Ratos de Porão: Obra prima do Hardcore/Crossover nacional

Resenha - Brasil - Ratos de Porão

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Christiano K.O.D.A., Fonte: Som Extremo
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Ao me preparar para dormir, decidi reviver toda a emoção de escutar o primeiro CD que comprei na vida: “Brasil”. Só que dessa vez, escolhi o relançamento da Voice Music, que colocou o material no mercado em formato digipack, com três bônus e um encarte reformulado, com várias fotos da época.
339 acessosPanelaço do João Gordo: tortilha espanhola com Sorin e chef Diana5000 acessosRob Halford: "Heterossexuais não conseguem cantar no Judas"

Não é à toa que o disco é tido por uma enorme parte dos fãs como favorito (e estou inserido nessa fatia) da discografia da RDP: tudo nele é perfeito, desde letras (muito atuais ainda), produção, arranjos, performances, ilustração da capa, enfim, tudo mesmo.

Quem consegue se segurar ouvindo clássicos absolutos como “Beber até Morrer”, “AIDS, Pop, Repressão”, “Crianças Sem Futuro”, “Vida Animal”, “Herança” e vários outros? A injustiça, aliás, é toda a lista não ser chamada de clássica, mas enfim...

Talvez nunca tenha se visto um João Gordo (vocal) tão afiado, um Spaghetti (bateria) tão veloz, o Jão (guitarra) tão irado e um Jabá (baixo) tão empenhado.

Talvez alguns não saibam, mas a banda gravou, na época, duas versões do álbum: uma em português e outra em inglês (assim como fez com “Cada Dia Mais Sujo e Agressivo” e “Anarkophobia”). As faixas bônus, portanto, foram tiradas da versão “gringa”: “Bloody Pig”, “Animal Life” e “Military Machine”.

O lance é que é impossível explicar o quão bom é esse trabalho. Peço licença para mencionar um fato pessoal e realmente inesquecível e histórico: em 2007, a RDP tocou no festival Araraquara Rock, ocorrido na cidade de mesmo nome, no interior de São Paulo e, surpreendendo (mesmo) todos, após tocar alguns clássicos da carreira, Gordo vai o microfone e anuncia: “Nós nunca fizemos isso na vida. Será a primeira vez. Vamos tocar ‘Brasil’ na íntegra”. Pra quê? Entrei em transe e só me lembro de, após a apresentação, ter voltado para a casa sem pescoço e completamente rouco. Era uma prévia e tanto do que seria a comemoração dos vinte anos desse marco.
Pra falar de boca cheia: uma das maiores, se não a maior OBRA-PRIMA do Hardcore/Crossover nacional! Nota 10 com extremo louvor!

Ratos de Porão – Brasil
Eldorado/Voice Music – 1989/2012 (relançamento) - Brasil

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Outras resenhas de Brasil - Ratos de Porão

3036 acessosRatos de Porão: Um dos clássicos da música pesada nacional

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 30 de julho de 2012

Heavy MetalHeavy Metal
As dez melhores bandas sul-americanas do gênero

339 acessosPanelaço do João Gordo: tortilha espanhola com Sorin e chef Diana426 acessosRatos de Porão: "Onisciente Coletivo" sairá em box set vinil 4x7"183 acessosPanelaço do João Gordo: Baião de dois com Nina Rosa e Alan Chaves645 acessosRatos de Porão: veja making of do inédito DVD de 30 Anos da banda417 acessosPanelaço do João Gordo: Jaca atolada com Ice Blue0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Ratos De Porao"

MetalMetal
As melhores bandas brasileiras segundo a Metal Hammer

João GordoJoão Gordo
André Barcinski relembra "causo" na Fórmula 1

João GordoJoão Gordo
Entrevista para Marília Gabriela na íntegra

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Ratos De Porao"

Rob HalfordRob Halford
"Não creio que um heterossexual possa fazer o que faço!"

Cradle Of FilthCradle Of Filth
"Pessoas chamam de satânico o que não entendem!"

Timo TolkkiTimo Tolkki
Surtando no Facebook com a filha contra brasileiros?

5000 acessosIron Maiden: fatos estranhos na gravação de The Number Of The Beast5000 acessosMetallica: os fantasticos carros de James Hetfield5000 acessosCorey Talor: "Axl é um pau no cu e quem espera por ele é otário"5000 acessosEm 14/01/2001: W. Axl Rose estreava o GN'R "reloaded"5000 acessosPolêmica eterna: O rock pesado tem um "pai"?5000 acessosTrios de rock: os 10 mais em lista do site Gibson.com

Sobre Christiano K.O.D.A.

Um cara diretamente ligado ao Som Extremo, fã de livros e filmes, formado em Imagem e Som, Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Faz parte da banda de grindcore Prey of Chaos e tem um blog dedicado à música barulhenta. Enfim, alguém que faz da música sua vida.

Mais matérias de Christiano K.O.D.A. no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online