Pilgrim: uma das mais interessantes bandas de Doom Metal
Resenha - Misery Wizard - Pilgrim
Por Junior Frascá
Postado em 08 de janeiro de 2013
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Desde que os mestres suecos do CANDLEMASS anunciaram que encerrariam a carreira, o mundo do doom metal sofreu um grande baque. Contudo, para a alegria geral dos fãs, diversas novas bandas do estilo tem surgido para tentar suprir essa lacuna, e o PILGRIM é uma das mais interessantes destas, como fica evidente nesse seu debut, lançado no começo de 2012.
Com uma sonoridade que remete aos primórdios do próprio CANDLEMASS, esse trio americano mostra muita competência no doom metal com doses de sludge que se propõe a fazer. Não se trata de uma música de fácil assimilação, pois as melodias são carregadas e depressivas como poucas vezes feito, com andamentos arrastados durante quase todo o interregno do disco, que é um dos mais pesados e soturnos que o estilo já forjou.
Os destaques são os riffs hipnóticos de guitarra, que chegam a dar calafrio no ouvinte, assim como os vocais de The Wizard (que também é o guitarrista) também são muito bons, como se fosse uma mistura de Robert Lowe e Ronnie James Dio, mas que ficaram um pouco mais baixos que os instrumentos do álbum, o que contribui ainda mais para o tom sofrido da sonoridade em geral apresentada.
E nessa toada, a banda nos apresenta apenas 6 faixas, todas longas e, como dito, ultra cadenciadas e pesadas, com destaque para "Astaroth", "Quest", "Masters of the Sky" e "Forsaken Man", ótimas faixas, com longos períodos instrumentais, mas que são totalmente contra indicadas para pessoas sensíveis a sentimentos negativos.
A temática lírica abordada também foge um pouco à regra do estilo, tratando de temas fantasiosos, com clara inspiração em J. R. R Tolkien (inclusive, no encarte, há um aviso de que o álbum não é indicado para Hobbits).
Assim, o PILGRIM é mais uma ótima banda de doom metal busca seu lugar ao sol, e tem tudo para se tornar uma das maiores representantes do estilo se seguir nessa toada. Imperdível para quem curte o estilo mais melancólico e carregado que a música pesada pode proporcionar!
Misery Wizard - Pilgrim
(2012 – Metal Blade - Importado)
Astaroth
Misery Wizard
Quest
Masters of the Sky
Adventurer
Forsaken Man
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dave Grohl toca "Highway to Hell" com o AC/DC em Nova Jersey
Gigantes do metal fizeram Geezer Butler perceber a importância do Black Sabbath
Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
A categórica resposta de Regis Tadeu sobre se há álbum brasileiro clássico de rock pós-2000
58 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de outubro
"Ed Sheeran não é uma vítima", diz Tom Morello sobre recente polêmica
"I Ain't No Nice Guy" do Motörhead e ilustração de uma fase de amadurecimento e arrependimentos
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
10 discos dos anos 90 que são perfeitos, segundo o Classic Rock History
Rudy Sarzo sobre Rhoads x Van Halen: "Pessoas não sabem diferença entre opinião e fato"
Os 10 melhores discos do Kiss, em lista do Classic Rock History
Como aconteceu a segunda separação entre Ronnie James Dio e Black Sabbath, segundo Geezer Butler
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
Fabio Lione debocha de fala de Felipe Andreoli: "Inventaram hiato para eu sair do Angra?"
O álbum mais subestimado do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Um dos nossos melhores"
Milhões: Os eventos com maior público da história da música
A inesperada opinião de Bell Marques (ex-Chiclete com Banana) sobre o rock progressivo
Angus Young enlouquecia "vendedores de substâncias" quando o AC/DC tocava nos EUA
O Julgamento do Metal Clássico: Rock Justice impressiona na estreia com "You've Been Served"
Carach Angren - O horror dentro da caixa em "Dance and Laugh Amongst the Rotten"
Animals (1977) - quando o Pink FLoyd resolveu chamar todo mundo de bicho
Moonspell - A grandiosidade do Heavy Metal e da música erudita em "Opus Diabolicum"
Resenha: "Hard-Fi" - Rosa Tattooada (2026)
Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Iron Maiden: Grata surpresa e despedida perfeita do gigante
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



