Blüe Barrel: Southern Metal, Stoner e muito veneno brazuca

Resenha - Oversize Load - Blüe Barrel

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 8

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Bom, aqui temos um grupo com uma sonoridade que se esquiva do oferecido pela maioria das bandas brasileiras... Tendo iniciado suas atividades em 2008 na cidade paulista de Campinas, o Blüe Barrel simplesmente ignorou a fase das demos e, em parceria com a MS Metal Records, está debutando com "The Oversize Load", um disco que cospe gasolina e uísque e que tem tudo para atrair as atenções de um público rock'n'roller bastante amplo.

Slipknot: Joey Jordison revela o verdadeiro motivo de sua saídaQueen: ouça a voz isolada de Freddie Mercury em clássicos

E é a forma como o Blüe Barrel trabalha suas músicas que torna "The Oversize Load" tão gratificante. Ainda que beba consideravelmente na fonte do Pantera, isso se limita a uma simples influência entre várias outras. Suas canções são uma fusão de peso metálico, groove, muitas doses de elementos mais puros do southern rock e algo do country, cujo resultado global faz com que os 55 minutos de audição se esquivem de soar como um mero clone de qualquer coisa.

O repertório funciona muito bem ao se explorar vozes, elementos acústicos e dando espaço para cada instrumento mostrar do que é capaz - temos várias passagens de baixo matadoras! E toda essa distorção segue devidamente entrecortada por faixas lentas que evitam toda a sacarose e clichê das baladas convencionais, tendo como bom exemplo "Set To Perish". Mas, em se tratando de peso, os destaques recaem sobre "Awake The Tempest", "A Lethal Dose Of Meaning" e "The Waterhouse", que se tornam um belo resumo das potencialidades do Blüe Barrel.

Com a produção, mixagem e masterização assinada por Ricardo Piccoli (Kamala) garantindo um áudio calculadamente sujo, "The Oversize Load" vem embalado em um sempre atraente digipak. Um belo trabalho, e que tem tudo para trazer bons momentos ao público que curte Southern Metal, Stoner e muito veneno tupiniquim. O Blüe Barrel está, realmente, de parabéns pela estreia em disco!

Contato: www.myspace.com/bluebarrelband

Formação:
Vitor Maldonado - voz
Rafael Bazzanella - guitarra
Lucas Descio - baixo
Miguel Renzulli - bateria

Blüe Barrel - The Oversize Load
(2012 / MS Metal Records - nacional)

01. Awake The Tempest
02. A Lethal Dose Of Meaning
03. Mud
04. At The Silence's Black
05. Set To Perish
06. The Waterhouse
07. Fusedeliver
08. Double-Cross
09. Somewhere Between Nowhere
10. I Am Exile
11. Until Horizon Runs Dry




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Blüe Barrel"


Slipknot: Joey Jordison revela o verdadeiro motivo de sua saídaSlipknot
Joey Jordison revela o verdadeiro motivo de sua saída

Queen: ouça a voz isolada de Freddie Mercury em clássicosQueen
Ouça a voz isolada de Freddie Mercury em clássicos

Há quem goste: As 10 bandas mais odiadas do universoHá quem goste
As 10 bandas mais odiadas do universo

Led Zeppelin: a inspiração por trás de "Kashmir"Separados no nascimento: Robert Plant e Patrícia PillarOzzy Osbourne: produtor confessa trambicagem na gravação de disco ao vivoChris Holmes: "Lemmy não me quis no Motörhead por minha altura"

Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.