Evocation: Ainda há tesouros escondidos no underground
Resenha - Evoked from Demonic Depths (The Early Years) - Evocation
Por Marcos Garcia
Postado em 25 de junho de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Ainda há tesouros escondidos nos porões do underground mundial, alguns que poderiam ter causado pequenas (ou grandes) revoluções musicais dentro das subdivisões de Metal. No caso dessa resenha específica, os suecos do EVOCATION, adeptos do Death Metal, banda que surgiu há mais de 20 anos atrás e que poderia ter sido uma das responsáveis por desencadear o Techno Death Metal com nuances mais melodiosas, ou seja, é um grupo que mixa o característico Death Metal sueco com um tiquinho do que vemos no som de Gotemburgo, e assim, lá na década de 90, poderia ter dado o ponta-pé inicial da coisa, mas que infelizmente, após duas Demos de boa receptividade, deu uma parada, retornando à atividade em 2004.
A banda, então, começou a fazer um relativo sucesso, o que a levou a gravar 3 CDs de estúdio de 2006 a 2010, e em uma homenagem aos fãs antigos, acabam de pôr no mercado a compilação 'Evoked from Demonic Depths – The Early Years'.
Sim, esta compilação nos trás as duas Demos da década de 90 ('The Ancient Gate' e 'Promo 1992'), um ensaio da banda, mais a inédita 'Genesis', que apesar de gravada apenas agora, data de 1992, ou seja, é uma canção antiga, gravada nos IF Studios (onde IN FLAMES e THE HAUNTED já gravaram) e produzida por Robert Laghi. As músicas das Demos foram remasterizadas nos Fascination Street Studio (onde OPETH, PARADISE LOST, ENSLAVED, GRAND MAGUS e outros já foram), sendo que o processo foi feito usando diretamente as versões contidas nas fitas master. O ensaio possui uma gravação não tão boa, mas se pensar direito, poucas são as bandas que os gravam na intenção de lançá-los no mercado.
O resultado é bastante satisfatório, já que apesar das faixas ainda serem mais primitivas, já mostram as características sonoras que o EVOCATION iria mostrar após sua volta, como técnica acima da média, bons vocais urrados (fugindo do gutural comum), e sabendo dosar um pouco de velocidade com uma sonoridade bruta.
O CD todo é muito legal, destacando-se as faixas 'Through the Darkened Peril', que tem aquele jeitão 'Death Metal Way' bem legal; a cadenciada e empolgante 'The Ancient Gate'; 'Desolated Spirits', que se inicia com um baixo bem jazzístico antes de virar uma pedrada ríspida e técnica; 'Spiritual Affinity', mais cadenciada e bruta, com ótimo trabalho de bateria; e 'Genesis', que mostra que a banda, apesar de toda sua evolução, se mantém fiel às suas raízes.
Ainda há três vídeos da época de bônus, gravados ao vivo, para 'The Ancient Gate', 'Genesis', e 'Where the Headstones Shine'.
Um bom disco, que merece bastante uma conferida mais apurada.
Evoked from Demonic Depths (The Early Years) – Evocation
(2012 - Century Media Records - Importado)
Tracklist:
01. A Wind Has Risen
02. Through the Darkened Peril
03. The Ancient Gate
04. Desolated Spirits
05. On a Journey to Heaven
06. Where the Headstones Shine
07. Veils Were Blown
08. Spiritual Affinity
09. Outro
10. On a Journey To Heaven (rehearsal)
11. Where The Headstones Shine (rehearsal)
12. Spiritual Affinity (rehearsal)
13. Veils Were Blown (rehearsal)
14. Genesis
Formação:
Janne Kenttäkumpu Bodén – Bateria, backing vocals
Vesa Kenttäkumpu – Guitarras
Marko Palmén – Guitarras
Tjompe – Vocais , baixo
Contatos:
http://www.evocation.se
http://www.facebook.com/evocationswe
http://www.youtube.com/evocationswe
http://www.twitter.com/evocationswe
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música mais bonita do Radiohead de todos os tempos, segundo Thom Yorke
A banda "ridícula" que Rick Rubin achou que jamais faria sucesso, mas ele estava errado
5 versões brasileiras que estragaram clássicos do rock
As três melhores músicas do Iron Maiden escritas por Steve Harris, segundo Nicko McBrain
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
O compositor dos anos 80 que Paulo Ricardo coloca acima de Cazuza e Renato Russo
A banda de heavy metal com mais álbuns em primeiro lugar nos Estados Unidos
O álbum do Metallica que Paulo Ricardo adora: "Obra-prima, canções maravilhosas"
A música do Led Zeppelin que Robert Plant tentou banir por achar "pomposa"
Rob Halford encontrou a fé depois que parou de beber e usar drogas
O clássico dos Beatles cuja autoria John Lennon e Paul McCartney disputavam
O melhor disco do Mastodon, segundo a Metal Hammer
Ganha força rumor sobre turnê conjunta de System of a Down e Faith No More
O álbum de metal sem a qual o Nirvana não existiria, de acordo com Krist Novoselic
Genesis prepara reedição do álbum de estreia, "From Genesis to Revelation"
Fotos de Infância: Cliff Burton, do Metallica
Chris Broderick conta como conseguiu ficar tanto tempo no Megadeth sem ser demitido
A desconhecida banda de rock com filho de Gilberto Gil que poderia ter sido fenômeno


"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
O Triunfo do Hard Rock Melódico: Tyketto alcança a excelência com "Closer To The Sun"
Deep Purple: Peso e melodia na medida certa em "SPLAT!"
Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês



