Redammen: resultado intricado, singelo e explosivo
Resenha - Seed Of Svartalfheim - Redammen
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 11 de fevereiro de 2010
A trajetória do Redammen é realmente problemática. O grupo tem sua origem na capital paulista e liberou uma demo com as canções mais bombásticas que escutei nos últimos tempos, mas passou por tantos percalços que impediram que orientassem seu foco para a gravação de um primeiro álbum completo.

O Redammen surgiu das cinzas do Svartalfheim, que encerrou suas atividades na segunda metade dos anos 1990. Em 2003 liberam uma primeira demo que foi batizada simplesmente com o nome da extinta banda, "Svartalfheim". O Heavy Metal é de primeira linha e a repercussão foi tal que receberam um convite da Megahard Records para a estréia em disco, mas as dificuldades em estabilizar sua formação inviabilizaram que a idéia se concretizasse.
Ainda que a demo contasse com músicos como Nando Lima (que teve o Svartalfheim como sua primeira banda e depois passou pelo Massacration) e Leandro Caçoilo (que aceitou o projeto antes mesmo de ingressar no Eterna e Sacred Sinner), o fato é que posteriormente coube ao guitarrista Alden Nobre continuar com a banda, começando praticamente do zero.
Assim sendo, vários músicos passaram pelo Redammen ao longo dos anos, e agora chegou a vez de "The Seed Of Svartalfheim", que nada mais é do que a regravação da primeira demo com outros músicos. São apenas três canções – e que canções! – com maior qualidade de áudio do que foi apresentado no passado e que mesclam vários gêneros musicais, mas mantendo a essência do Heavy Metal.
Há de tudo por aqui. Arranjos sinfônicos, vocalizações limpas, agressivas e operísticas, tudo embalado por muito Heavy Metal que trilha por gêneros como Power, Speed, Tradicional e Progressivo. O resultado é intricado, singelo e explosivo, cheio de tantos contrastes que apenas comprova que o grupo já passou há tempos da fase das demos.
Após a gravação de "The Seed Of Svartalfheim" logo houve troca no posto da guitarra, e agora o Redammen procura definir uma tecladista/vocalista (soprano ou mezzo) com formação erudita e popular, além de investir no nome da banda. O próximo passo, naturalmente, é partir para a gravação de seu primeiro disco, que será conceitual e seguirá com toda a pompa desta excelente demo.
Formação:
Rod Starscream - voz
Alden Nobre - guitarra
Frank Crestana - guitarra
Pedro Sant'Anna - baixo
Nando Lima - bateria
Redammen – The Seed Of Svartalfheim
(2009 / CD-Demo independente – nacional)
01. Intruders
02. Wings Of Immortality To The New Dynasty
03. Lost Wind (The Seed Of Svartalfheim)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Festival SP From Hell confirma edição em abril com atrações nacionais e internacionais do metal
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Polícia faz operação "Fear of the Pix" contra venda ilegal de ingressos para shows do Iron Maiden
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Marcello Pompeu lança tributo ao Slayer e abre agenda para shows em 2026
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
Regis Tadeu revela qual lado está errado na treta do Sepultura com Eloy Casagrande
O dia em que Lars Ulrich exaltou o Iron Maiden durante conversa com Steve Harris
A música caótica do Sepultura que foi escrita na casa de Jason Newsted
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Derrick Green relembra rejeição às músicas novas do Sepultura na turnê de 1998 com o Slayer
A banda de rock nacional que é tão boa que seria encarnação de discípulos de Beethoven
Sebastian Bach e o maior arrependimento que lhe trouxe a amizade com Axl Rose
A sincera resposta de George Harrison sobre como foi trabalhar com Madonna


Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Nightwish: Anette faz com que não nos lembremos de Tarja
Megadeth: Mustaine conseguiu; temos o melhor disco em muito tempo



