Resenha - Para Todas - Os Pedras
Por Mário Pacheco
Postado em 12 de maio de 2004
"Os piores discos são aqueles que gostaríamos de ter produzido."
Eu tinha 10/11 anos e aos domingos cantava fora do tom na missa. Meu tio ouviu aquele disparate e pensou que eu estava propositalmente avacalhando o vocal...

Magoado mesmo fiquei quando o Zezé me pediu pra fazer mímica no coro de Lucy in the Sky, pois umas gatas iam aparecer pra ver o ensaio...
Nos anos 70, elegemos um Lp do Jo Jo Gune como o pior da década. Nos anos 80, o eleito foi Rikki and the Last Days. E nos anos 90 e milênio caçadores ao título de o pior disco de rock continuam aparecendo entre eles vários filhos-da-puta de donos de gravadoras cantando inglêis...
Jamais ousaria menosprezar o esforço contundente de qualquer atividade que de maneira atávica tenha trazido à tona todas essas amarguras que eu vivi. E ouvindo o Cd "Para todas" (o mais recente de uma trilogia) dos Pedras estas experiências marcantes afloraram.
"Para Todas" é uma colagem de sons ritmos e programações e denúncias. André Pedra atropela a métrica e versifica o seu recado pacifista anarquista.
A faixa "Borboletinha" ficaria muito bem na voz da Xuxa; "Detranco", um líbelo contra a máfia dos pardais fiscalizadores de trânsito, poderia ser gravada pelo Gugu. Isso é o lado falcatrua do rock’n’roll. "É tombar ao chão" é uma balada tão contundente que o mestre Franz Krajcberg ficaria emocionado com este hino ecológico. É claro que há o espírito de Renato Russo, uma pegada do Marciano Sodomita, até Ian Curtis. E uma guitarra maníaca apoiada num pedal fuzz o tempo todo.
Fazem duas semanas que venho ouvindo este Cdr. André Pedra que veio da Paraíba para Brasília, é performer, poeta e pedreiro e acredita que o seu disco é um clássico. Ele começa o dia ouvindo o seu disco duas vezes em seguida, são 20 faixas! De esperança, amargura e rimas tolas: "mi sol girassol". Em "Arco-íris" (a faixa que mais gostei) André não economiza em mostrar a grandeza de quem possui uma alma infantil e no entanto, luta contra os inimigos, as máfias, os canalhas, os safados, o desmatamento e Bush que se foda!
Está recuperado o espírito zombeteiro do rock’n’roll. Corta essa de aula de canto porque um milhão tentaram e os Pedras acertaram em cheio na vidraça do establishment, essa é a mensagem de "Não importa o que digam". Um som parecido com as pedras.
"Para Todas" poderia tocar na sua alma, no carro, na repartição pública, na Rádio do Senado, mas o establishment quer rock de academia de escola de gravadora de faz de conta.
"Chega de caô de papo furado"
"A mulher tem vagina e o homem procura a rima".
Tô perplexo. Esta cidade que produziu Afonso Brazza agora tem a sua versão musical trashmaníaca.
Faixas:
Pegadas
Mãe Terra
Oceano de pensamentos
Concreto
Tigreza
Miragem
Planeta dos Macacos
Aurora
Pedras para que te quero
Na Espanha... Brasília, sei lá!
Dança do Saddam
Mundo Melhor
Mel
É lei tombar ao chão
DETRANCO
Mulher versos homem
Não importa o que digam
Desce outra
Arco-íris
Borboletinha
Formato: Cdr
Contato: [email protected] ou (61) 81232206
Os Pedras:
André Pedra: vocal
Marcelo Pedreira: guitarra e voz
Ricardo Ned Pedra: guitarra
Tatá Batera: bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
A única banda de rock nacional que não virou peça de museu, segundo Regis Tadeu
O músico que James Hetfield diz ser a razão de o Metallica existir
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
Banda venezuelana Van Der Dijs perde todos os integrantes em terremoto
Clássico do Led Zeppelin supera 1 bilhão de plays no Spotify
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
O álbum de 1987 que Axl Rose nunca conseguiu superar: "Seria legal vender mais"
Don Airey explica por que Simon McBride mudou o Deep Purple após Steve Morse
O álbum pesado de 1971 que Billy Corgan perseguiu a vida inteira
Jimmy Page renega o álbum apontado como seu favorito do Led Zeppelin
Kirk Hammett, do Metallica, afirma que música pop atual é uma porcaria
Rush é parado na fronteira dos Estados Unidos com o México e precisa adiar show
A banda que Lars Ulrich do Metallica adorava: "Ele caiu de joelhos e me abraçou"
O que significa "havia alguma coisa errada com o rei" no clássico "Rádio Pirata" do RPM?
Os 10 melhores álbuns da história do death metal, em lista da Metal Hammer
O disco de Hard Rock dos 80s que para Corey Taylor é um dos piores álbuns de todos os tempos


Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



