Resenha - Whispers - Ignis Fatuus
Por Thiago Sarkis
Postado em 11 de maio de 2001
A banda finlandesa Ignis Fatuus mostra em seu quarto trabalho demo um progressivo consistente, com influências de metal melódico e extremo. O instrumental do grupo é a maior base progressiva que podemos identificar nas músicas. Apesar disso, ainda podemos observar algumas passagens de guitarra e teclado que nos remetem ao melódico, como fica claro na primeira faixa, "Like My Deeds".

As influências de conjuntos tradicionais/melódicos ficam mais evidentes com o vocalista Petri Kangas, que manda agudos espetaculares em todas as composições. No entanto, Kangas não se limita a isso, e impressiona com graves firmes e variações espantosas.
O trabalho de guitarras de Jarno Juntunen e Alexi Ranta é bom. Os riffs não são o ponto forte de ambos, mas nos solos, quando contam com o apoio do tecladista Antti Hänninen, eles se sobressaem. Ótima técnica - com destaque para os arpejos - e um senso melódico acima da média.
O baterista Ilka Harjula e o baixista Timo Mustonen também mostram ser profundos conhecedores de seus instrumentos. As levadas de Harjula são precisas e o baixo de Mustonen sempre apresenta linhas marcantes.
Os finlandeses pisaram na bola no uso de vocais mais agressivos, extremos. Definitivamente essa não é a praia do grupo. O que poderia soar original, acabou soando estranho e mal feito. Não deu certo e esse tipo de vocalização tem que ser excluída das composições. Petri Kangas não leva o mínimo jeito pra isso. Sua atuação nesse quesito é péssima.
Com uma produção melhor, mas muito melhor mesmo, e alterações nessas partes falhas, essa banda tem tudo para fazer sucesso e lançar trabalhos fenomenais. Os músicos são extraordinários e merecem um "feed-back" decente.
Site Oficial – http://www.ee.oulu.fi/~iharjula
E-mail – [email protected]
Petri Kangas (Vocais)
Antti Hänninen (Teclados)
Alexi Ranta (Guitarra)
Timo Mustonen (Baixo Fretless)
Ilkka Harjula (Bateria & Vocais Adicionais)
Jarno Juntunen (Guitarra)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Slash quebra silêncio sobre surto de Axl Rose em Buenos Aires e defende baterista
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
Janela de transferências do metal: A epopeia do Trivium em busca de um novo baterista
Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
O que realmente fez Bill Ward sair do Black Sabbath após "Heaven & Hell", segundo Dio
Os 11 melhores discos de rock progressivo dos anos 1970, segundo a Loudwire
Krisiun celebra o aniversário do clássico "Apocalyptic Revelation", gravado em apenas uma semana
A paródia de letra do Capital Inicial que Biquini Cavadão criou para declarar sua inveja
Corey Taylor revela os discos que levaria para uma ilha deserta (e só um é de metal)
Refrãos: alguns dos mais marcantes do Rock/Metal

Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto
"Hollywood Vampires", o clássico esquecido, mas indispensável, do L.A. Guns
"Hall Of Gods" celebra os deuses da música em um álbum épico e inovador
Nirvana - 32 anos de "In Utero"
Perfect Plan - "Heart Of a Lion" é a força do AOR em sua melhor forma
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental



