Europe: composições maduras e repletas de classe

Resenha - Last Lokk at Eden - Europe

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Ricardo Seelig
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Gravado entre dezembro de 2008 e fevereiro de 2009, e lançado no mercado europeu em 9 de setembro daquele ano, "Last Look at Eden" é o oitavo álbum do grupo sueco Europe, e chega agora ao Brasil em uma linda edição digipak com duas faixas bônus, via Hellion Records.
2204 acessosEurope: confira fotos do show em São Paulo5000 acessosRolling Stone: As 500 melhores músicas segundo a revista

Não espere encontrar aqui aquele pop metal grudento que tornou a banda famosa em todo o mundo através do álbum "The Final Countdown" (1986). Não há em "Last Look at Eden" babas como a balada “Carrie”, por exemplo. O papo aqui é outro: hard rock pesado, com composições maduras e repletas de classe, que tem tudo para cair no gosto de todo fã de música pesada.

Produzido por Tobias Lindell e pela própria banda, "Last Look at Eden" é um álbum excelente, que irá surpreender quem associa o Europe apenas a "The Final Countdown". As músicas caminham com absoluta competência e segurança através das mais variadas facetas do hard. Há momentos épicos (como a abertura 'zeppeliana' com a faixa-título), faixas pesadas com um bem-vindo tempero blues (como “Catch That Plane”, que poderia estar em um álbum do Whitesnake) e hards diretos (a sensacional “The Beast”, uma das melhores faixas do disco).

Ares orientais batem forte em “No Stone Unturned”, uma composição grandiosa que coloca em pratos limpos toda a experiência adquirida pela banda em quase três décadas de estrada.

Até mesmo as baladas, tradicionalmente açucaradas, aqui ganham uma cara muito mais madura, como é o caso de “New Love in Town”. Mas o momento mais emocionante de "Last Look at Eden" é a sua última faixa. “In My Time” é uma linda balada onde a emoção aflora a cada acorde. Dedicada à Michelle Meldrum, esposa de John Norum, é ao mesmo tempo uma declaração de amor e uma carta de despedida para Michelle, falecida em 2008 devido a um tumor no cérebro. O solo de Norum é belíssimo, e traduz o desamparo e a dor de perder um grande amor. O casal teve um filho, Jake Thomas, nascido em setembro de 2004 e que está ao lado de Norum na capa de seu último disco solo, "Play Yard Blues", lançado em 2010.

Quem me conhece sabe que eu não sou fã do Europe e muito menos do estilo que os tornou conhecidos em todo o planeta. Mas eu gostei demais de "Last Look at Eden" justamente por ele estar muito distante da sonoridade de "The Final Countdown". Suas doze faixas, acrescentadas de dois bônus na versão nacional - “Yesterday's News” gravada ao vivo em Paris em 2005 e “Wake Up Call” ao vivo em Tóquio no mesmo ano -, formam um conjunto de canções tão competente e inspirado que conseguiu conquistar até um não fã, como é o meu caso.

Dê um presente a si mesmo e ouça "Last Look at Eden". Você irá conhecer um grande disco!

Faixas:
1 Prelude
2 Last Look at Eden
3 Gonna Get Ready
4 The Beast
5 New Love in Town
6 Mojito Girl
7 No Stone Unturned
8 Catch That Plane
9 U Devil U
10 Only Young Twice
11 Run With the Angels
12 In My Time

Bonus tracks:
13 Yesterday's News (Live Paris 2005)
14 Wake Up Call (Live Tokio 2005)

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

EuropeEurope
Ingressos para o show com 50% de desconto no Peixe Urbano

2204 acessosEurope: confira fotos do show em São Paulo0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Europe"

LágrimasLágrimas
25 músicas para chorar

Refrãos MarcantesRefrãos Marcantes
Blog elege o Top 10 do Rock

BurnnBurnn
Os maiores guitarristas Hard & Heavy da história

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Europe"

Rolling StoneRolling Stone
As 500 melhores músicas segundo a revista

TraduçãoTradução
O clássico The Wall, do Pink Floyd

Mah ÔôôôôeeeeMah Ôôôôôeeee
Sílvio Santos aprova montagem com Steve Harris

5000 acessosVoz: 10 músicos que cantam tão bem quanto os vocalistas de suas bandas (Parte I)5000 acessosAC/DC: isso sim é uma bela estrada para o inferno5000 acessosBandas Iniciantes: 17 maneiras de assassinar sua carreira musical5000 acessosBreaking Bad: produtor quer sequência com Slash e Val Kilmer5000 acessosRock in Rio: a Cidade do Rock que a TV não mostrou, parte 25000 acessosRunaways: Jackie Fox conta como foi estuprada por Kim Fowley

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online