Summum Bonum: banda cristã de Dark e Black Metal Sinfônico
Resenha - Felix Culpa - Summum Bonum
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 05 de agosto de 2010
Nota: 6 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Unblack Metal... Esse termo sempre conseguirá gerar algum incômodo por motivos óbvios. Natural da Bahia e originalmente formado em 2003, o Summum Bonum (do latim: ‘supremo bem’ ou ‘alvo máximo da existência’) é, atualmente, uma típica banda-de-um-homem-só, que tem como idealizador Harim, que assim define sua proposta: ‘...banda cristã, mágica e filosófica de Dark e Black Metal Sinfônico com algumas influências clássicas e épicas...’.

Seu primeiro registro é este EP com quatro faixas intitulado 'Felix Culpa', cujas letras são grunhidas de forma incompreensível no bom e velho português. Apesar de todas as texturas lúgubres dos teclados em meio às (fracas) sonoridades voltadas ao Heavy Metal proporcionarem uma proposta algo abrangente, as canções ainda estão bastante cruas em termos de composição. Certamente há muitas boas idéias e melodias envolventes, mas também um monte de ajustes em vista.
Como os teclados são os responsáveis pelas sonoridades de todos os instrumentos, sente-se muito a falta de uma guitarra realmente distorcida e uma bateria mais poderosa. Outra coisa que incomoda é a discrepância entre a definição 'cristã' do Summum Bonum para com o conteúdo de suas letras. A própria "Felix Culpa" contesta claramente o ponto de vista eclesiástico sobre o tal primeiro pecado aqui na Terra. E seu ponto de vista ficou muito bacana, assim como o restante das fantasiosas letras, que se tornam o grande ponto alto por aqui.
Harim é esforçado, mas ainda não foi capaz de satisfazer suas ambições. Se persistir - e espero que persista! - poderá fazer seu nome, pois sua música possui muitos apreciadores mundo afora. Em tempo: enquanto o Summum Bonum não estreia com um disco completo, Harim já está disponibilizando para download em seu Myspace outro EP, "Um Sonho de Fantasia Nostálgica", com cinco faixas. Boa sorte ao jovem!
Contato:
http://www.summumbonum.rg3.net
http://www.myspace.com/summumbonum777
Summum Bonum - Felix Culpa
(2010 / independente - nacional)
01. Felix Culpa
02. Through Dream Dimensions
03. Bring In The Dark
04. XXI
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As bandas que formam o "Big Four" do metal oitentista, segundo o Loudwire
A cantiga infantil sombria dos anos 1990 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
Jack Osbourne expõe "banda gigante" que exigiu quantia absurda no último show de Ozzy
Lars Ulrich, do Metallica, acha que Bon Scott é o vocalista mais legal de todos os tempos
A música que mudou a história do Dream Theater e a vida de Mike Portnoy
O pior músico com quem Eddie Van Halen trabalhou; "eu tinha que ensinar todas as partes"
A melhor música do "Black Album", do Metallica, segundo a Metal Hammer
A atração do Rock in Rio que "as pessoas já viram 500 vezes"
A joia cearense que gravou um clássico do rock nos anos 1970, segundo Regis Tadeu
Usando Pink Floyd como exemplo, Sammy Hagar diz não querer mais contato com Alex Van Halen
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Roland Grapow confirma show no Brasil celebrando 30 anos de "The Time of the Oath" (Helloween)
Cinco dicas úteis para quem vai ao Bangers Open Air 2026
A música do Thin Lizzy que marcou a vida de King Diamond
A lenda do rock que Elvis Presley admirava: "Vamos aos fatos, não consigo cantar como ele"
O solo de guitarra que foi gravado por acaso e se tornou um dos mais conhecidos da história
Quando Raul Seixas fingiu ser gringo para tentar conquistar Rita Lee - e se deu mal
Slash: guitarrista enumera seus 10 riffs favoritos


Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia
"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Iron Maiden: Em 1992 eles lançavam Fear Of The Dark



