Pilgrim: uma das mais interessantes bandas de Doom Metal

Resenha - Misery Wizard - Pilgrim

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Junior Frascá
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 8

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Desde que os mestres suecos do CANDLEMASS anunciaram que encerrariam a carreira, o mundo do doom metal sofreu um grande baque. Contudo, para a alegria geral dos fãs, diversas novas bandas do estilo tem surgido para tentar suprir essa lacuna, e o PILGRIM é uma das mais interessantes destas, como fica evidente nesse seu debut, lançado no começo de 2012.
5000 acessosFotos de Infância: Dave Mustaine, do Megadeth5000 acessosMegadeth: Pepeu Gomes comenta convite e fala sobre Kiko Loureiro

Com uma sonoridade que remete aos primórdios do próprio CANDLEMASS, esse trio americano mostra muita competência no doom metal com doses de sludge que se propõe a fazer. Não se trata de uma música de fácil assimilação, pois as melodias são carregadas e depressivas como poucas vezes feito, com andamentos arrastados durante quase todo o interregno do disco, que é um dos mais pesados e soturnos que o estilo já forjou.

Os destaques são os riffs hipnóticos de guitarra, que chegam a dar calafrio no ouvinte, assim como os vocais de The Wizard (que também é o guitarrista) também são muito bons, como se fosse uma mistura de Robert Lowe e Ronnie James Dio, mas que ficaram um pouco mais baixos que os instrumentos do álbum, o que contribui ainda mais para o tom sofrido da sonoridade em geral apresentada.

E nessa toada, a banda nos apresenta apenas 6 faixas, todas longas e, como dito, ultra cadenciadas e pesadas, com destaque para "Astaroth", "Quest", "Masters of the Sky" e "Forsaken Man", ótimas faixas, com longos períodos instrumentais, mas que são totalmente contra indicadas para pessoas sensíveis a sentimentos negativos.

A temática lírica abordada também foge um pouco à regra do estilo, tratando de temas fantasiosos, com clara inspiração em J. R. R Tolkien (inclusive, no encarte, há um aviso de que o álbum não é indicado para Hobbits).

Assim, o PILGRIM é mais uma ótima banda de doom metal busca seu lugar ao sol, e tem tudo para se tornar uma das maiores representantes do estilo se seguir nessa toada. Imperdível para quem curte o estilo mais melancólico e carregado que a música pesada pode proporcionar!

Misery Wizard - Pilgrim
(2012 – Metal Blade - Importado)

Astaroth
Misery Wizard
Quest
Masters of the Sky
Adventurer
Forsaken Man

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Pilgrim"

Fotos de InfânciaFotos de Infância
Dave Mustaine, do Megadeth, muito antes da fama

MegadethMegadeth
Pepeu Gomes comenta convite e fala sobre Kiko Loureiro

Metal AlemãoMetal Alemão
About.com elege as melhores bandas

5000 acessosNotas altas: as dez mais impressionantes do Heavy Metal5000 acessosIron Maiden: a música "Wasting Love" é um Plágio?5000 acessosMini Iron Maiden: tocando "Ghost Of The Navigator" na escola5000 acessosDeath Metal: o preconceito em matéria sobre carros usados5000 acessosOzzy Osbourne: cruz feita com restos do World Trade Center5000 acessosLemmy: "Nada para se envergonhar, e muito para se orgulhar"

Sobre Junior Frascá

Junior Frascá, casado, é advogado, e apaixonado por heavy metal em todas as suas vertentes (em especial thrash, stoner, doom e power metal) desde seus 15 anos. Também é fã de filmes de terror e séries americanas, faz parte da equipe da revista digital Hell Divine e do site My Guitar, e é guitarrista da banda de metal tradicional MUD LAKE.

Mais matérias de Junior Frascá no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online