Resenha - Extraordinary Machine - Fiona Apple
Por Rodrigo Simas
Postado em 20 de maio de 2006
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Fiona Apple pode ser taxada de excêntrica, reclusa ou qualquer outro adjetivo pejorativo que tente explicar seu comportamento. Na verdade, ela só não quer se misturar, aparecer em clipes mostrando a bunda ou em mega-festas que a tratariam como a mais nova sensação do mercado musical. Prefere fazer seu trabalho da maneira que lhe convém e deixar a música falar por si mesma. Preciso dizer que ela está certíssima?

A cantora gravou seu primeiro CD (Tidal, de 1996) com apenas 18 anos e há seis não lançava um novo álbum de estúdio (o último, When The Pawn, é de 1999). Ainda em forma, Extraordinary Machine prova que alguns anos de sumiço podem fazer muito bem para qualquer artista. Passeando por vários estilos, do blues ao jazz, do pop ao rock, suas melodias continuam instigantes e inimagináveis (até que você as escute), suas letras inteligentíssimas e sua voz melhor do que nunca: grave, dark e melodiosa na medida certa.
É difícil até mesmo citar destaques, já que Extraordinary Machine cobre tantos estilos, texturas e ritmos, cada faixa uma pequena parte de um todo, e embora todas se completem, todas sobrevivem sozinhas e têm força suficiente para tal. Se os arranjos e a melodia de "Extraordinary Machine", que dá nome ao disco, são inspiradores, e a emocionante "Parting Gift" mostra o quanto Fiona pode ser tocante, "Window" é a forma da cantora expressar alguns dos seus sentimentos mais íntimos.
O lado DVD desta edição dual disc (que tem um lado o CD convencional e do outro um DVD) traz ótimas surpresas. Além das doze músicas em Enhanced Stereo (sim, elas soam ainda melhores), um clipe para "Not About Love" e outros seis vídeos ao vivo, em apresentações bastante intimistas.
1. Extraordinary Machine
2. Get Him Back
3. O' Sailor
4. Better Version Of Me
5. Tymps (The Sick In The Head Song)
6. Parting Gift
7. Window
8. Oh Well
9. Please Please Please
10. Red Red Red
11. Not About Love
12. Waltz (Better Than Fine)
Site Oficial: http://www.fiona-apple.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
A banda de metal extremo brasileira que teve camarim no Rock in Rio invadido por Thiago Lacerda
Angus Young disse que uma banda gigante era "um Led Zeppelin de pobre"; "isso é ridículo"
Morre Phil Campbell, guitarrista que integrou o Motörhead por mais de 30 anos
A diferença entre Bruce Dickinson e Paul Di'Anno, segundo Adrian Smith
5 álbuns clássicos de rock que Gastão Moreira tentou gostar - e não conseguiu
O maior guitarrista da história da música pesada, segundo o Loudwire
Organização do Monsters of Rock divulga horários dos shows
A melhor faixa de "Powerslave", clássico do Iron Maiden, segundo o Loudwire
A opinião de vocal do Depeche Mode sobre versão do Lacuna Coil para "Enjoy the Silence"
Regis Tadeu e os cinco discos mais ridículos de heavy metal
Richie Faulkner revela que Judas Priest viaja com fisioterapeuta após susto
Apesar dos privilégios do Slayer, Gary Holt prefere os perrengues do Exodus
Ghost se despede do Cardinal Copia/Papa Emeritus IV/Frater Imperator
A opinião de Paul Rodgers sobre Adam Lambert como vocalista do Queen
Tarja Turunen explica por que é difícil morar nos países nórdicos
Doom Metal: os dez trabalhos essenciais do estilo

Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia
"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Iron Maiden: uma análise sincera de "Senjutsu"



