Sotajumala e Deathchain: split que deixa saudades
Resenha - Split CD - Sotajumala / Deathchain
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 12 de julho de 2010
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Este é um split com meros 18 minutos que deixa saudades... O selo finlandês Cobra Records reuniu duas de suas bandas conterrâneas, não muito conhecidas fora da Europa, e liberou este belo registro. As feras são o Sotajumala e o Deathchain, ambas de metal extremo, cada qual com uma canção autoral e ainda um cover do Iron Maiden, que contam com alguns convidados bastante especiais assumindo o microfone.

O Sotajumala (algo próximo a ‘Deus da Guerra’) é um veterano que está na ativa desde 1998 e possui três discos. "Sinun Virtesi" é um Death Metal mesclado ao Thrash e salpicado com Grindcore, cujo resultado é bastante old school. Excelente canção cantada em finlandês, com várias mudanças de andamento e melodias bem sacadas!
A canção do Iron Maiden escolhida pelo Sotajumala é a clássica "Prowler", do primeiro álbum dos ingleses, e aqui cantada por ninguém menos do que o próprio Paul Di’Anno. Nada grandioso, apenas soa como... O velho Maiden, oras!
Já o Deathchain soltou quatro álbuns desde 2001, quando iniciou suas atividades. Sua canção chama-se "The Crawling Chaos" e é extremamente agressiva, veloz e, mesmo não abrindo mão das melodias, não se afasta do Heavy Metal extremo. Muito Death e Thrash Metal por aqui!
Sua versão de "Purgatory", do álbum "Killers" liberado pelo Iron Maiden em 1981, apesar de um pouco abafada, ficou muito boa. O Deathchain também optou por não colocar seu estilo, seguindo bem próxima da original e contando com o vocalista Tommi Salmela, do Tarot, também conhecida por ser a ‘outra’ banda de Marco Hietala (Nightwish).
A combinação de grupos típicos do Heavy Metal extremo, também executando covers do Iron Maiden, faz deste split algo bastante simpático aos olhos de qualquer headbanger. E este registro é apenas um aperitivo, pois o Sotajumala lançou há pouco "Kuolemanpalvelus", enquanto o Deathchain estará liberando seu próximo álbum pelos próximos meses. Ambos pela Cobra Records!
Sotajumala:
Mynni Luukkainen - voz
Pete Lapio - guitarra
Kosti Orbinski - guitarra
Tomi Otsala - baixo
Timo Häkkinen - bateria
http://www.sotajumala.com
http://www.myspace.com/sotajumala
Deathchain:
K.J. Khaos - voz
Corpse - guitarra
Cult - guitarra
Kuolio - baixo
Kassara - bateria
http://www.deathchain.com
http://www.myspace.com/deathchainofficial
Sotajumala / Deathchain (split)
(2010 / Cobra Records – importado)
Sotajumala:
01. Sinun Virtesi
02. Prowler - cover do Iron Maiden (voz de Paul Di’Anno)
Deathchain:
01. The Crawling Chaos
02. Purgatory - cover do Iron Maiden (voz de Tommi Salmela, do Tarot)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
Três Álbuns Seminais Lançados em 1975, nos EUA
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
O guitarrista de jazz que largou John Lennon no estúdio; "Poderia ter sido muito legal"
A "melhor banda de rock'n'roll em disco", segundo Bono, do U2
Rock in Rio 2026: vendas do Rock in Rio Card começam em dezembro
A maneira curiosa como James Hetfield reagia aos fãs que o ofendiam por conta de "Until It Sleeps"
Glenn Hughes diz adeus ao Brasil em vídeo - "Sentirei saudades!"
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
Masterplan - Resenha e fotos do show em Porto Alegre
O guitarrista a quem Elvis Presley pediu aula de guitarra: "Ele ficava vendo minhas mãos"
Planet Hemp é daquelas bandas necessárias e que fará falta
Chaves: sósia metaleiro faz sucesso nas redes sociais
Bateria: imagine se ele tocasse um equipamento mais decente
A lendária banda de thrash metal que parecia com o Slayer, segundo Kerry King
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva



