Damned Celebration: duas ótimas bandas do sul
Resenha - Damned Celebration - Sodamned e Dark Celebration
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 21 de janeiro de 2008
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
"The Damned Celebration" é o primeiro lançamento do selo catarinense Face The Abyss Records, um split com duas ótimas bandas do sul do Brasil, selecionadas a dedo e cheias de personalidade ao apresentar propostas que passeiam pelo Death e Black, além de utilizarem esporadicamente outros elementos do Heavy Metal, mas sem nunca abandonar o precioso território da música extrema.

O primeiro conjunto é oriundo de Rio do Sul (SC). Formado em 1999, o Sodamned tem em seu currículo duas demos e o EP "The Garret", gravado e liberado em 2006. E é este mesmo "The Garret" que consta neste split, com cinco canções que procuram trazer arranjos diversificados onde, sejam velozes, cadenciados ou com algumas melodias muito bem encaixadas, nunca abrem mão da distorção furiosa e absurda. Para aumentar todo este dinamismo, a construção do trabalho com as vozes é valorosa, fluindo do totalmente gutural ao rasgado.
O outro grupo chama-se Dark Celebration, horda gaúcha de Caxias do Sul na ativa desde 1996 e que tem nas costas a Demo "Satanic Tyranny" (99), o CD "Damned By Thy Name" (01) e o EP "Indicium" (05). "Steel Flagellum" foi gravado em 2007 especialmente para constar em "The Damned Celebration", e apenas comprova que o Dark Celebration possui uma inesgotável energia para elaborar música extrema e totalmente blasfema aos ouvidos cristãos. O repertório do conjunto também mostra sua grande habilidade em compor de forma diversificada, com ótimas mudanças de andamento que proporcionam uma audição realmente prazerosa aos amantes do gênero.
Com exceção da abafada faixa-bônus "Sky & Earth" (Sodamned), toda a gravação do split garante muita definição, poder e sujeira, elementos fundamentais para a música extrema. Também é impossível deixar de mencionar o requinte da Face The Abyss Records para com o projeto gráfico de "The Damned Celebration", em digipack todo preto-fosco de grande atração visual, além de encartes individuais para cada uma das bandas apresentadas – inclusive o do Sodamned traz a tradução de suas letras para o português.
"The Damned Celebration" é um excelente coquetel que beira os 40 minutos, definitivamente recomendado aos que procuram conhecer bandas extremas e relevantes, mas que atuam na clandestinidade da imensidão deste país. Se você se encaixa neste perfil, confira sem demora.
Contato:
http://www.facetheabyss.com
http://www.sodamned.com
http://www.darkcelebration.com.br
The Damned Celebration
Split-CD com Sodamned e Dark Celebration
(2008 / Face The Abyss Records - nacional)
Sodamned - "The Garret"
01. Sodamnizing
02. Dive In Nothing
03. Over The Meadow
04. Locked In The Garret
05. Sky & Earth
Dark Celebration - "Steel Flagellum"
01. Infra Dark
02. Reversed Creation
03. Prime Chaos
04. Soul´s Harvester Machine
05. Infernal Legions
06. Night´s Ritual
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
A faixa do Iron Maiden que ficou com 5 minutos a mais do que eles imaginaram
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
Banda dinamarquesa perde grande parte de seus equipamentos em incêndio
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
O baterista que Phil Collins disse que "não soava como nenhum outro", e poucos citam hoje
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
Os "pais do rock" segundo Chuck Berry - e onde ele entra na história
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
A música do Machine Head inspirada em fala racista de Phil Anselmo
Mark Morton, do Lamb of God, celebra sobriedade e explica por que ainda aborda o assunto
Rock Cristão: as principais bandas nacionais
10 boas músicas do "rock bundão", de acordo com o Metal Injection
Slash desmente mito sobre o riff de "Sweet Child O' Mine", hit do Guns N' Roses

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional



