Saturnus: Melodic Doom Metal com flertes no Death Metal

Resenha - Saturn In Ascension - Saturnus

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Marlon Lima
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 8

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


"Saturn In Ascension" é o quarto álbum de estúdio do Saturnus, banda dinamarquesa formada em 1991 na cidade de Copenhagen. Sucessor de "Paradise Belongs To You" (1996), "Martire" (2000) e "Veronika Decides To Die" (2006), esse último inspirado no livro "Veronica decide morrer" do escritor brasileiro Paulo Coelho.
5000 acessosHair Metal: Os maiores cabelos da história do rock pesado5000 acessosSeparados no nascimento: Ian Hill e Stênio Garcia

Depois de mudança no lineup, a banda atualmente é formada por Brian Pomy Hansen (bass), Thomas Akim Grønbæk Jensen (vocals), Henrik Glass (drums) e Rune Stiassny (guitars). Consta nos créditos do CD Mattias Sevensson (guitars), mas esse deixou a banda logo depois das gravações.

O que se ouve em "Saturn In Ascension" é um melodic doom metal com flertes no death metal, deixando as composições bem balanceadas entre cadência e peso. Thomas se divide entre o vocal gutural, bem ao estilo Chris Barnes (ex-Cannibal Corpse, ex-Torture Killer e Six Feet Under), e vocal limpo nos arranjos melódicos e acústicos. Os guitarristas também fazem essa mescla entre peso e melodia de forma bastante competente, porém as composições têm em média dez minutos, o que é comum no estilo, mas torna a audição um pouco cansativa para quem não é acostumado com esse tipo de música.

Entre as faixas, as que se destacam são "Litany of Rain", com um belo coral na introdução, "A Father Providence", que lembra My Dying Bride no inicio da carreira, "Call Of The Raven Moon", que tem um arranjo muito agradável, e "Between", que fecha o CD como se ela fosse um resumo de todo o álbum em uma música.

No Brasil o estilo não é conhecido pela maioria, mas que se fosse para apresentá-lo a alguém, esse álbum com certeza seria um convite ao mundo depressivo do doom metal. Altamente indicado para fãs de My Dying Bride, Novembres Doom e Swallow The Sun.

Track-list:
1.Litany of Rain
2.Wind Torn
3.A Lonely Passage
4.A Father's Providence
5.Mourning Sun
6.Call of the Raven Moon
7.Forest of Insomnia
8.Between

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Saturnus"

Hair MetalHair Metal
Os maiores cabelos da história do rock pesado

Judas PriestJudas Priest
A bizarra semelhança de Ian Hill e Stênio Garcia

Black MetalBlack Metal
O cotidiano fascinante dos fãs adolescentes

5000 acessosNirvana: quem é o bebê da capa de Nevermind?5000 acessosGarimpeiro das Galáxias: Beldades globais e sua paixão pelo rock5000 acessosGuns N' Roses: Axl Rose conversa com fãs e abre o jogo!5000 acessosLed Zeppelin: as misteriosas viagens à Índia2510 acessosChristiane F.: dezenove anos, gravada e produzida5000 acessosPearl Jam: Loudwire escolhe as dez melhores músicas

Sobre Marlon Lima

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online