Ratos de Porão: Obra prima do Hardcore/Crossover nacional
Resenha - Brasil - Ratos de Porão
Por Christiano K.O.D.A.
Fonte: Som Extremo
Postado em 30 de julho de 2012
Ao me preparar para dormir, decidi reviver toda a emoção de escutar o primeiro CD que comprei na vida: "Brasil". Só que dessa vez, escolhi o relançamento da Voice Music, que colocou o material no mercado em formato digipack, com três bônus e um encarte reformulado, com várias fotos da época.
Ratos De Porão - Mais Novidades
Não é à toa que o disco é tido por uma enorme parte dos fãs como favorito (e estou inserido nessa fatia) da discografia da RDP: tudo nele é perfeito, desde letras (muito atuais ainda), produção, arranjos, performances, ilustração da capa, enfim, tudo mesmo.
Quem consegue se segurar ouvindo clássicos absolutos como "Beber até Morrer", "AIDS, Pop, Repressão", "Crianças Sem Futuro", "Vida Animal", "Herança" e vários outros? A injustiça, aliás, é toda a lista não ser chamada de clássica, mas enfim...
Talvez nunca tenha se visto um João Gordo (vocal) tão afiado, um Spaghetti (bateria) tão veloz, o Jão (guitarra) tão irado e um Jabá (baixo) tão empenhado.
Talvez alguns não saibam, mas a banda gravou, na época, duas versões do álbum: uma em português e outra em inglês (assim como fez com "Cada Dia Mais Sujo e Agressivo" e "Anarkophobia"). As faixas bônus, portanto, foram tiradas da versão "gringa": "Bloody Pig", "Animal Life" e "Military Machine".
O lance é que é impossível explicar o quão bom é esse trabalho. Peço licença para mencionar um fato pessoal e realmente inesquecível e histórico: em 2007, a RDP tocou no festival Araraquara Rock, ocorrido na cidade de mesmo nome, no interior de São Paulo e, surpreendendo (mesmo) todos, após tocar alguns clássicos da carreira, Gordo vai o microfone e anuncia: "Nós nunca fizemos isso na vida. Será a primeira vez. Vamos tocar ‘Brasil’ na íntegra". Pra quê? Entrei em transe e só me lembro de, após a apresentação, ter voltado para a casa sem pescoço e completamente rouco. Era uma prévia e tanto do que seria a comemoração dos vinte anos desse marco.
Pra falar de boca cheia: uma das maiores, se não a maior OBRA-PRIMA do Hardcore/Crossover nacional! Nota 10 com extremo louvor!
Ratos de Porão – Brasil
Eldorado/Voice Music – 1989/2012 (relançamento) - Brasil
Outras resenhas de Brasil - Ratos de Porão
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco que define o metal, na opinião de Amy Lee, vocalista do Evanescence
Produtor de "Master of Puppets" afirma que nada acontecia no Metallica sem aval de Cliff Burton
Com brasileiros e lendas do rock, Eric Clapton anuncia cast do Crossroads Guitar Festival 2026
Após quase 40 anos, Wacken Open Air acaba com tradição do festival: o lamaçal
Regis Tadeu explica por que o Rush tocou "Finding My Way" em seu show de retorno
A banda de rock que mudou para sempre a vida de Scott Ian, guitarrista do Anthrax
Aos 82 anos, Keith Richards conta como dribla limitações para seguir tocando
O local caótico que inspirou a criação de um dos maiores clássicos do thrash metal
A opinião de Kerry King sobre Layne Staley, saudoso vocalista do Alice in Chains
Prika Amaral explica por que a Nervosa precisou sair do Brasil
Alissa White-Gluz reflete sobre ser injustiçada e simbologia do Blue Medusa
Com instrumentistas do King Diamond nos anos 1980, Lex Legion lança primeiro single
Por que Julia Lage não faz backing vocals no Smith/Kotzen? Ela explica o motivo por trás
A surpreendente faixa apontada pelo Loudwire como a melhor do primeiro disco do Guns N' Roses
A reação de James Hetfield ao ver Cliff Burton após o acidente que matou o baixista
O vocalista que fez teste para o AC/DC antes de Axl Rose assumir no lugar de Brian Johnson
A lendária banda Punk que Eddie Van Halen disse ser difícil de tocar ao vivo
Empresário explica como decisão errada do Barão Vermelho prejudicou imagem da banda


O disco do Ratos de Porão que João Gordo considera "meio equivocado"
Após detenção, João Gordo ironiza caso com "notícia falsa" no Instagram
João Gordo é detido em aeroporto após PF encontrar pequenas porções de drogas
Jão sofre fratura exposta em dedo da mão e se afasta das atividades do Ratos de Porão
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



