Blüe Barrel: Southern Metal, Stoner e muito veneno brazuca

Resenha - Oversize Load - Blüe Barrel

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  

8


Bom, aqui temos um grupo com uma sonoridade que se esquiva do oferecido pela maioria das bandas brasileiras... Tendo iniciado suas atividades em 2008 na cidade paulista de Campinas, o Blüe Barrel simplesmente ignorou a fase das demos e, em parceria com a MS Metal Records, está debutando com "The Oversize Load", um disco que cospe gasolina e uísque e que tem tudo para atrair as atenções de um público rock´n´roller bastante amplo.

Death Metal: menina de 6 anos detona no America's Got TalentSeparados no nascimento: Alice Cooper e Emerson Fittipaldi

E é a forma como o Blüe Barrel trabalha suas músicas que torna "The Oversize Load" tão gratificante. Ainda que beba consideravelmente na fonte do Pantera, isso se limita a uma simples influência entre várias outras. Suas canções são uma fusão de peso metálico, groove, muitas doses de elementos mais puros do southern rock e algo do country, cujo resultado global faz com que os 55 minutos de audição se esquivem de soar como um mero clone de qualquer coisa.

O repertório funciona muito bem ao se explorar vozes, elementos acústicos e dando espaço para cada instrumento mostrar do que é capaz – temos várias passagens de baixo matadoras! E toda essa distorção segue devidamente entrecortada por faixas lentas que evitam toda a sacarose e clichê das baladas convencionais, tendo como bom exemplo "Set To Perish". Mas, em se tratando de peso, os destaques recaem sobre "Awake The Tempest", "A Lethal Dose Of Meaning" e "The Waterhouse", que se tornam um belo resumo das potencialidades do Blüe Barrel.

Com a produção, mixagem e masterização assinada por Ricardo Piccoli (Kamala) garantindo um áudio calculadamente sujo, "The Oversize Load" vem embalado em um sempre atraente digipak. Um belo trabalho, e que tem tudo para trazer bons momentos ao público que curte Southern Metal, Stoner e muito veneno tupiniquim. O Blüe Barrel está, realmente, de parabéns pela estreia em disco!

Contato: www.myspace.com/bluebarrelband

Formação:
Vitor Maldonado - voz
Rafael Bazzanella - guitarra
Lucas Descio - baixo
Miguel Renzulli - bateria

Blüe Barrel - The Oversize Load
(2012 / MS Metal Records – nacional)

01. Awake The Tempest
02. A Lethal Dose Of Meaning
03. Mud
04. At The Silence's Black
05. Set To Perish
06. The Waterhouse
07. Fusedeliver
08. Double-Cross
09. Somewhere Between Nowhere
10. I Am Exile
11. Until Horizon Runs Dry




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Death Metal: menina de 6 anos detona no America's Got TalentDeath Metal
Menina de 6 anos detona no America's Got Talent

Separados no nascimento: Alice Cooper e Emerson FittipaldiSeparados no nascimento
Alice Cooper e Emerson Fittipaldi


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

adWhipDin adWhipDin