Damned Celebration: duas ótimas bandas do sul
Resenha - Damned Celebration - Sodamned e Dark Celebration
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 21 de janeiro de 2008
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
"The Damned Celebration" é o primeiro lançamento do selo catarinense Face The Abyss Records, um split com duas ótimas bandas do sul do Brasil, selecionadas a dedo e cheias de personalidade ao apresentar propostas que passeiam pelo Death e Black, além de utilizarem esporadicamente outros elementos do Heavy Metal, mas sem nunca abandonar o precioso território da música extrema.

O primeiro conjunto é oriundo de Rio do Sul (SC). Formado em 1999, o Sodamned tem em seu currículo duas demos e o EP "The Garret", gravado e liberado em 2006. E é este mesmo "The Garret" que consta neste split, com cinco canções que procuram trazer arranjos diversificados onde, sejam velozes, cadenciados ou com algumas melodias muito bem encaixadas, nunca abrem mão da distorção furiosa e absurda. Para aumentar todo este dinamismo, a construção do trabalho com as vozes é valorosa, fluindo do totalmente gutural ao rasgado.
O outro grupo chama-se Dark Celebration, horda gaúcha de Caxias do Sul na ativa desde 1996 e que tem nas costas a Demo "Satanic Tyranny" (99), o CD "Damned By Thy Name" (01) e o EP "Indicium" (05). "Steel Flagellum" foi gravado em 2007 especialmente para constar em "The Damned Celebration", e apenas comprova que o Dark Celebration possui uma inesgotável energia para elaborar música extrema e totalmente blasfema aos ouvidos cristãos. O repertório do conjunto também mostra sua grande habilidade em compor de forma diversificada, com ótimas mudanças de andamento que proporcionam uma audição realmente prazerosa aos amantes do gênero.
Com exceção da abafada faixa-bônus "Sky & Earth" (Sodamned), toda a gravação do split garante muita definição, poder e sujeira, elementos fundamentais para a música extrema. Também é impossível deixar de mencionar o requinte da Face The Abyss Records para com o projeto gráfico de "The Damned Celebration", em digipack todo preto-fosco de grande atração visual, além de encartes individuais para cada uma das bandas apresentadas – inclusive o do Sodamned traz a tradução de suas letras para o português.
"The Damned Celebration" é um excelente coquetel que beira os 40 minutos, definitivamente recomendado aos que procuram conhecer bandas extremas e relevantes, mas que atuam na clandestinidade da imensidão deste país. Se você se encaixa neste perfil, confira sem demora.
Contato:
http://www.facetheabyss.com
http://www.sodamned.com
http://www.darkcelebration.com.br
The Damned Celebration
Split-CD com Sodamned e Dark Celebration
(2008 / Face The Abyss Records - nacional)
Sodamned - "The Garret"
01. Sodamnizing
02. Dive In Nothing
03. Over The Meadow
04. Locked In The Garret
05. Sky & Earth
Dark Celebration - "Steel Flagellum"
01. Infra Dark
02. Reversed Creation
03. Prime Chaos
04. Soul´s Harvester Machine
05. Infernal Legions
06. Night´s Ritual
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Com quase 200 atrações, festival Louder Than Life confirma lineup para 2026
Show do AC/DC no Brasil é elogiado em resenha do G1; "A espera valeu a pena"
O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"
Iron Maiden - A melhor música de "Brave New World", segundo o Heavy Consequence
As 5 músicas do Guns N' Roses que melhor mostram o alcance vocal de Axl Rose
10 músicas de rock que os próprios artistas preferem esquecer, além de um álbum inteiro
A banda que o Metallica disse nunca mais querer levar para a estrada de novo
O álbum que define o heavy metal, na opinião do vocalista do Opeth
Iron Maiden anuncia o documentário "Burning Ambition", celebrando seus 50 anos
Última tour do Whitesnake foi "a pior possível", declara o guitarrista Reb Beach
Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
A cena que caratecas gaúchos viram que os fizeram querer bater muito em Sebastian Bach
Pacote VIP para show do Rush custa mais de 14 mil reais
O guitarrista que Eddie Van Halen sempre quis soar igual; "Ele é um verdadeiro artista"
Como Regis Tadeu ganharia o respeito de Bruce Dickinson em entrevista, segundo o próprio
A icônica reportagem de Glória Maria em que Raul Seixas disse que foi atropelado por onda
O rockstar que rejeitou duas vezes a Rainha Elizabeth II
Slash: Alucinações, sexo, dinheiro e armas de fogo no auge do vício



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



