Pilgrim: uma das mais interessantes bandas de Doom Metal

Resenha - Misery Wizard - Pilgrim

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Junior Frascá
Enviar Correções  

8


Desde que os mestres suecos do CANDLEMASS anunciaram que encerrariam a carreira, o mundo do doom metal sofreu um grande baque. Contudo, para a alegria geral dos fãs, diversas novas bandas do estilo tem surgido para tentar suprir essa lacuna, e o PILGRIM é uma das mais interessantes destas, como fica evidente nesse seu debut, lançado no começo de 2012.

Com uma sonoridade que remete aos primórdios do próprio CANDLEMASS, esse trio americano mostra muita competência no doom metal com doses de sludge que se propõe a fazer. Não se trata de uma música de fácil assimilação, pois as melodias são carregadas e depressivas como poucas vezes feito, com andamentos arrastados durante quase todo o interregno do disco, que é um dos mais pesados e soturnos que o estilo já forjou.

publicidade

Os destaques são os riffs hipnóticos de guitarra, que chegam a dar calafrio no ouvinte, assim como os vocais de The Wizard (que também é o guitarrista) também são muito bons, como se fosse uma mistura de Robert Lowe e Ronnie James Dio, mas que ficaram um pouco mais baixos que os instrumentos do álbum, o que contribui ainda mais para o tom sofrido da sonoridade em geral apresentada.

publicidade

E nessa toada, a banda nos apresenta apenas 6 faixas, todas longas e, como dito, ultra cadenciadas e pesadas, com destaque para "Astaroth", "Quest", "Masters of the Sky" e "Forsaken Man", ótimas faixas, com longos períodos instrumentais, mas que são totalmente contra indicadas para pessoas sensíveis a sentimentos negativos.

A temática lírica abordada também foge um pouco à regra do estilo, tratando de temas fantasiosos, com clara inspiração em J. R. R Tolkien (inclusive, no encarte, há um aviso de que o álbum não é indicado para Hobbits).

publicidade

Assim, o PILGRIM é mais uma ótima banda de doom metal busca seu lugar ao sol, e tem tudo para se tornar uma das maiores representantes do estilo se seguir nessa toada. Imperdível para quem curte o estilo mais melancólico e carregado que a música pesada pode proporcionar!

Misery Wizard - Pilgrim
(2012 – Metal Blade - Importado)

Astaroth
Misery Wizard
Quest
Masters of the Sky
Adventurer
Forsaken Man

publicidade




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Black Sabbath: avó de Iommi era brasileira e pais eram católicosBlack Sabbath
Avó de Iommi era brasileira e pais eram católicos

Sonho de Consumo: os 10 palcos de shows mais desejadosSonho de Consumo
Os 10 palcos de shows mais desejados


Sobre Junior Frascá

Junior Frascá, casado, é advogado, e apaixonado por heavy metal em todas as suas vertentes (em especial thrash, stoner, doom e power metal) desde seus 15 anos. Também é fã de filmes de terror e séries americanas, faz parte da equipe da revista digital Hell Divine e do site My Guitar, e é guitarrista da banda de metal tradicional MUD LAKE.

Mais matérias de Junior Frascá no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin