Genesis: coletânea abrangente para o fã casual

Resenha - 14 from Our Past - Genesis

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ricardo Thomaz
Enviar Correções  


Em ocasião do retorno aos palcos de um dos maiores nomes da música de todos os tempos, o Genesis, obviamente não poderia deixar de haver uma nova compilação de sucessos do grupo. Em nenhum momento este lançamento é melhor que seu antecessor, a compilação tripla "The Platinum Collection", que passa a ser desde seu lançamento, a compilação definitiva de sucessos do grupo.

Por outro lado, não se pode deixar de reconhecer o valor de tudo que foi lembrado nesta nova compilação, incluindo aí a música "Happy the Man", uma das canções mais obscuras da banda, e parte de sua história inicial como grupo. Pra se ter uma idéia, ela nunca foi lançada em um álbum de estúdio oficial, a não ser no formato de single e na compilação quádrupla "Archives, Vol. 1, 1967-1975", contendo algumas das mais preciosas raridades da banda nesse período. Resumindo, uma grande surpresa!

publicidade

Há também outra do período da banda pré-Hackett/Collins, "The Knife", um dos primeiros grandes épicos da banda. Da era Gabriel/Hackett, temos aqui maravilhas como "Watcher of the Skies", "I Know What I Like (In Your Wardrobe)", e a seminal "The Lamb Lies Down on Broadway".

Passando esse período, temos duas grandes obras do período quarteto, "Squonk" e a bela "Your Own Special Way". A compilação segue com as canções clássicas e seminais da fase trio composta por Phil Collins nos vocais e baquetas, e termina com a minifase trio de Ray Wilson. Daqui, destaco clássicos como "Turn it on Again", "Abacab" e "Land of Confusion", e completo com a divertida "That's All" e a belíssima balada romântica "Hold on my Heart". O disco fecha com a boa "Congo", da minifase Wilson.

publicidade

Para uma compilação de apenas um disco, é bem abrangente para o fã casual, pois ele tem a oportunidade de conhecer um pouco de cada período do grupo. Vamos dizer assim: se estiver sem dinheiro para adquirir a discografia completa do grupo, que para mim é o ideal, ou a compilação tripla "The Platinum Collection", que seria a melhor opção em termos de coletâneas, compre esta compilação condensada.

publicidade


WhiFin WhiFin WhiFin