Resenha - Extraordinary Machine - Fiona Apple
Por Rodrigo Simas
Postado em 20 de maio de 2006
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Fiona Apple pode ser taxada de excêntrica, reclusa ou qualquer outro adjetivo pejorativo que tente explicar seu comportamento. Na verdade, ela só não quer se misturar, aparecer em clipes mostrando a bunda ou em mega-festas que a tratariam como a mais nova sensação do mercado musical. Prefere fazer seu trabalho da maneira que lhe convém e deixar a música falar por si mesma. Preciso dizer que ela está certíssima?

A cantora gravou seu primeiro CD (Tidal, de 1996) com apenas 18 anos e há seis não lançava um novo álbum de estúdio (o último, When The Pawn, é de 1999). Ainda em forma, Extraordinary Machine prova que alguns anos de sumiço podem fazer muito bem para qualquer artista. Passeando por vários estilos, do blues ao jazz, do pop ao rock, suas melodias continuam instigantes e inimagináveis (até que você as escute), suas letras inteligentíssimas e sua voz melhor do que nunca: grave, dark e melodiosa na medida certa.
É difícil até mesmo citar destaques, já que Extraordinary Machine cobre tantos estilos, texturas e ritmos, cada faixa uma pequena parte de um todo, e embora todas se completem, todas sobrevivem sozinhas e têm força suficiente para tal. Se os arranjos e a melodia de "Extraordinary Machine", que dá nome ao disco, são inspiradores, e a emocionante "Parting Gift" mostra o quanto Fiona pode ser tocante, "Window" é a forma da cantora expressar alguns dos seus sentimentos mais íntimos.
O lado DVD desta edição dual disc (que tem um lado o CD convencional e do outro um DVD) traz ótimas surpresas. Além das doze músicas em Enhanced Stereo (sim, elas soam ainda melhores), um clipe para "Not About Love" e outros seis vídeos ao vivo, em apresentações bastante intimistas.
1. Extraordinary Machine
2. Get Him Back
3. O' Sailor
4. Better Version Of Me
5. Tymps (The Sick In The Head Song)
6. Parting Gift
7. Window
8. Oh Well
9. Please Please Please
10. Red Red Red
11. Not About Love
12. Waltz (Better Than Fine)
Site Oficial: http://www.fiona-apple.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
Astros do metal unem forças em álbum tributo ao Fleetwood Mac
Sepultura fará show sem "Roots", "Arise" e "Ratamahatta" no Rock in Rio
Assista trailer de "No One's Disciple", documentário sobre vida e obra de Neil Peart (Rush)
As duas músicas do Angra que Edu Falaschi não topou cantar, segundo o próprio
O álbum de heavy metal que se tornou um dos discos mais vendidos de todos os tempos
Roger revela as duplas sertanejas que recusaram gravar com o Ultraje a Rigor
A música de 1965 que fundou o som do rock clássico, segundo Jimmy Page
Bob Daisley esclarece rumores sobre saída de Randy Rhoads da banda de Ozzy
Alex Van Halen é condecorado Cavaleiro da Ordem do Leão
Os clássicos do rock nacional que são os favoritos de Lito Sousa, do Aviões e Músicas
João Nogueira (Mastodon): "Não acho o Metallica mais legal que o Iron Maiden"
Kirk Hammett relembra seu "horripilante" primeiro dia como guitarrista do Metallica
A homenagem britânica que só Andreas Kisser e Ivan Lins têm entre os brasileiros
A banda que viciou Eric Clapton na época do Cream: "Virou minha droga"
A respeitosa opinião de Max Cavalera sobre The Edge, guitarrista do U2
Rock: discos e bandas que mais venderam em todos os tempos

Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



