Anvil: Strength of Steel, de 1987, em lançamento nacional
Resenha - Strength of Steel - Anvil
Por Junior Frascá
Postado em 15 de julho de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Embora apenas tenha conseguido um reconhecimento maior nos últimos tempos, graças ao lançamento do DVD "The History of Anvil", a verdade é que a banda já esta na estrada desde a década de 70, sempre lançando bons trabalhos, embora nunca tenha conseguido alcançar o merecido sucesso. Mas graças a uma excelente iniciativa das gravadoras Die Hard Records/Voice Music/Rock Brigade/Rock Machine, grande parte do catálogo da banda está sendo disponibilizada no mercado nacional, e desta vez acaba de chegar ao mercado o quarto disco da banda, "Strength of Steel", lançado originalmente em 1987.
A banda, que na época ainda era um quarteto, formado pelos líderes Lips (guitarra/voz) e Robert Reiner (bateria), além de Ian Dickson (baixo) e Dave Allison (guitarra/voz), já se mostrava muito competente e cheia amor pela música pesada, calcando sua sonoridade no heavy metal tradicional, repleto de riffs marcantes, solos memoráveis, e grandes refrãos, para se cantar junto logo após a primeira audição do material, embora o material apresente algumas mudanças em relação aos primeiros discos do conjunto.
É lógico que os grandes destaques ficam para o trabalho de guitarras de Lips (que nunca foi um grande vocalista tecnicamente falando, é verdade, mas sempre conseguiu transmitir muito sentimentalismo com suas interpretações), e a bateria insana e precisa de Rob Reiner, um dos maiores bateristas que o estilo já teve.
O disco conta com algumas músicas excelentes, como a arrastada faixa título, a pesada "9-2-5", que traz alguns elementos de thrash metal, e "I Dreamed It Was the End of the World", outra com vários elementos de thrash oitentista, além da hard "Mad Dog", mas no geral não apresenta músicas muito rápidas como em seus lançamentos anteriores, o que acabou desapontando alguns fãs na época. Mas a verdade é que, mesmo diferente e trilhando por caminhos um pouco mais progressivos e menos diretos, a banda lançou um material bem interessante e diversificado. E esse relançamento conta ainda com duas faixas bônus inéditas, "Rockin" e "Streight Between the Eyes".
Destaque também para a produção do disco, realizada pela própria banda e por Paul Lachapelle, que mesmo sem muitos recursos na época, conseguiram tirar leite de pedra, e deixar o registro bem interessante.
Enfim, embora não se compare com os clássicos "Metal on Metal" e "Forged in Fire", "Strength of Steel" é um grande disco, que faz jus à carreira destes canadenses, que hoje encontra-se em grande ascensão, mas que mostra também grandes momentos em seu passado. Aproveitem o lançamento nacional, pois vale a aquisição!
Strength of Steel – Anvil
(2012 – originalmente lançado em 1987 – Die Hard Records/Voice Music/Rock Brigade/Rock Machine Nacional)
Lançado em 1987, esse é o quarto álbum do Anvil.
Track List:
1. Strength of Steel
2. Concrete Jungle
3. 9-2-5
4. I Dreamed It Was the End of the World
5. Flight of the Bumble Beast
6. Cut Loose
7. Mad Dog
8. Straight Between the Eyes
9. Wild Eyes (The Stampeders cover)
10. Kiss of Death
11. Paper General
Bonus Tracks:
12. Rockin
13. Streight Between the Eyes
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O plano de Nicko McBrain para voltar ao estúdio no próximo álbum do Iron Maiden
Com mais de 140 shows, festival Welcome to Rockville anuncia atrações para 2027
Dark Dimensions Festival anuncia primeiras bandas
Tony Iommi considera injusto comparar Jorn Lande a Ronnie James Dio
Zakk Wylde compara entrar no Pantera a Eric Clapton homenageando Jimi Hendrix
O clássico álbum do Wings que Paul McCartney teve a opção de gravar no Brasil
Três anos após levar tiro na cabeça, Mingau, do Ultraje a Rigor, aparece de pé em vídeo
Os 50 artistas de rock e metal mais ouvidos de todos os tempos no Spotify
Shows do Social Distortion no Brasil são adiados para 2027
A canção que mudou a vida de Jimi Hendrix e completou 60 anos de gravação
A música do Lynyrd Skynyrd que Dave Mustaine colocou no Metallica sem Lars Ulrich perceber
O que Nicko McBrain fez para não desabar diante dos fãs no adeus ao Iron Maiden
A cirurgia que membros do Metallica, Slayer e Megadeth precisaram fazer, diz Hetfield
Baixista do Candlemass estava de ressaca quando criou a letra da "Paranoid do doom metal"
As 5 maiores bandas da história do heavy metal, em lista da Forbes
O que os fãs de rock e suas vertentes pedem para beber em um bar?
O álbum que para Ozzy Osbourne "não tem uma música fraca na lista"
Quando Raul Seixas "se vendeu ao sistema", mas deixou escondida uma sementinha anárquica





