Damned Celebration: duas ótimas bandas do sul
Resenha - Damned Celebration - Sodamned e Dark Celebration
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 21 de janeiro de 2008
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
"The Damned Celebration" é o primeiro lançamento do selo catarinense Face The Abyss Records, um split com duas ótimas bandas do sul do Brasil, selecionadas a dedo e cheias de personalidade ao apresentar propostas que passeiam pelo Death e Black, além de utilizarem esporadicamente outros elementos do Heavy Metal, mas sem nunca abandonar o precioso território da música extrema.

O primeiro conjunto é oriundo de Rio do Sul (SC). Formado em 1999, o Sodamned tem em seu currículo duas demos e o EP "The Garret", gravado e liberado em 2006. E é este mesmo "The Garret" que consta neste split, com cinco canções que procuram trazer arranjos diversificados onde, sejam velozes, cadenciados ou com algumas melodias muito bem encaixadas, nunca abrem mão da distorção furiosa e absurda. Para aumentar todo este dinamismo, a construção do trabalho com as vozes é valorosa, fluindo do totalmente gutural ao rasgado.
O outro grupo chama-se Dark Celebration, horda gaúcha de Caxias do Sul na ativa desde 1996 e que tem nas costas a Demo "Satanic Tyranny" (99), o CD "Damned By Thy Name" (01) e o EP "Indicium" (05). "Steel Flagellum" foi gravado em 2007 especialmente para constar em "The Damned Celebration", e apenas comprova que o Dark Celebration possui uma inesgotável energia para elaborar música extrema e totalmente blasfema aos ouvidos cristãos. O repertório do conjunto também mostra sua grande habilidade em compor de forma diversificada, com ótimas mudanças de andamento que proporcionam uma audição realmente prazerosa aos amantes do gênero.
Com exceção da abafada faixa-bônus "Sky & Earth" (Sodamned), toda a gravação do split garante muita definição, poder e sujeira, elementos fundamentais para a música extrema. Também é impossível deixar de mencionar o requinte da Face The Abyss Records para com o projeto gráfico de "The Damned Celebration", em digipack todo preto-fosco de grande atração visual, além de encartes individuais para cada uma das bandas apresentadas – inclusive o do Sodamned traz a tradução de suas letras para o português.
"The Damned Celebration" é um excelente coquetel que beira os 40 minutos, definitivamente recomendado aos que procuram conhecer bandas extremas e relevantes, mas que atuam na clandestinidade da imensidão deste país. Se você se encaixa neste perfil, confira sem demora.
Contato:
http://www.facetheabyss.com
http://www.sodamned.com
http://www.darkcelebration.com.br
The Damned Celebration
Split-CD com Sodamned e Dark Celebration
(2008 / Face The Abyss Records - nacional)
Sodamned - "The Garret"
01. Sodamnizing
02. Dive In Nothing
03. Over The Meadow
04. Locked In The Garret
05. Sky & Earth
Dark Celebration - "Steel Flagellum"
01. Infra Dark
02. Reversed Creation
03. Prime Chaos
04. Soul´s Harvester Machine
05. Infernal Legions
06. Night´s Ritual
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Type O Negative ainda não conseguiu convencer tecladista a voltar
A música do Metallica que foi inspirada em "Run to the Hills" (e virou um "patinho feio")
O único membro do "Angraverso" que tem uma boa gestão de imagem e carreira
"Não somos um cover, somos a banda real", diz guitarrista do Lynyrd Skynyrd
Cinco versões "diferentonas" gravadas por bandas de heavy metal
Andi Deris lembra estreia do Helloween no Brasil em 1996
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
A música apocalíptica do Metallica lançada há mais de 40 anos que ainda faz sentido
Os artistas que passaram toda carreira sem fazer um único show, segundo Regis Tadeu
Rob Halford revela por que deixou o Judas Priest após "Painkiller"
"Deveríamos nos chamar o que, Iron Maiden?": Geddy Lee explica manutenção do nome Rush
Dave Mustaine explica por que Megadeth não participou do último show do Black Sabbath
A música do Helloween na fase Andi Deris que Kai Hansen adora
Essa música do Lynyrd Skynyrd é uma das mais polêmicas da história
A regra não escrita que o Iron Maiden impõe nos solos de guitarra, segundo Adrian Smith
O álbum onde, para Joe Perry, o Aerosmith atingiu seu apogeu de criatividade
A banda do rock nacional que Raul Seixas tirou sarro por não curtir o som
Alice In Chains: 5 músicas da banda que são muito belas e muito tristes

Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



