Ira!: Para aqueles que estão atrás de um rock nacional cru
Resenha - Música Calma Para Pessoas Nervosas - Ira!
Por Victor Porto
Postado em 01 de novembro de 2013
Há 10 anos atrás, em 1993, o IRA! lançava seu último trabalho pela WEA, época em que o grupo se apresentava em qualquer biboca para manter a carreira (com trocadilho, por favor...) e nem sonhava em emplacar um hit radiofônico. Pela capa do disco já se entende o momento que a banda estava passando. Mas, mesmo sendo um disco lançado apenas por questões contratuais, "Música Calma Para Pessoas Nervosas" é um dos melhores álbuns do IRA! depois da fase dourada dos anos 80.
O disco se inicia com "Arrastão", que abre o disco de forma incrível, é praticamente o resumo de tudo que virá pela frente. A canção chama atenção com seu riff matador da guitarra de Scandurra. "Pai Nosso da Terra" tem uma melodia poderosa sobre a letra perdida no baú de Raul Seixas. O disco continua com o primeiro cover de uma canção em inglês: "She Smiled Sweetly", dos Rolling Stones, cover até bem trabalhado. "Campos, Praias e Paixões" é uma das músicas mais injustiçadas do IRA!. Com sua melodia suave e refrão notável, a canção bem que poderia ficar ao lado de outros sucessos da banda. "Perigo" é uma mistura quase fatal de Ira! com Titãs, com seu ritmo bem bolado. "O Homem é Esperto, mas a Morte é Mais" continua com o clima da música anterior e de "Arrastão", sendo um dos destaques do álbum. E, em seguida, mais um cover, "Balada Triste", que considero melhor que a versão original. "Fado da Minh'Alma", cantada por Scandurra, é o momento menos chamativo do álbum. Pra finalizar a obra, "U.T.I.", saída direto do baú de Scadurra, agrada com sua boa instrumental.
"Música Calma Para Pessoas Nervosas" agrada bastante aqueles que estão atrás de um rock nacional cru. O álbum não foi bem recebido pela crítica, vendendo apenas 1.840 cópias no seu lançamento. Com um pouco mais de capricho e trabalho duro se tornaria mais um disco clássico do IRA!.
Faixas:
1. "Arrastão (Ladrão Que Rouba Ladrão)"
2. "Pai Nosso da Terra"
3. "She Smiled Sweetly"
4. "Campos, Praias e Paixões"
5. "Perigo"
6. "O Homem é Esperto, Mas a Morte é Mais"
7. "Balada Triste"
8. "Fado de Minh'Alma"
9. "U.T.I."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
A banda de metal extremo que é referência para Mark Tremonti (Creed, Alter Bridge)
Bryan Adams retorna ao Brasil em março de 2026
O pior álbum que Dio gravou ao longo de sua carreira, segundo a Classic Rock
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
O pior disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
A música solo que Ozzy Osbourne não curtia, mas que os fãs viviam pedindo ao vivo
Marcie Free, uma das maiores vozes do AOR, morre aos 71 anos
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
Guns N' Roses explica por que Axl Rose deu chilique em show na Argentina
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"

A opinião de Humberto Gessinger sobre Nasi se posicionar politicamente em show
A diferença fundamental entre o Ira! e os Paralamas do Sucesso, segundo Nasi
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental


