Mastodon: salvação para a música pesada?
Resenha - Bloodmountain - Mastodon
Por José Cláudio
Postado em 10 de março de 2007
De uns tempos pra cá, publicações de renome como a Bizz e até a Veja vêem alardeando o despontar de uma nova safra de bandas, cuja "missão" é a de elevar o Metal a um novo patamar. Entre elas, Lamb Of God e o Mastodon em questão.
É típico da crítica inventar salvações para a música pesada. O Heavy Metal não precisa de tais bandas para provar sua competência. De Black Sabbath a Slayer, a gente conhece a qualidade do estilo. O que realmente interessa, é que o Mastodon (assim como o Trivium e o já citado LOB) acrescentam muito ao nosso gênero musical tão querido.
Assim como em qualquer outra área, a música possui divisores de água. É aí que entra o Mastodon. Sem apelar para excessos de experimentalismo, o grupo mistura Jazz e várias vertentes de Metal, resultando numa musicalidade inspiradíssima. Seu novo trabalho, Bloodmountain, consolida o que a banda ja vinha fazendo e vai um pouco além.
O álbum abre com a destruidora "The Wolf Is Loose" e segue arregaçando os tímpanos, tão caótico quanto indefinível. Tentaram rotular de Stoner, mas é pouco. Quebras de tempo, viradas de bateria absurdas (no bom sentido), palhetadas Death, vocais urrados e mélódicos... entendeu?
Como já foi dito, o Metal não precisa do Mastodon para provar nada a ninguém; mas a banda é extremamente bem-vinda!
Formação:
Brent Hinds – Guitarra e Vocal
Bill Kelliher – Guitarra
Troy Sanders – Baixo e Vocal
Brann Dailor – Bateria
Tracklist:
01 - The Wolf Is Loose
02 - Crystal Skull
03 - Sleeping Giant
04 - Capillarian Crest
05 - Cirde Sysquatch
06 - Bladecatcher
07 - Colony Of Birthman
08 - Hunters Of The Sky
09 - Hand Of Stone
10 - This Mortal Soil
11 - Siberian Divide
12 - Pendelous Skin
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps