Resenha - Anacrônico (Dualdisc) - Pitty

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Rafael Carnovale
Enviar Correções  

9


O CD "Anacrônico", segundo trabalho da cantora baiana Pitty, já foi resenhado neste "website", mas agora a Deckdisc, numa boa iniciativa, lança o mesmo em versão DUALDISC. Mas afinal, o que é o DUALDISC, ou DD para os íntimos?

O DD nada mais é do que CD/DVD no mesmo pacote. Um dos lados do produto contém o CD de áudio e outro um DVD. Tal mídia vem sendo muito utilizada nos Estados Unidos e Europa. Nomes como Offspring, Judas Priest, Blink 182 e Joe Perry (Aerosmith) já lançaram seus novos trabalhos neste formato. Você pode inclusive aproveitar as vantagens de ouvir todo o cd no DVD, já que alguns DVD´s contém versões "remixadas" das músicas do CD com formado 5.1 de áudio.

publicidade

Particularmente vejo o DD como uma forma de complementar o CD, com atrativos a mais que chamem a atenção para o mesmo, num pacote a preço acessível e coerente. No caso do Judas Priest, o novo CD "Angel of Retribution" vinha com 6 músicas ao vivo da turnê feita pela banda em 2004.

O CD de áudio é o mesmo já resenhado anteriormente, apresentando uma sonoridade mais pesada, como podemos ver em "Saideira", "Anacrônico" (com "riffs" bem pesados), "Memórias" (com um baixo bem distorcido) e uma pitada de "hardcore" na curta "AAHHH...!". Além disto, Pitty gravou sua primeira faixa cantando em Inglês ("Ignorin´u") e fez menções ao Nirvana na música "Quem vai Queimar?". Um belo CD, diferente de "Admirável Mundo Novo", e que mostra que a baiana não foi apenas uma artista de um só trabalho.

publicidade

Já o DVD nos brinda com o documentário "Sessões Anacrônicas", com 1h e 10 mintuos divididos em 13 capítulos, aonde podemos conferir as sessões de gravação do CD, conduzidas por Rafael Ramos (ex-Baba Cósmica e agora uma espécie de Jack Endino brasileiro). Neste podemos notar a descontração de Pitty e banda, a satisfação pelo fato do CD estar sendo feito de forma descompromissada (Pitty chega a dizer que o sucesso do primeiro CD não a pressionou de forma alguma). Destaque para os trabalhos da baiana no vocal, principalmente na faixa "A Saideira", e nas doideiras que aconteciam no estúdio. Na verdade documentários como esse são para fãs ou pessoas que curtam estar dentro do estúdio acompanhando o dia a dia de uma gravação, porque mostram que essa rotina não é tão simples como se pensa. (O Metallica já escancarou isso em várias ocasiões). Mas Pitty e banda souberam conduzir os trabalhos com a serenidade necessária, e o CD saiu com facilidade.

publicidade

De bônus ainda podemos escutar as 13 músicas de "Anacrônico" na seção "Jukebox", todas "remixadas" para o áudio 5.1 (você vai precisar ter um equipamento de som que comporte essa capacidade). As músicas ficam bem mais encorpadas e nítidas. Uma bola super dentro da cantora. Completam o DVD o vídeo de "Anacrônico" (muito bem feito por sinal) e uma galeria de fotos embalada pela música inédita "Seu Mestre Mandou".

publicidade

Um bom produto. Quem já tem o CD pode comprar sem medo, porque há bastante coisa interessante que pode ser conferida aqui (desde que você tenha um aparelho de DVD), e quem não tem pode adquirir um produto completo, que vem até com manual de instruções. O DUALDISC vale a pena por esta razão, se usado para complementar o trabalho de estúdio, como algumas bandas vinham fazendo encartando o DVD junto com o CD. Mas o que eu disse sobre o Twisted Sister (na resenha do DVD "Live At Wacken") cabe aqui: esse formato precisa ser aperfeiçoado, pois não toca em qualquer aparelho...mas este aqui vale pela proposta.

publicidade

Site Oficial: http://www.pitty.com.br

Material Cedido Por:
Deckdisc
http://www.deckdisc.com.br




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Pitty: Hoje vi Billie, Miley, Bey, acham que o rock está no macho branco hétero?Pitty
"Hoje vi Billie, Miley, Bey, acham que o rock está no macho branco hétero?"

Panelaço com João Gordo: Casca acebolada com Pitty (vídeo)

Pitty: Anacrônico completa 15 anos e é relançado em versão deluxe

Daniel Weksler: Entrevista para o podcast Paternidade.doc


Pitty: feminismo existe para evitar casos como o de Claudia Leitte, diz elaPitty
Feminismo existe para evitar casos como o de Claudia Leitte, diz ela

Covers: blog elege os melhores da MPB em versão RockCovers
Blog elege os melhores da MPB em versão Rock


Music Radar: Os maiores frontmen de todos os temposMusic Radar
Os maiores frontmen de todos os tempos

Mini Iron Maiden: tocando Ghost Of The Navigator na escolaMini Iron Maiden
Tocando "Ghost Of The Navigator" na escola


Sobre Rafael Carnovale

Nascido em 1974, atualmente funcionário público do estado do Rio de Janeiro, fã de punk rock, heavy metal, hard-core e da boa música. Curte tantas bandas e estilos que ainda não consegue fazer um TOP10 que dure mais de 10 minutos. Na Whiplash desde 2001, segue escrevendo alguns desatinos que alguns lêem, outros não... mas fazer o que?

Mais matérias de Rafael Carnovale no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin