Runaways: review da trilha sonora oficial do filme
Resenha - Music from The Motion Picture - Runaways
Por Luis Fábio Pucci
Postado em 16 de novembro de 2010
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A história é sobre essa mesma: a primeira banda de rock pesado da história formada só por mulheres. O filme e a trilha saíram no Brasil, mas com exibição em circuito alternativo de cinema e o CD com cópias limitadas.
Runaways - Mais Novidades
Mais para punk e com um toque de heavy metal, o grupo esteve na ativa entre 1975 e 1979, mas estourou mesmo em 1976/77 com seus dois primeiros álbuns, vividos em pleno furacão punk, com as garotas ainda menores de idade.
A morena Joan Jett queria fazer algo como SUZI QUATRO e encontrou o produtor Kim Fowley, que comprou a ideia mas radicalizou, montando um grupo de rock só de mulheres. Mais tarde, foi a vez delas gerarem suas discípulas: inúmeras bandas 100% compostas por mulheres que arrumaram espaço graças a elas e graças a SUZI QUATRO e ao sucesso do contemporâneo BLONDIE, com Debbie Harry no vocal.
O filme é ótimo para quem gosta de história do rock e vale tanto para quem já conhece a banda como para quem quer conferir uma apresentação de quem elas foram. Entretanto, ele conta a história da banda apenas em sua fase embrionária e depois inicial, com Cherie Currie nos vocais (do nome dela veio o primeiro hit "Cherry Bomb" e a arte da capa, a "cereja explosiva"). E a trilha também convence, trazendo gravações dos Pistols, Bowie, Suzi Quatro, Stooges e MC5.
Uma curiosidade é que, no disco, as atrizes Kristen Stewart (que interpreta Joan Jett) e a badalada Dakota Fanning (interpretando Cherie) cantam duas músicas juntas e Dakota assume outras duas do repertório sozinha. E o resultado agradou! Ficou bem dentro do estilo da banda e com qualidade de gravação superior aos takes do original. Mas você vai descobrir porque isso aconteceu ao ler atentamente os créditos no encarte: é a Joan Jett em pessoa que faz as guitarras, com alguns backing vocals da própria Cherie também (então está explicado!).
Já as gravações originais com as RUNAWAYS que estão no cd são: "You Drive Me Wild", "Hollywood" e uma versão ao vivo para "I Wanna Be Where The Boys Are". Nos créditos finais do filme também toca "Bad Reputation" (essa é de JOAN JETT & THE BLACKHEARTS), mas infelizmente a música não entrou na trilha desse cd.
Quem já conhece o grupo sabe que, apesar de tudo funcionar, as meninas não eram excelentes instrumentistas. Ao vivo isso transparece mais (ver LP "Live in Japan", lançado em 1977, por exemplo). Mas devemos dar um desconto, pois na época das gravações originais o padrão que vigorava era o som quase monocórdico e a atitude punk, então tocar melhor que SEX PISTOLS já é ponto para elas. Além do mais, Lita Ford e Joan Jett eram adolescentes nas RUNAWAYS e depois cresceram muito em técnica ao longo de suas carreiras individuais, então outro ponto para elas.
A vocalista Cherie foi a primeira a sair da banda, que ainda continuou mais um pouco com formação alterada, mas sem convencer. Depois, Joan Jett, a mais badgirl do grupo, saiu para a sua excelente carreira solo e emplacou mais clássicos com JOAN JETT & THE BLACKHEARTS ("I Love Rock and Roll", "Bad Reputation", etc). Lita Ford também decolou, numa carreira solo num tom mais heavy metal, embora nunca tenha obtido as vendagens do grupo de sua colega Joan.
Para quem não é tão purista, vale procurar pelos CDs de lançamento recente remasterizados. Acontece que os LPs de época, como expliquei, apostavam numa mixagem mais crua, então nas versões novas o som está mais "limpo", sem tanta compressão embolada e distorção de graves exagerada. Mas se você é purista deve ter os exemplares de LP com a mixagem original, pois era assim que elas soavam enquanto viveram seus tempos de RUNAWAYS nos anos 1970. Outra opção é se você se enquadra na categoria fã mesmo: então procure ter os dois!
Para quem quer resolver de vez a discografia básica do grupo, lá fora já tem uma versão em CD 2x1 reunindo os dois primeiros álbuns da banda, sem dúvida a melhor da safra das RUNAWAYS, com a formação original. O LP "Live in Japan" de 1977, que já tinha virado raridade, também já foi relançado recentemente em cd.
O filme também mostra um pouco do que eram as turnês das RUNAWAYS, incluindo o Japão, onde elas estouraram em popularidade.
Lista de Músicas:
1. Roxy Roller - Nick Gilder
2. The Wild One – Suzi Quatro
3. It's A Man's Man's Man's World - MC5
4. Rebel Rebel - David Bowie
5. Cherry Bomb - Dakota Fanning
6. Hollywood - The Runaways
7. California Paradise - Dakota Fanning
8. You Drive Me Wild - The Runaways
9. Queens Of Noise - Dakota Fanning & Kristen Stewart
10. Dead End Justice - Kristen Stewart & Dakota Fanning
11. I Wanna Be Your Dog - The Stooges
12. I Wanna Be Where The Boys Are – Runaways (Live)
13. Pretty Vacant - Sex Pistols
14. Don't Abuse Me - Joan Jett
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bruce Dickinson promete novo álbum "em um patamar bem acima de 'Mandrake Project'"
58 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de outubro
A banda que recusou Rock in Rio 1985: "Pessoas decidiram que não era boa ideia"
Aquiles Priester diz que Cronos, do Venom, "mudou o jogo"
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
O guitarrista apontado como melhor do mundo que Alex Lifeson não curte: "Não me tocava"
Fabio Lione debocha de fala de Felipe Andreoli: "Inventaram hiato para eu sair do Angra?"
Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
A banda que tentou trabalhar com Kurt Cobain, mas ele mal conseguia parar em pé
A música de 1983 que resumiu tudo de errado no rock americano, segundo Lemmy
As 5 melhores músicas do Metallica que foram gravadas por Cliff Burton, segundo a Revolver
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
O vocalista que Steven Tyler odiava ser acusado de copiar, mas acabou concordando que era o melhor
Nicko McBrain quis deixar o Iron Maiden nos anos 1980 por ter errado em um show
Slash anuncia álbum solo "Flying Blind" e confirma quatro shows no Brasil
Axl Rose: por que ele usava camiseta de Charles Manson, segundo ex-empresário
Axl Rose: como ele pegava todas as garotas que Slash conquistava
O hit de Cazuza contra o capitalismo com letra considerada "boba e equivocada"
A canção que virou clássico do rock com Joan Jett e havia sido rejeitada pelas Runaways
Iron Maiden: Grata surpresa e despedida perfeita do gigante
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



