Ratos de Porão: Obra prima do Hardcore/Crossover nacional
Resenha - Brasil - Ratos de Porão
Por Christiano K.O.D.A.
Fonte: Som Extremo
Postado em 30 de julho de 2012
Ao me preparar para dormir, decidi reviver toda a emoção de escutar o primeiro CD que comprei na vida: "Brasil". Só que dessa vez, escolhi o relançamento da Voice Music, que colocou o material no mercado em formato digipack, com três bônus e um encarte reformulado, com várias fotos da época.
Não é à toa que o disco é tido por uma enorme parte dos fãs como favorito (e estou inserido nessa fatia) da discografia da RDP: tudo nele é perfeito, desde letras (muito atuais ainda), produção, arranjos, performances, ilustração da capa, enfim, tudo mesmo.
Quem consegue se segurar ouvindo clássicos absolutos como "Beber até Morrer", "AIDS, Pop, Repressão", "Crianças Sem Futuro", "Vida Animal", "Herança" e vários outros? A injustiça, aliás, é toda a lista não ser chamada de clássica, mas enfim...
Ratos De Porão - Mais Novidades
Talvez nunca tenha se visto um João Gordo (vocal) tão afiado, um Spaghetti (bateria) tão veloz, o Jão (guitarra) tão irado e um Jabá (baixo) tão empenhado.
Talvez alguns não saibam, mas a banda gravou, na época, duas versões do álbum: uma em português e outra em inglês (assim como fez com "Cada Dia Mais Sujo e Agressivo" e "Anarkophobia"). As faixas bônus, portanto, foram tiradas da versão "gringa": "Bloody Pig", "Animal Life" e "Military Machine".
O lance é que é impossível explicar o quão bom é esse trabalho. Peço licença para mencionar um fato pessoal e realmente inesquecível e histórico: em 2007, a RDP tocou no festival Araraquara Rock, ocorrido na cidade de mesmo nome, no interior de São Paulo e, surpreendendo (mesmo) todos, após tocar alguns clássicos da carreira, Gordo vai o microfone e anuncia: "Nós nunca fizemos isso na vida. Será a primeira vez. Vamos tocar ‘Brasil’ na íntegra". Pra quê? Entrei em transe e só me lembro de, após a apresentação, ter voltado para a casa sem pescoço e completamente rouco. Era uma prévia e tanto do que seria a comemoração dos vinte anos desse marco.
Pra falar de boca cheia: uma das maiores, se não a maior OBRA-PRIMA do Hardcore/Crossover nacional! Nota 10 com extremo louvor!
Ratos de Porão – Brasil
Eldorado/Voice Music – 1989/2012 (relançamento) - Brasil
Outras resenhas de Brasil - Ratos de Porão
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum de heavy metal preferido de Rob Halford, vocalista do Judas Priest
5 músicas de metal que entregam o melhor momento nos primeiros 30 segundos
O disco "esquecido" do Black Sabbath que Bruno Sutter considera maravilhoso
A banda que Axl Rose achou melhor o Guns N' Roses não tentar imitar
As três melhores músicas do Megadeth segundo Dave Mustaine
O clássico do Genesis que Phil Collins não quis mais cantar por não entender a letra
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O músico que intimidou Ritchie Blackmore ao dividir o palco com ele
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
Ozzy achava que Dio cantava bem, mas não tinha carisma
O guitarrista que Eddie Vedder considera o maior sobrevivente da história do rock
Regis Tadeu explica por que "A Matter of Life And Death" do Iron Maiden é gospel
A única banda dos anos sessenta que não foi roubada por empresários, conforme Paul Rodgers
Os dois Titãs que realmente faziam a diferença, segundo o empresário Manoel Poladian
Os Beatles que mais "sofreram" no começo de suas carreiras solo, segundo o produtor George Martin
Como surgiu "Toca Raul!", que todo dia milhares de pessoas gritam em shows mundo afora
A diferença entre os Beatles e o Led Zeppelin, segundo o lendário John Bonham

"Crucificados Pelo Sistema", disco icônico do punk nacional, é relançado com bônus
Por que João Gordo não é mais amigo de Max Cavalera, segundo vocalista do Ratos de Porão
João Gordo posta foto pesada em que aparece junto dos guitarristas do Slayer
Marcelo D2: "Via Ratos de Porão e Cólera mais como alternativa que Titãs e Barão"
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



