Ocean: Apenas ouça com calma, sem esperar por nada

Resenha - Anthropocentric - Ocean

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Maicon Leite
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 10

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Lançado alguns meses após “Heliocentric”, ainda no ano de 2010, o The Ocean manteve a mesma pegada, acrescentando doses um pouco maiores de peso e agressividade, já sentidas na faixa que abre o petardo e que dá nome ao play, com quase dez minutos de duração! O lado progressivo, que eu não havia citado ainda, é sentido em diversos momentos, mas utilizado de forma bem dinâmica, sem cansar o ouvinte.
5000 acessosDavid Bowie: conheça 60 fatos da vida do camaleão5000 acessosMetalhead: as mulheres mais sexys do Heavy Metal

A qualidade da gravação, um primor, mantém os instrumentos bem timbrados, e no que se refere aos elementos de música clássica, há de se convir que poucas bandas as utilizam de forma correta, muitas vezes soando infantis ou presunçosas demais. Aqui, elas completam cada música com uma beleza indescritível. A faixa mais curta, “For He That Wavereth…”, de apenas dois minutos de duração, mostra o lado mais calmo e simples diante de tanta loucura, destacando a beleza que envolve a sonoridade criada pelos alemães.

Um detalhe interessante quanto à temática que envolve "Anthropocentric”, são as citações de trechos do clássico “Os Irmãos Karamazov”, obra do cultuado escritor russo Fiódor Dostoievski. Uma das músicas, “The Grand Inquisitor”, é divididas em três partes, que são: “Karamazov Baseness”, “Roots & Locusts” e “A Tiny Grain of Faith”. Essas músicas foram inspiradas no capítulo de mesmo título do romance de Dostoievski, que narram uma conversa entre os irmãos Ivan, ateu, e Alyoscha, um monge. Ivan conta a Alyoscha a estória de uma segunda vinda de Jesus no século 16, em Sevilha. De acordo com essa parábola, Jesus é preso pela inquisição católica. O “Grande Inquisidor”, que interroga Jesus, lança uma nova luz sobre a lenda da tentação de Jesus, levantando mais perguntas do que respostas. Outros escritores também são citados, como o escocês David Hume e Friedrich Nietzsche, este último, dispensando comentários. Estes são apenas exemplos de tudo o que envolve esta misteriosa banda, envolta em tantas influências, que fica realmente difícil classificá-los. Conselho: apenas ouça com calma, sem esperar por nada.

Metal Blade Recs. - Importado

Tracklist:
1. Anthropocentric
2. The Grand Inquisitor I: Karamazov Baseness
3. She Was the Universe
4. For He That Wavereth…
5. The Grand Inquisitor II: Roots & Locusts
6. The Grand Inquisitor III: A Tiny Grain of Faith
7. Sewers of the Soul
8. Wille Zum Untergang
9. Heaven TV
10. The Almightiness Contradiction

Formação:
Luc Hess – Bateria
Louis Jucker – Baixo
Loïc Rossetti – Vocal
Jonathan Nido – Guitarra
Robin Staps – Guitarra

Músicos convidados:
Esther Monnat – Cello
Céline Portat – Viola
Estelle Beiner – Violino
Lionel Gafner – Contrabaixo
Vincent Membrez – Piano
Jérôme Correa – Saxofone
Robert Gutowski – Trombone
Hans Albert Staps – Trompete
James Yates – Vibraphone

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

AlemanhaAlemanha
As dez maiores bandas de Metal do país

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Ocean"

David BowieDavid Bowie
Conheça 60 fatos da vida do cantor, ator e artista britânico

MetalheadMetalhead
As mulheres mais sexys do Heavy Metal

Bizarro & AbsurdoBizarro & Absurdo
12 Tristes Realidades da Música

5000 acessosComo formar uma banda de Hard Rock em 69 lições5000 acessosMetal: as oito maiores tretas entre músicos do gênero5000 acessosThe Wall - Uma obra de arte conceitual5000 acessosAC/DC com Axl Rose: Dave Grohl agitando na plateia em show5000 acessosMastodon: Brent Hinds fez um álbum sozinho e o resto da banda fez outro5000 acessosCarnaval: bloco transforma músicas do Iron Maiden em samba

Sobre Maicon Leite

Maicon Leite é assessor de imprensa na Wargods Press, colaborador na revista Roadie Crew e um dos autores do livro Tá no Sangue! - A História do Rock Pesado Gaúcho, dentre outros projetos e publicações.

Mais matérias de Maicon Leite no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online