Resenha - Anacrônico (Dualdisc) - Pitty
Por Rafael Carnovale
Postado em 01 de dezembro de 2005
Nota: 9
O CD "Anacrônico", segundo trabalho da cantora baiana Pitty, já foi resenhado neste "website", mas agora a Deckdisc, numa boa iniciativa, lança o mesmo em versão DUALDISC. Mas afinal, o que é o DUALDISC, ou DD para os íntimos?
O DD nada mais é do que CD/DVD no mesmo pacote. Um dos lados do produto contém o CD de áudio e outro um DVD. Tal mídia vem sendo muito utilizada nos Estados Unidos e Europa. Nomes como Offspring, Judas Priest, Blink 182 e Joe Perry (Aerosmith) já lançaram seus novos trabalhos neste formato. Você pode inclusive aproveitar as vantagens de ouvir todo o cd no DVD, já que alguns DVD´s contém versões "remixadas" das músicas do CD com formado 5.1 de áudio.
Particularmente vejo o DD como uma forma de complementar o CD, com atrativos a mais que chamem a atenção para o mesmo, num pacote a preço acessível e coerente. No caso do Judas Priest, o novo CD "Angel of Retribution" vinha com 6 músicas ao vivo da turnê feita pela banda em 2004.
O CD de áudio é o mesmo já resenhado anteriormente, apresentando uma sonoridade mais pesada, como podemos ver em "Saideira", "Anacrônico" (com "riffs" bem pesados), "Memórias" (com um baixo bem distorcido) e uma pitada de "hardcore" na curta "AAHHH...!". Além disto, Pitty gravou sua primeira faixa cantando em Inglês ("Ignorin´u") e fez menções ao Nirvana na música "Quem vai Queimar?". Um belo CD, diferente de "Admirável Mundo Novo", e que mostra que a baiana não foi apenas uma artista de um só trabalho.
Já o DVD nos brinda com o documentário "Sessões Anacrônicas", com 1h e 10 mintuos divididos em 13 capítulos, aonde podemos conferir as sessões de gravação do CD, conduzidas por Rafael Ramos (ex-Baba Cósmica e agora uma espécie de Jack Endino brasileiro). Neste podemos notar a descontração de Pitty e banda, a satisfação pelo fato do CD estar sendo feito de forma descompromissada (Pitty chega a dizer que o sucesso do primeiro CD não a pressionou de forma alguma). Destaque para os trabalhos da baiana no vocal, principalmente na faixa "A Saideira", e nas doideiras que aconteciam no estúdio. Na verdade documentários como esse são para fãs ou pessoas que curtam estar dentro do estúdio acompanhando o dia a dia de uma gravação, porque mostram que essa rotina não é tão simples como se pensa. (O Metallica já escancarou isso em várias ocasiões). Mas Pitty e banda souberam conduzir os trabalhos com a serenidade necessária, e o CD saiu com facilidade.
De bônus ainda podemos escutar as 13 músicas de "Anacrônico" na seção "Jukebox", todas "remixadas" para o áudio 5.1 (você vai precisar ter um equipamento de som que comporte essa capacidade). As músicas ficam bem mais encorpadas e nítidas. Uma bola super dentro da cantora. Completam o DVD o vídeo de "Anacrônico" (muito bem feito por sinal) e uma galeria de fotos embalada pela música inédita "Seu Mestre Mandou".
Um bom produto. Quem já tem o CD pode comprar sem medo, porque há bastante coisa interessante que pode ser conferida aqui (desde que você tenha um aparelho de DVD), e quem não tem pode adquirir um produto completo, que vem até com manual de instruções. O DUALDISC vale a pena por esta razão, se usado para complementar o trabalho de estúdio, como algumas bandas vinham fazendo encartando o DVD junto com o CD. Mas o que eu disse sobre o Twisted Sister (na resenha do DVD "Live At Wacken") cabe aqui: esse formato precisa ser aperfeiçoado, pois não toca em qualquer aparelho...mas este aqui vale pela proposta.
Site Oficial: http://www.pitty.com.br
Material Cedido Por:
Deckdisc
http://www.deckdisc.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps