Tortorum: mais um herdeiro do Metal negro norueguês
Resenha - Extinctionist - Tortorum
Por Vitor Franceschini
Postado em 28 de agosto de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O leitor pode ficar tranquilo quando se deparar com algum álbum de uma banda de Black Metal oriunda da Noruega. Afinal, foi nas gélidas terras escandinavas que o estilo foi lapidado e gerou nomes como Mayhem, Emperor, Immortal, dentre outros para a música extrema mundial.
Oriundo de Bergen, o Tortorum é mais um herdeiro do Metal negro daquelas terras. Foi formado em 2010 por Skyggen (guitarrista, Dead To This World, Gorgoroth – ao vivo ) que é a força motriz por trás da banda e tem como objetivo propagar a adoração pelo lado escuro e o ódio contra as religiões. Em 2011, o vocalista Barghest (Spearhead) se juntou a Skyggen formando o duo que leva o nome do grupo, que ainda conta com o baterista de estúdio Erik (ex-Gorgoroth e Aeternus).
Se você espera algo com melodias intrincadas ou arranjos de teclados esqueça. A técnica aqui caminha junto com a brutalidade, onde os riffs ríspidos, típicos do estilo, se aliam a uma bateria com vários andamentos, além de um baixo torturador. Os vocais, mantém a risca, ou seja, rasgados e monocórdios, vociferam palavras oriundas da escuridão, cheias de misantropia. Tudo isso com uma boa produção (realizada no Conclave Studio, em Bergen).
O clima caótico, a alternação entre partes rápidas com algumas quebradas maléficas, faz com que o som soe atípico, além de provar que Black Metal pode ser bem feito e não necessita de produções ruins para soar rústico e underground.
Ouça composições como Aeonscourge, In Pestilence Majesty, Fucking Worthless, For The Ruin Of All e comprove com os próprios tímpanos o que escrevo. Mas preste muita atenção na faixa Kidling The World Conflagration, que já nasce como um hino épico do estilo. Grata surpresa.
http://www.myspace.com/tortorumdamnation
http://www.facebook.com/Tortorum
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Linkin Park anuncia álbum ao vivo registrado em São Paulo
Glenn Hughes anuncia afastamento da carreira como artista de palco
Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
Mick Jagger não volta atrás após crítica aos Beatles: "Às vezes eu digo a verdade"
A música que Paul McCartney escreveu para cantar em cabarés e virou clássico dos Beatles
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
Steve Harris defende o criticado álbum do Iron Maiden que foi gravado num celeiro
Os melhores filmes de todos os tempos, na opinião de Zakk Wylde
O campeão mundial de Fórmula 1 que gravou solo de guitarra em música do Def Leppard
Kelly Osbourne cobra pensão de Sid Wilson, ex-companheiro e talvez ex-Slipknot
James Hetfield relembra os excessos dos anos 80 e a convivência turbulenta com Lars Ulrich
O vocalista que precisou terminar as gravações de um álbum deitado por causa de uma lesão
Nando Reis explica por que decidiu parar de falar sobre política: "Me ferrei muito"
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
Rock in Rio: algumas das maiores vaias em edições nacionais
Dream Theater: os segredos do álbum Octavarium
Gil disse que Paralamas são apenas três e fazem som melhor do que os oito Titãs



Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



