Anvil: Strength of Steel, de 1987, em lançamento nacional

Resenha - Strength of Steel - Anvil

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Junior Frascá
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 8

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Embora apenas tenha conseguido um reconhecimento maior nos últimos tempos, graças ao lançamento do DVD “The History of Anvil”, a verdade é que a banda já esta na estrada desde a década de 70, sempre lançando bons trabalhos, embora nunca tenha conseguido alcançar o merecido sucesso. Mas graças a uma excelente iniciativa das gravadoras Die Hard Records/Voice Music/Rock Brigade/Rock Machine, grande parte do catálogo da banda está sendo disponibilizada no mercado nacional, e desta vez acaba de chegar ao mercado o quarto disco da banda, “Strength of Steel”, lançado originalmente em 1987.
696 acessosAnvil: mantendo acesa a chama do heavy metal5000 acessosHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1989

A banda, que na época ainda era um quarteto, formado pelos líderes Lips (guitarra/voz) e Robert Reiner (bateria), além de Ian Dickson (baixo) e Dave Allison (guitarra/voz), já se mostrava muito competente e cheia amor pela música pesada, calcando sua sonoridade no heavy metal tradicional, repleto de riffs marcantes, solos memoráveis, e grandes refrãos, para se cantar junto logo após a primeira audição do material, embora o material apresente algumas mudanças em relação aos primeiros discos do conjunto.

É lógico que os grandes destaques ficam para o trabalho de guitarras de Lips (que nunca foi um grande vocalista tecnicamente falando, é verdade, mas sempre conseguiu transmitir muito sentimentalismo com suas interpretações), e a bateria insana e precisa de Rob Reiner, um dos maiores bateristas que o estilo já teve.

O disco conta com algumas músicas excelentes, como a arrastada faixa título, a pesada “9-2-5”, que traz alguns elementos de thrash metal, e “I Dreamed It Was the End of the World”, outra com vários elementos de thrash oitentista, além da hard "Mad Dog", mas no geral não apresenta músicas muito rápidas como em seus lançamentos anteriores, o que acabou desapontando alguns fãs na época. Mas a verdade é que, mesmo diferente e trilhando por caminhos um pouco mais progressivos e menos diretos, a banda lançou um material bem interessante e diversificado. E esse relançamento conta ainda com duas faixas bônus inéditas, “Rockin” e “Streight Between the Eyes”.

Destaque também para a produção do disco, realizada pela própria banda e por Paul Lachapelle, que mesmo sem muitos recursos na época, conseguiram tirar leite de pedra, e deixar o registro bem interessante.

Enfim, embora não se compare com os clássicos “Metal on Metal” e “Forged in Fire”, “Strength of Steel” é um grande disco, que faz jus à carreira destes canadenses, que hoje encontra-se em grande ascensão, mas que mostra também grandes momentos em seu passado. Aproveitem o lançamento nacional, pois vale a aquisição!

Strength of Steel – Anvil
(2012 – originalmente lançado em 1987 – Die Hard Records/Voice Music/Rock Brigade/Rock Machine Nacional)

Lançado em 1987, esse é o quarto álbum do Anvil.

Track List:

1. Strength of Steel
2. Concrete Jungle
3. 9-2-5
4. I Dreamed It Was the End of the World
5. Flight of the Bumble Beast
6. Cut Loose
7. Mad Dog
8. Straight Between the Eyes
9. Wild Eyes (The Stampeders cover)
10. Kiss of Death
11. Paper General

Bonus Tracks:
12. Rockin
13. Streight Between the Eyes

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

696 acessosAnvil: mantendo acesa a chama do heavy metal0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Anvil"

CuriosidadesCuriosidades
10 músicas que foram "tomadas" emprestadas

AnvilAnvil
Lips quase desmaiou quando McCartney reconheceu a banda

LemmyLemmy
Como era passar o dia bebendo com ele?

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Anvil"

Heavy MetalHeavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados no ano de 1989

SlayerSlayer
Cronologia de Jeff, da picada da aranha até a morte

PoeiraPoeira
A fúria de Ian Anderson pra cima do Led Zeppelin

5000 acessosHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 19895000 acessosSlayer: cronologia de Hanneman, da picada da aranha até a morte5000 acessosJethro Tull: a fúria de Ian Anderson pra cima do Led Zeppelin2188 acessosHeavy Metal: os dez álbuns favoritos de Joe Duplantier, do Gojira5000 acessosMichael J. Fox: A volta triunfal de Marty McFly em um show do Coldplay5000 acessosPhil Anselmo: vocalista mostra seu barraco em Louisiana

Sobre Junior Frascá

Junior Frascá, casado, é advogado, e apaixonado por heavy metal em todas as suas vertentes (em especial thrash, stoner, doom e power metal) desde seus 15 anos. Também é fã de filmes de terror e séries americanas, faz parte da equipe da revista digital Hell Divine e do site My Guitar, e é guitarrista da banda de metal tradicional MUD LAKE.

Mais matérias de Junior Frascá no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online