Ratos de Porão: Obra prima do Hardcore/Crossover nacional
Resenha - Brasil - Ratos de Porão
Por Christiano K.O.D.A.
Fonte: Som Extremo
Postado em 30 de julho de 2012
Ao me preparar para dormir, decidi reviver toda a emoção de escutar o primeiro CD que comprei na vida: "Brasil". Só que dessa vez, escolhi o relançamento da Voice Music, que colocou o material no mercado em formato digipack, com três bônus e um encarte reformulado, com várias fotos da época.
Ratos De Porão - Mais Novidades
Não é à toa que o disco é tido por uma enorme parte dos fãs como favorito (e estou inserido nessa fatia) da discografia da RDP: tudo nele é perfeito, desde letras (muito atuais ainda), produção, arranjos, performances, ilustração da capa, enfim, tudo mesmo.
Quem consegue se segurar ouvindo clássicos absolutos como "Beber até Morrer", "AIDS, Pop, Repressão", "Crianças Sem Futuro", "Vida Animal", "Herança" e vários outros? A injustiça, aliás, é toda a lista não ser chamada de clássica, mas enfim...
Talvez nunca tenha se visto um João Gordo (vocal) tão afiado, um Spaghetti (bateria) tão veloz, o Jão (guitarra) tão irado e um Jabá (baixo) tão empenhado.
Talvez alguns não saibam, mas a banda gravou, na época, duas versões do álbum: uma em português e outra em inglês (assim como fez com "Cada Dia Mais Sujo e Agressivo" e "Anarkophobia"). As faixas bônus, portanto, foram tiradas da versão "gringa": "Bloody Pig", "Animal Life" e "Military Machine".
O lance é que é impossível explicar o quão bom é esse trabalho. Peço licença para mencionar um fato pessoal e realmente inesquecível e histórico: em 2007, a RDP tocou no festival Araraquara Rock, ocorrido na cidade de mesmo nome, no interior de São Paulo e, surpreendendo (mesmo) todos, após tocar alguns clássicos da carreira, Gordo vai o microfone e anuncia: "Nós nunca fizemos isso na vida. Será a primeira vez. Vamos tocar ‘Brasil’ na íntegra". Pra quê? Entrei em transe e só me lembro de, após a apresentação, ter voltado para a casa sem pescoço e completamente rouco. Era uma prévia e tanto do que seria a comemoração dos vinte anos desse marco.
Pra falar de boca cheia: uma das maiores, se não a maior OBRA-PRIMA do Hardcore/Crossover nacional! Nota 10 com extremo louvor!
Ratos de Porão – Brasil
Eldorado/Voice Music – 1989/2012 (relançamento) - Brasil
Outras resenhas de Brasil - Ratos de Porão
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As únicas três músicas do Sepultura que tocaram na rádio, segundo Andreas Kisser
A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting
Evanescence lança música inédita e anuncia novo disco, que será lançado em junho
Andreas Kisser no Metallica? Guitarrista relembra teste e recepção com limusine
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
AC/DC nos anos 70 impressionou Joe Perry e Eddie Van Halen: "Destruíam o lugar"
5 bandas dos anos 70 que mereciam ter sido bem maiores, de acordo com a Ultimate Classic Rock
Dave Mustaine afirma que setlists dos shows do Megadeth são decididos em equipe
O país em que Axl Rose queria tocar com o Guns N' Roses após ver Judas Priest brilhar lá
O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
Quando Renato Russo preferiu ficar em casa com o namorado a gravar com os Paralamas
Baterista Eric Morotti deixa o Suffocation e sai disparando contra ex-colegas
Sanctuary lança "Not Of The Living", sua primeira música inédita em 12 anos
Show do Guns N' Roses em Campo Grande é marcado pelo caos no trânsito
"Deveríamos nos chamar o que, Iron Maiden?": Geddy Lee explica manutenção do nome Rush
Black Sabbath: os vocalistas misteriosos da banda
A balada criada em menos de uma hora que ultrapassou meio bilhão de plays no Spotify
Em 2008, David Gilmour falou sobre sua posição política, e Roger Waters

O disco do Ratos de Porão que João Gordo considera "meio equivocado"
Após detenção, João Gordo ironiza caso com "notícia falsa" no Instagram
João Gordo é detido em aeroporto após PF encontrar pequenas porções de drogas
Jão sofre fratura exposta em dedo da mão e se afasta das atividades do Ratos de Porão
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



