Gatekeeper: banda novata, mas que faz bonito em sua estreia
Resenha - Prophecy and Judgement - Gatekeeper
Por Marcos Garcia
Postado em 21 de fevereiro de 2013
O GATEKEEPER, do Canadá, é ma banda novata, mas que faz bonito em seu trabalho de estréia, o EP 'Prophecy and Judgement', com um Viking Metal melodioso, pesado e com a sonoridade mais voltada ao Metal Tradicional com doses de Doom Metal.
Vocais muito bem postados e mais melodiosos, guitarras energéticas e com riffs pesados, solos bem feitos e com muita melodia, além de belas incursões acústicas aqui e ali, baixo pulsando firme e seguro na base, e uma bateria que não exagera na técnica, mas segura o trabalho mantendo peso e coesão sonoras. Ou seja, temos uma banda sólida e forte, com muita garra, peso e energia, mas que não abre mão de melodias bem sacadas e estruturas harmônicas muito bem definidas.
A produção sonora poderia ser melhor, mas se não chega a ser uma gravação maravilhosa, está em um nível bem satisfatório, não deixando nenhum detalhe das músicas da banda ocultos, sendo todos audíveis. A arte do CD é simples, mas eficiente, transpirando o lado Viking/Barbarian da proposta lírica a a banda se propôs a fazer.
No tocante à músicas do CD, são 4 faixas muito bem equilibradas e mantendo um nível satisfatório, capaz de angariar um bom número de fãs, especialmente porque a banda possui uma gama de influências sonoras e líricas bem legal (Robert E. Howard, Guinness, J.R.R. Tolkien, Ayinger, Quorthon e Ronnie James Dio), e isso tudo flui bem nas faixas 'A Tale of Twins', mais lenta e pesada, onde as guitarras, pela sonoridade, remetem ao clássico 'Hammerheart', de vocês-sabem-quem; 'North Wolves', que segue a linha de peso da anterior, mas mais cadenciada e com belas variações e momentos acústicos, com destaques para a voz suave e melodiosa de Shorre; a bela e melodiosa 'Swan Road Saga', com a base baixo-bateria mostrando um trabalho muito bom; e 'Prophecy and Judgement', uma faixa bem variada e pesada, mas sem perder a melodia.
Como o quinteto ainda é bem jovem em termos de estrada, mas tem muito potencial, podemos esperar que logo virão outros trabalhos ainda melhores.
Promessa para este ano, com certeza.
Prophecy and Judgement - Gatekeeper
(2013 - Aforja Records - Importado)
Tracklist:
01. A Tale of Twins
02. North Wolves
03. Swan Road Saga
04. Prophecy and Judgement
Formação:
Shorre McColman – Vocais
Jeff Black – Guitarras, backing vocals
Justin Song – Guitarras, backing vocals
Leillyn McColman – Baixo, backing vocals
Tyson Travnik – Bateria
Contatos:
http://gatekeeper-vinland.blogspot.ca
http://www.facebook.com/pages/Gatekeeper/236161786446797
[email protected] (A/C Jeff Black)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 clássicos do rock cujas letras envelheceram mal
A influência de Bon Scott em "Back in Black" (AC/DC) segundo Angus Young
Nazareth abre a turnê brasileira em Vitória com clássicos de cinco décadas
A canção de Alice Cooper que ajudou a mudar os rumos do rock nos anos 70
O álbum dos anos 2000 que Nicko McBrain considera o melhor do Iron Maiden
A música de Bruce Dickinson que tem riff no estilo Scorpions
Jennifer Finch, baixista da L7, morre aos 59 anos devido a um câncer cerebral
Quando Robert Plant enquadrou uma banda por plágio e levou o troco na mesma hora
A banda esquecida dos anos 60 que Phil Collins considera sua favorita de todos os tempos
Death Metal Progressivo: a evolução do gênero com Death, Opeth e Surgent
Ignacia Fernández, vocalista do Decessus e Miss Mundo Chile, conta como entrou no metal
A música do Toto que se tornou trilha sonora do vôlei na Rede Globo
As 3 bandas dos anos 1980 de que Paulo Ricardo mais é amigo, segundo o próprio
O disco que Roger Waters diz ter acabado com o Pink Floyd de uma vez por todas
Serious Black anuncia novo álbum de estúdio, "Keeper Of The Light"
O lendário guitarrista que Jeff Beck considerava "estagnado" por sua banda
O hit do Capital Inicial composto por Renato Russo e inspirado na Virgem Maria
O hit do Metallica que macetou o apocalipse antes de Ivete Sangalo e Baby do Brasil

"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
O Triunfo do Hard Rock Melódico: Tyketto alcança a excelência com "Closer To The Sun"
Deep Purple: Peso e melodia na medida certa em "SPLAT!"
Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês



