Resenha - Saints Will Conquer Live - Armored Saint
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 27 de fevereiro de 2005
O Armored Saint foi formado em Los Angeles pelos amigos de infância Joey Vera (baixo), John Bush (voz) e Gonzo (bateria), e desde cedo perceberam que tinham futuro na música quando venceram o concurso entre bandas escolares. Mas, por mais dedicação que estes garotos sempre demonstraram, a situação realmente começou a deslanchar quando conheceram o talentoso guitarrista Dave Prichard.

Prichard, uma vez fazendo parte do Armored Saint, logo partiu para a composição de músicas, dando grande ênfase aos seus riffs de guitarras. Mesmo com canções honestas e bem acima da média do que se via naqueles tempos e tendo uma parcela considerável de fãs no circuito underground de L..A., excursionando com W.A.S.P., Judas Priest, Metallica, Aerosmith e por aí vai, a banda não conseguia realmente lançar um disco que emplacasse em todo o território norte-americano.
Mas eis que em 1988 tudo muda com o lançamento de seu quinto registro e primeiro ao vivo, o EP "Saints Will Conquer – Live", gravado no Agora Ballroom, na cidade de Cleveland, Ohio, no dia 10/09/87. Trazendo suas canções que tinham maior impacto perante o público numa apresentação que transborda energia, com uma banda entrosadíssima, tendo Bush numa atuação notável com a platéia na palma da mão. A "rifframa" alucinante de Dave Prichard é tão eficiente que não se sente a falta de mais uma guitarra e Joey Vera e Gonzo são a perfeição em seus respectivos instrumentos, uma verdadeira aula de Heavy Metal oitentista.
Com a incrível e merecida repercussão deste registro ao vivo, Armored Saint estava se transformando numa lenda do Heavy Metal em seu país e conseguindo ainda atingir Europa e América do Sul. Mas um duro golpe cai pesado sobre a banda. Dave Prichard adoece e vem a descoberta da causa: leucemia. Lutando contra a doença, preocupados com os amigo, o espírito musical da banda não diminui, pois seguem compondo até onde as forças permitiam. Infelizmente, depois de alguns meses, Prichard cede à doença e vem a falecer.
Em homenagem ao amigo perdido e ao esforço coletivo, resolvem lançar "Simbol Of Salvation", onde o peso, a melodia e o saudosismo latente transformam este álbum num dos maiores álbuns de Heavy Metal da década de 90, um tributo digno para Prichard... Mas essa é história para outra ocasião.
O que é relevante aqui é que, sem esta pérola "Saints Will Conquer – Live", o Armored Saint provavelmente seria somente mais uma das inúmeras bandas do segundo escalão da música pesada dos EUA. Vale mencionar ainda que nos relançamentos posteriores deste EP, adicionou-se uma faixa-bônus de estúdio chamada "No Reason To Live", retirada da sessão de gravações de sua primeira demo de 1983, mas que nunca havia sido apresentada ao público.
Armored Saint - Saints Will Conquer – Live
1988 – Metal Blade Records – importado
01. Raising Fear
02. Nervous Man
03. Chemical Euphoria
04. Book Of Blood
05. Can U Deliver
06. Long Before I Die
07. Madhouse
08. No Reason To Live (bônus de estúdio)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
O melhor disco de thrash metal de cada ano da década de 90, segundo o Loudwire
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A melhor música de cada disco do Megadeth, de acordo com o Loudwire
Agenda mais leve do Iron Maiden permitiu a criação do Smith/Kotzen, diz Adrian Smith
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
O ex-integrante do Megadeth com quem Dave Mustaine gostaria de ter mantido contato
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
A importância do jogador de futebol Kaká para os evangélicos, segundo Rodolfo
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu


John Bush afirma que novo disco do Armored Saint é "matador"
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar


