Stryper: "Murder By Pride", elementos 80's estão de volta
Resenha - Murder By Pride - Stryper
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 03 de março de 2010
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Por mais que tenham aparecido ótimas bandas de Hard Rock cristão mundo afora, nenhuma conseguiu ocupar o trono depois que o Stryper encerrou suas atividades em 1992. Nem mesmo o próprio Stryper teve a capacidade de reconquistar seu posto, principalmente depois do desastroso "Reborn", disco de 2005 que marcou a volta do grupo ao cenário musical e que conseguiu dividir as opiniões até de seus mais ferrenhos admiradores.
Stryper - Mais Novidades
Após tantas reclamações acerca do soporífero "Reborn", o indeciso Michael Sweet foi pedir conselhos a seu público – e isso é cômico ou trágico, dependendo o ponto de vista, certo? – sobre o caminho que deveria seguir com sua música. Buenas, o resultado está em "Murder By Pride", que comprova que o vocalista soube dar ouvidos às recomendações dos velhos fãs.
Seguir as orientações de terceiros sobre como se deve criar algo certamente não é a maneira mais artística de se liberar um novo disco, afinal, onde fica a espontaneidade tão importante neste processo? Mas, de qualquer forma, o Stryper possui uma fórmula que outrora já funcionou muito bem, e não é tão difícil para um veterano utilizar alguns dos conhecidos ingredientes, mesclando-os a arranjos mais atualizados.
E foi exatamente isso que o Stryper fez. Pode não possuir a sofisticação ou carisma dos clássicos, mas muitos dos familiares elementos oitentistas estão de volta e, ainda que tudo possua certa acessibilidade, este é um álbum bem mais Hard Rock, com muitos riffs pesados e bons solos, além de até mesmo Michael, enfim, voltar a usar seus gritos estridentes, recurso esquecido há tempos.
O repertório é bastante simples e direto, mas faixas como "4 Leaf Clover", "Murder By Pride" e a inspirada balada "Alive" realmente convencem pela consistência. E curiosamente o primeiro single chama-se "Piece Of Mind", que nada mais é do que um cover do Boston, banda da qual o próprio Michael Sweet assumiu o posto de vocalista após o suicídio de Brad Delp, há alguns anos.
Vale também citar que, por problemas de ordem pessoal, Robert Sweet não toca no disco, tendo sido substituído pelo baterista Kenny Aronoff nas seções de gravação. E há um dedo verde-amarelo nas cores black and yellow do Stryper: a capa foi escolhida através de um concurso promovido a nível mundial, onde o brasileiro Gilvan Rangel foi o vencedor e teve sua arte ilustrando o sétimo álbum do grupo.
Depois do infame "Reborn", confesso já considerava o Stryper como uma carta fora do baralho... Mas eis que "Murder By Pride" surge para provar o contrário, com uma banda resgatando um pouco da velha química. O pessoal só precisava de um empurrãozinho, que veio por parte de seu devoto público. O quarteto continua no jogo e, mesclando o velho e o novo, parece estar aos poucos reinventando sua música.
Contato:
http://www.stryper.com
http://www.myspace.com/stryper
Formação:
Michael Sweet - voz e guitarra
Oz Fox - guitarra
Tracie Ferrie - baixo
Kenny Aronoff - bateria (músico de estúdio)
Stryper - Murder By Pride
(2009 / Big3 Records - importado)
01. Eclipse Of The Son
02. 4 Leaf Clover
03. Peace Of Mind
04. Alive
05. The Plan
06. Murder By Pride
07. I Believe
08. Run In You
09. Love Is Why
10. Mercy Over Blame
11. Everything
12. My Love (I'll Always Show)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Angra celebra trajetória do Sepultura e seu legado no metal
Geezer Butler permaneceu junto de Ronnie James Dio nos últimos dias de vida do vocalista
Ricardo Confessori revê seu papel no Angra: "Muito cacique para pouco índio"
Após cancelamento de turnê do Deep Purple, Ian Gillan passa por procedimento
Opeth estreia em Curitiba com death metal, "stand-up" e piada sobre o Sepultura
O álbum clássico do Metallica que não trazia as melhores músicas da banda e sim as únicas
O "álbum menor" do Deep Purple que conquistou Vivian Campbell por sua mistura inusitada
A música que fez Dave Grohl machucar a mão tentando tocar; "Como é que esses caras conseguem?"
O hábito que custou o lugar de Clive Burr no Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
O músico que tinha a maior banda da história abrindo seus shows, e trocou de lugar com eles
Fabio Lione levou para a cidade de Goiânia sua Epic Tales Tour Part II
O único ex-colega do Deep Purple que David Coverdale considera um irmão
A reação dos filhos de James Hetfield quando o Metallica retomou suas masters
Namorada de Vince Neil é presa sob acusação de agressão ao vocalista do Mötley Crüe
O famoso guitarrista de outra banda prog que Robert Fripp queria em seu lugar no King Crimson


O que impediu o Stryper de ser ainda maior nos anos 1980, segundo Michael Sweet
O disco ao vivo do Judas Priest que mudou a forma de cantar de Michael Sweet
O problema de Billy Joel, Mötley Crüe e Paul Stanley, segundo Michael Sweet
A divergência entre Max Cavalera, Jack Black e Michael Sweet sobre o grunge
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias


