Summum Bonum: banda cristã de Dark e Black Metal Sinfônico

Resenha - Felix Culpa - Summum Bonum

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 6


Unblack Metal... Esse termo sempre conseguirá gerar algum incômodo por motivos óbvios. Natural da Bahia e originalmente formado em 2003, o Summum Bonum (do latim: 'supremo bem' ou 'alvo máximo da existência') é, atualmente, uma típica banda-de-um-homem-só, que tem como idealizador Harim, que assim define sua proposta: '...banda cristã, mágica e filosófica de Dark e Black Metal Sinfônico com algumas influências clássicas e épicas...'.

Humor: Os impressionantes diários secretos de Roger WatersSpin: as 30 melhores faixas instrumentais de todos os tempos

Seu primeiro registro é este EP com quatro faixas intitulado 'Felix Culpa', cujas letras são grunhidas de forma incompreensível no bom e velho português. Apesar de todas as texturas lúgubres dos teclados em meio às (fracas) sonoridades voltadas ao Heavy Metal proporcionarem uma proposta algo abrangente, as canções ainda estão bastante cruas em termos de composição. Certamente há muitas boas idéias e melodias envolventes, mas também um monte de ajustes em vista.

Como os teclados são os responsáveis pelas sonoridades de todos os instrumentos, sente-se muito a falta de uma guitarra realmente distorcida e uma bateria mais poderosa. Outra coisa que incomoda é a discrepância entre a definição 'cristã' do Summum Bonum para com o conteúdo de suas letras. A própria "Felix Culpa" contesta claramente o ponto de vista eclesiástico sobre o tal primeiro pecado aqui na Terra. E seu ponto de vista ficou muito bacana, assim como o restante das fantasiosas letras, que se tornam o grande ponto alto por aqui.

Harim é esforçado, mas ainda não foi capaz de satisfazer suas ambições. Se persistir - e espero que persista! - poderá fazer seu nome, pois sua música possui muitos apreciadores mundo afora. Em tempo: enquanto o Summum Bonum não estreia com um disco completo, Harim já está disponibilizando para download em seu Myspace outro EP, "Um Sonho de Fantasia Nostálgica", com cinco faixas. Boa sorte ao jovem!

Contato:
http://www.summumbonum.rg3.net
http://www.myspace.com/summumbonum777

Summum Bonum - Felix Culpa
(2010 / independente - nacional)

01. Felix Culpa
02. Through Dream Dimensions
03. Bring In The Dark
04. XXI




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Summum Bonum"


Humor: Os impressionantes diários secretos de Roger WatersHumor
Os impressionantes diários secretos de Roger Waters

Spin: as 30 melhores faixas instrumentais de todos os temposSpin
As 30 melhores faixas instrumentais de todos os tempos

Halloween: dez clássicos do Heavy Metal para curtir a dataHalloween
Dez clássicos do Heavy Metal para curtir a data

Brian May: eu não sabia que Freddie era GayBrian May
"eu não sabia que Freddie era Gay"

Noisecreep: os 10 clipes mais assustadores do heavy metalNoisecreep
Os 10 clipes mais assustadores do heavy metal

Bandas Novas: não sejam BURRAS de pagar para tocarBandas Novas
Não sejam BURRAS de pagar para tocar

Iron Maiden: Uma análise sobre os últimos anos da DonzelaIron Maiden
Uma análise sobre os últimos anos da Donzela


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336