Resenha - Extraordinary Machine - Fiona Apple
Por Rodrigo Simas
Postado em 20 de maio de 2006
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Fiona Apple pode ser taxada de excêntrica, reclusa ou qualquer outro adjetivo pejorativo que tente explicar seu comportamento. Na verdade, ela só não quer se misturar, aparecer em clipes mostrando a bunda ou em mega-festas que a tratariam como a mais nova sensação do mercado musical. Prefere fazer seu trabalho da maneira que lhe convém e deixar a música falar por si mesma. Preciso dizer que ela está certíssima?

A cantora gravou seu primeiro CD (Tidal, de 1996) com apenas 18 anos e há seis não lançava um novo álbum de estúdio (o último, When The Pawn, é de 1999). Ainda em forma, Extraordinary Machine prova que alguns anos de sumiço podem fazer muito bem para qualquer artista. Passeando por vários estilos, do blues ao jazz, do pop ao rock, suas melodias continuam instigantes e inimagináveis (até que você as escute), suas letras inteligentíssimas e sua voz melhor do que nunca: grave, dark e melodiosa na medida certa.
É difícil até mesmo citar destaques, já que Extraordinary Machine cobre tantos estilos, texturas e ritmos, cada faixa uma pequena parte de um todo, e embora todas se completem, todas sobrevivem sozinhas e têm força suficiente para tal. Se os arranjos e a melodia de "Extraordinary Machine", que dá nome ao disco, são inspiradores, e a emocionante "Parting Gift" mostra o quanto Fiona pode ser tocante, "Window" é a forma da cantora expressar alguns dos seus sentimentos mais íntimos.
O lado DVD desta edição dual disc (que tem um lado o CD convencional e do outro um DVD) traz ótimas surpresas. Além das doze músicas em Enhanced Stereo (sim, elas soam ainda melhores), um clipe para "Not About Love" e outros seis vídeos ao vivo, em apresentações bastante intimistas.
1. Extraordinary Machine
2. Get Him Back
3. O' Sailor
4. Better Version Of Me
5. Tymps (The Sick In The Head Song)
6. Parting Gift
7. Window
8. Oh Well
9. Please Please Please
10. Red Red Red
11. Not About Love
12. Waltz (Better Than Fine)
Site Oficial: http://www.fiona-apple.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Como o novato Chris Dovas fez o Testament soar mais pesado, segundo Chuck Billy
Andreas Kisser diz que não tem a "mínima vontade" de voltar a tocar com irmãos Cavalera
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
A diferença entre "Divine Intervention" e "Diabolus in Musica", segundo Jeff Hanneman
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
As regras do Thrash Metal
Os 10 maiores álbuns da história do grunge, em lista do Brave Words
Cinco bandas com mais de cinquenta anos de história

"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



