Pilgrim: uma das mais interessantes bandas de Doom Metal
Resenha - Misery Wizard - Pilgrim
Por Junior Frascá
Postado em 08 de janeiro de 2013
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Desde que os mestres suecos do CANDLEMASS anunciaram que encerrariam a carreira, o mundo do doom metal sofreu um grande baque. Contudo, para a alegria geral dos fãs, diversas novas bandas do estilo tem surgido para tentar suprir essa lacuna, e o PILGRIM é uma das mais interessantes destas, como fica evidente nesse seu debut, lançado no começo de 2012.
Com uma sonoridade que remete aos primórdios do próprio CANDLEMASS, esse trio americano mostra muita competência no doom metal com doses de sludge que se propõe a fazer. Não se trata de uma música de fácil assimilação, pois as melodias são carregadas e depressivas como poucas vezes feito, com andamentos arrastados durante quase todo o interregno do disco, que é um dos mais pesados e soturnos que o estilo já forjou.
Os destaques são os riffs hipnóticos de guitarra, que chegam a dar calafrio no ouvinte, assim como os vocais de The Wizard (que também é o guitarrista) também são muito bons, como se fosse uma mistura de Robert Lowe e Ronnie James Dio, mas que ficaram um pouco mais baixos que os instrumentos do álbum, o que contribui ainda mais para o tom sofrido da sonoridade em geral apresentada.
E nessa toada, a banda nos apresenta apenas 6 faixas, todas longas e, como dito, ultra cadenciadas e pesadas, com destaque para "Astaroth", "Quest", "Masters of the Sky" e "Forsaken Man", ótimas faixas, com longos períodos instrumentais, mas que são totalmente contra indicadas para pessoas sensíveis a sentimentos negativos.
A temática lírica abordada também foge um pouco à regra do estilo, tratando de temas fantasiosos, com clara inspiração em J. R. R Tolkien (inclusive, no encarte, há um aviso de que o álbum não é indicado para Hobbits).
Assim, o PILGRIM é mais uma ótima banda de doom metal busca seu lugar ao sol, e tem tudo para se tornar uma das maiores representantes do estilo se seguir nessa toada. Imperdível para quem curte o estilo mais melancólico e carregado que a música pesada pode proporcionar!
Misery Wizard - Pilgrim
(2012 – Metal Blade - Importado)
Astaroth
Misery Wizard
Quest
Masters of the Sky
Adventurer
Forsaken Man
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
Lemmy Kilmister exigia que ingressos para shows do Motörhead tivessem preços acessíveis
Morre Ross "The Boss", membro fundador e ex-guitarrista do Manowar
Concerto do Pink Floyd gravado por Mike Millard vai sair em vinil e CD oficial
O compositor com "duas das melhores músicas do mundo", segundo Bob Dylan
Green Day emplaca sua quinta música no "Clube do Bilhão" do Spotify
Ouça e leia a letra de "Ozzy's Song", homenagem de Zakk Wylde a Ozzy Osbourne
O cantor que melhor interpretou Ozzy Osbourne, segundo Gastão Moreira
Como a mais autêntica banda de rock da América gravou o pior álbum feito por uma grande banda
Veja o Arch Enemy se apresentando pela primeira vez com a vocalista Lauren Hart
Kiko Loureiro mostra que música do Arch Enemy parece com a sua e Michael Amott responde
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
Luis Mariutti convida membros do Angra para show de reunião: "Só escolher a data"
Sem visto para vocalista turco, Nevermore suspende atividades nos Estados Unidos
O clássico absoluto dos Raimundos que Rodolfo Abrantes não queria gravar


A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes


