Haken: Uma das melhores bandas de progressivo da atualidade
Resenha - Mountain - Haken
Por Junior Frascá
Postado em 06 de outubro de 2013
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Terceiro disco dos britânicos do HAKEN, "The Mountain" pode ser visto como divisor de águas na carreira da banda, tendo tudo para finalmente alavancar sua carreira, alocando a banda como uma das melhores do metal progressivo da atualidade.
Mantendo sua proposta musical, a banda conseguiu potencializar ainda mais suas características mais marcantes, criando uma obra cativante e instigante, embora complexa e que a cada nova audição revela novas características ao ouvinte.
Tudo aqui demonstra ter sido muito bem pensado, pois não há nada fora do lugar: cada melodia, cada arranjo, cada nota exarada... tudo mostra um capricho fora do normal, levando o ouvinte a experimentar uma gama enorme de sensações durante todo o interregno do álbum, que passa dos 70 minutos, sem jamais cansar.
Assim, temos um trabalho bem variado e rico, repleto de momentos introspectivos e tocantes, como nas ótimas "Atlas Stne", "Cockroach King" e "Because It´s There", que embora tragam influências de bandas como PINK FLOYD, GENESIS, YES e QUEEN, apresentam diversas características próprias, soando modernas e cativantes.
Há ainda momentos mais pesados e cheios de mudanças de andamento complexas, como em "In Memorian", uma das melhores do disco; e "Falling Back to Earth", que também traz alguns elementos bem interessantes de space rock.
E os momentos épicos ficam para o final, com as grandiosas "Pareidolia" e "Somebody", ambas com longa duração, mas que passam voando, tamanha a expertise da banda em criar ótimas melodias.
Se você aprecia o estilo, pode correr já atrás de sua cópia, pois dificilmente escutará um disco melhor de metal progressivo nesse ano.
The Mountain - Haken (Importado – Insideout - 2013)
Track List:
1. The Path
2. Atlas Stone
3. Cockroach King
4. In Memoriam
5. Because It s There
6. Falling Back to Earth
7. As Death Embraces
8. Pareidolia
9. Somebody
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor introdução de bateria de todos os tempos, segundo Gastão Moreira
O metal do Angra respira: Alírio Netto e banda em noite iluminada.
O álbum definitivo do Dream Theater, na opinião do vocalista James LaBrie
Tony Iommi (Black Sabbath) fala sobre seu melhor amigo, Brian May (Queen)
Site indica que Pantera fará turnê latino-americana em 2027
Bill Ward não quis participar da turnê de despedida do Black Sabbath
Curitiba ganha "Cidade do Rock" e recebe festival com gigantes do rock nacional anos 1980
A opinião de Bruce Dickinson sobre o Cannibal Corpse em 1994
De Megadeth a Bruce Springsteen, as 10 músicas mais sombrias da história do rock
Baterista do Linkin Park tenta tocar Paralamas e é detonado: "João Barone dá de mil nele"
O disco dos anos 70 que David Ellefson considera perfeito
As famosas bandas dos anos oitenta que Joey Ramone colocou no mesmo saco e chamou de "merda"
O que o Nightwish pedia para Anette Olzon mudar no palco, segundo a própria
A canção dos anos 60 que Geddy Lee diz ser "heavy metal antes de existir heavy metal"
O Julgamento do Metal Clássico: Rock Justice impressiona na estreia com "You've Been Served"
O guitarrista considerado "o pai do heavy metal" segundo Eddie Van Halen
O fenomenal baixista que revolucionou o rock sem saber tocar nem compor
Veja curiosidades interessantes sobre o Iron Maiden

Iron Maiden: Grata surpresa e despedida perfeita do gigante
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



