of Time
17. Nighttiger
18. No No No
19. Rock n Roll / Under Your Spell




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Picture"


Guitar World: as 50 melhores canções de Rock de todos os temposGuitar World
As 50 melhores canções de Rock de todos os tempos

Metallica: se encontrar James Hetfield, não peça para bater uma fotoMetallica
Se encontrar James Hetfield, não peça para bater uma foto


Sobre Junior Frascá

Junior Frascá, casado, é advogado, e apaixonado por heavy metal em todas as suas vertentes (em especial thrash, stoner, doom e power metal) desde seus 15 anos. Também é fã de filmes de terror e séries americanas, faz parte da equipe da revista digital Hell Divine e do site My Guitar, e é guitarrista da banda de metal tradicional MUD LAKE.

Mais matérias de Junior Frascá no Whiplash.Net.

adGoo336