Testament: um disco à altura da lenda do Thrash
Resenha - Formation Of Damnation - Testament
Por Clóvis Eduardo
Postado em 23 de abril de 2008
Demorou nove anos para que o Testament fizesse um disco de músicas inéditas. Entre 1999 e 2008 apareceram regravações, CDs e DVDs ao vivo, entretendo os fãs do bom Thrash Metal. A banda dos Estados Unidos fez de tudo neste período, inclusive uma passagem rápida pelo Brasil para alguns shows. Agora no mês de abril, é que vamos entender o motivo deste disco novo ter demorado tanto para ser colocado no mercado.
O que nos leva a questionar o motivo da demora deste novo disco. A formação do Testament mudou bastante desde "The Gathering" (1999), quando o vocalista Chuck Billy e o guitarrista Eric Peterson tinham ao lado, Steve DiGiorgio no baixo, Dave Lombardo na bateria e James Murphy na guitarra. Esta reunião conseguiu deixar muita saudade, já que o próprio "The Gathering" é considerado um marco para o Testament e também para o Metal da década de 90. Mas é tempo demais em se tratando de uma banda tão querida e influente. Estaria a criatividade se acabando para a banda?
Que nada! "The Formation Of Damnation" é um disco à altura do Testament, tão bom quanto "The Gathering", e que ainda tem a virtude de apresentar uma nova formação. O novo cd possui toda a energia que o grupo apresentou no final da década passada, melhorando ainda mais a mistura das duas guitarras de Peterson e de Alex Skolnick, que desde 2001 retornou ao Testament.
A grande obra deste CD é justamente a apresentação memorável dos dois guitarristas. Uma festa cheia de riffs recheiam o disco, desde a faixa de abertura "For The Glory Of...", até "Leave Me Forever", que fecha o trabalho. É aquela sonoridade tipicamente Testament que estávamos acostumados a ouvir no passado, intercalando solos curtos, eficientes, que deixam as músicas ainda mais especiais e dinâmicas. A faixa título é um bom exemplo disto. Pesada, tem um início rápido, mas perde um pouco da velocidade ao longo da música, mas sem perder a carga de energia, já que é empurrada pela força surreal do baterista Paul Bostaph (Slayer, Exodus), novo integrante. Como faz bem saber que o Testament está com um músico tão habilidoso e de passado mais do que brilhante.
Com 10 músicas de tempo médio entre 4 e 5 minutos (além da faixa de abertura), "The Formation Of Damnation" é acima de tudo muito coeso. O peso e a velocidade do Thrash Metal da Bay Area estão marcantes, mas sem exageros. Garantia de que o ouvinte irá iniciar um exercício para o pescoço, com diversas músicas, como "More Than Meets The Eye" e "The Persecuted Won't Forget".
O desempenho de Chuck Billy está novamente assustador! E ninguém duvidava que o maior ícone do Testament não decepcionasse neste disco. Chuck abusa menos dos guturais do que em "The Gathering", e dá mais destaque para o tom "rasgado", sempre utilizado com mais intensidade nos refrãos. A participação do sujeito está soberba, como pode ser conferido em "F.E.A.R.", uma das canções mais rápidas do disco, exigindo extrema perícia do vocalista.
Apesar de ter deixado de lançar discos novos há quase 10 anos, o Testament de maneira nenhuma desaponta os fãs, pois soube aproveitar o tempo para mexer um pouco na formação, re-gravar sucessos antigos, gravar discos ao vivo, DVDs e também fazer um novo álbum, capaz de nos prender por várias horas. "The Formation Of Damnation" põe uma pedra sobre as especulações, do receio de um futuro incerto para a banda e deixa claro que o talento de Eric Peterson, Chuck Billy, Alex Skolnick, Paul Bostaph e o baixista Greg Christian, estão acima de qualquer suspeita. Não perca, pois este certamente será um dos grandes destaques de 2008.
Faixas:
1. For the Glory of…
2. More than Meets the Eye
3. The Evil has Landed
4. Formation of Damnation
5. Dangers of the Faithless
6. The Persecuted Won't Forget
7. Henchman Ride
8. Killing Season
9. Afterlife
10. F.E.A.R.
11. Leave Me Forever
Total aproximado 49:36
Outras resenhas de Formation Of Damnation - Testament
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps