Panndora: moças empolgam os headbangers em novo ep
Resenha - Behind the Crime - Panndora
Por Willba Dissidente
Postado em 21 de fevereiro de 2013
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Levando a bandeira do true metal desde o ano 2000, a PANNDORA, banda paranaense formada só por mulheres, havia lutado mais de uma década para soltar seu primeiro disco oficial. Assim, o grupo surpreendeu ao lançar um ano depois seu próximo registro, o EP "Behind The Crime". Com composições mais acertadas e refrões mais cativantes, o novo CD empolga, entretanto; em acordo com a mitologia, na abertura desta caixa de pandora, os novos patamares alcançados pela banda vieram acompanhadas de uma dificuldade.
Como um todo, fica nítido na audição de "Behind the Crime" que a nova vocalista Renata Paschoa foi uma ótima adição à PANNDORA. A voz casou bem com o estilo de composição da banda, e Renata canta sem abusar ou forçar os tons, o que lhe dá personalidade. O novo formato de quarteto talvez seja a fórmula ideal para o grupo, que a PANNDORA passou tantos anos procurando. Esses fatores influenciaram positivamente nas composições, que estão mais pesadas, agressivas (dentro dos limites do Heavy Metal tradicional) e com melodias mais chamativas. Os refrões também estão mais trabalhados e grudentos (sem cair num estilo "farofa").
Em comparação ao trabalho anterior, o debut "Heretic's Box", a produção do EP deixou um pouco a desejar. Não que isso impossibilite a audição da bolacha, ou cerceie a diversão do CD. Porém, no caso da banda que evoluiu positivamente nas composições e instrumentais, e isso inclui as letras e pronuncia do inglês (que com certeza o Jack Endino não iria reclamar), esperava-se um zelo maior na hora de registrar o resultado de todo esse labor em disco. O único instrumento que está pareado com o cd de estréia é a guitarra.
O disco começa com uma introdução que lembra sons do mar com um canto de fundo que desemboca numa abertura servindo de condução para pesado tema "Cold Eyes", que inclusive ganhou clipe. Destaque para a competente bateria de Adrismith, membra-fundadora e lider da PANNDORA, que conduz muito bem todas as músicas, além de fazer viradas criativas e rápidas. Luana Bomb impressiona pela qualidade e versatilidade dos solos, notadamente nas belas partes dobradas, além de apresentar riffs bem na tradição da NWOBHM. O baixo de Taise Bijora ficou, infelizmente, um pouco apagado no resultado final, porém é perceptível que suas linhas são de bom gosto.
A quase faixa título "Partners in Crime" mantém a essência da PANNDORA e já está predestinada a ser uma das favoritas ao vivo. "Uraine" possuiu um pouco mais de Hard Rock no Heavy Metal típico das moças, inovando sem se tornar clichê ou sair do estilo e também deve fazer a cabeça de muitos headbangers.
A arte de capa / encarte do EP também é mais simples em relação ao "Heretic's Box", porém as belas fotos de Andrea Luz e Aldine Padula primam pelo profissionalismo, ilustrando com gosto apurado a embalagem de "Behind the Crime". Falando em encarte, este inclui todas as letras e contatos da banda, além de outros ótimos cliques. Um bonito desenho, que combina perfeitamente com o nome da banda ilustr,a o disco. O cd comprado diretamente com a PANNDORA ainda incluí um release de uma página contando a trajetória da banda.
Em suma, os pouco mais de quinze muitos de "Behind the Crime" demonstram que a arte da PANNDORA em se fazer metal está mais apurada, superando os lançamentos anteriores, e por pouco não alcançou o ápice. Ainda assim, a PANNDORA é relativamente nova e este EP é um ótimo chamariz de como o grupo soa ao vivo e prenuncio de que muita música pesada e de bom gosto está por vir.
Para adquirir o EP "Behind the Crime", entre em contato com a banda pelo email: [email protected] (vendas pelo correio).
Valor com frete incluso: R$ 10,00.
PANNDORA:
Renata Paschoa - vocal
Luana Bomb - guitarra
Taise Bijora - baixo
Adrismith - bateria
Fabiano Penna e Rene Simionato - teclados e efeitos em "Cold Eyes".
Discografia:
Choose your side (Demo, 2003)
Panndora (Demo, 2007)
Heretic Box (Promo, 2010)
Herect's Box (cd, 2011)
Behind The Crime (EP, 2012)
Behind the Crime (tracklist):
01 . Cold Eyes
02 . Behind the Crime
03 . Uraine
Sites relacionados (em português / inglês):
http://www.panndora.net/
http://www.facebook.com/panndoraband/
http://www.myspace.com/panndoraband/
http://twitter.com/panndora_band/
http://www.youtube.com/panndoraband/
http://www.fotolog.com/panndora666/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como Jason Newsted criou o riff de "Blackened" do Metallica e a reação de James e Lars
A música do Iron Maiden que influenciou o Big Four do thrash metal, segundo o Ultimate Guitar
A pior banda gaúcha de rock de todos os tempos, segundo Rogério Skylab
"Stairway to Heaven" nem "Comfortably Numb"? O solo que Slash coloca acima de todos
"Nevermind" (Nirvana) ultrapassa "Back in Black" (AC/DC) e "Dark Side..." (Pink Floyd) em vendas
Marko Hietala arrisca palpite sobre o que levou Floor Jansen a sair do Nightwish
O roqueiro brasileiro que se queimou com Jô Soares após falar mal de Ayrton Senna
Como Herman Li conheceu Andre Matos do Angra: "Kai Hansen, você conhece ele?"
Por que King Crimson é melhor do que Dream Theater, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
"O After Forever atual é uma banda cover", diz Floor Jansen
O disco do Iron Maiden que fez integrantes do Metallica perderem o controle dentro de um avião
Nicko McBrain revela que indicou Aquiles Priester para seu lugar no Iron Maiden
Saúl Blanch, ex-vocalista do Rata Blanca, morre aos 74 anos
Hoobastank anuncia cancelamento de turnê pelo Brasil que aconteceria em novembro
Floor Jansen quebra silêncio sobre saída do Nightwish em vídeo: "Também estou triste"
A música mais tocada de 20 grandes bandas de Heavy Metal no Spotify
Vocalistas: algumas das grandes vozes do rock

Biohazard retorna afiado com "Divided We Fall"
Tyketto recupera o fôlego com "Closer to the Sun", seu primeiro disco em uma década
Com "Not Your Kingdom", Madball retorna fiel ao estilo que ele ajudou a definir, o NYHC
Kiss - há 44 anos, "Creatures of the Night" marcou o retorno da banda ao hard rock pesado
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
A Tempestade (ou O Livro dos Dias): 30 anos da despedida
"Se o Rádio Não Toca", o raro registro ao vivo de Raul Seixas que ganhou edição definitiva
Carach Angren - Sete histórias para um inferno
Paura mira em velhos problemas humanos e entrega muito metalcore em "Primitive Chaos"
Charlie Brown Jr.: uma experiência triste e depressiva



