Resenha - Sun Caged - Sun Caged

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Thiago Sarkis
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 9


O Lemur Voice foi uma das bandas mais desmerecidas do metal progressivo em toda a história, e deu fim às suas atividades. Ali, ao lado de Altura, Mayadome, e grandes conjuntos que lançaram magníficos álbuns, mas não conseguiram o reconhecimento de, por exemplo, um Symphony X ou Shadow Gallery. Pois é hora de corrigir o erro e ouvir com muita atenção este novo grupo de Marcel Coenen (ex-líder do Lemur), o Sun Caged.

Power Metal: os dez álbuns essenciais do gêneroIron Maiden: o que os grandes músicos acham da banda?

Este debute auto-intitulado e mixado por ninguém menos que Arjen Lucassen (Ayreon), soa como uma sobrevida mais pesada do Lemur Voice, e contando com dois músicos que explodem na cena a partir deste disco: os fabulosos Rob van der Loo e Dennis Leeflang, baixista e baterista respectivamente.

Coenen passa pela melhor fase de sua carreira, extremamente inspirado, preciso e com a técnica meticulosamente acertada. Para acompanhá-lo em suas insanidades vem Joost van den Broek (Star One / Ayreon) nos teclados.

A influência de Dream Theater é bem óbvia, todavia, não devemos nos esquecer que o Sun Caged começou como uma banda de metal técnico, com EPs e demos como "Scar Winter" (2000). Marcas deste passado não muito distante, aliadas às sobrecitadas referências, unem-se para um álbum consistente de metal progressivo.

Recentemente fiz a seguinte assertiva sobre "II = I" do Andromeda: "(...) é um choque não só pela evolução monstruosa e busca de novos caminhos, como também por se tratar, desde o lançamento de 'Awake' do Dream Theater, do melhor disco já lançado nesta vertente." Mantenha o Andromeda em mente, já que é outra banda desvalorizada e que merece mais ouvintes. Contudo, saiba que "Sun Caged" destronou "II=I" no sentido analisado.

Site Oficial - http://www.suncaged.com

Andre Vuurboom (Vocais)
Marcel Coenen (Guitarras)
Joost van den Broek (Teclados)
Rob van der Loo (Baixo)
Dennis Leeflang (Bateria - Percussão)

Material cedido por:
Hellion Records - http://www.hellionrecords.com
Rua 24 de Maio, 62 - Lojas 280 / 282 / 308 - Centro.
São Paulo - SP - BRASIL
CEP: 01041-900
Tel: (11) 5083-2727 / 5083-9797 / 5539-7415
Fax: (11) 5549-0083
Email: hellion@uol.com.br




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Sun Caged"


Power Metal: os dez álbuns essenciais do gêneroPower Metal
Os dez álbuns essenciais do gênero

Iron Maiden: o que os grandes músicos acham da banda?Iron Maiden
O que os grandes músicos acham da banda?


Sobre Thiago Sarkis

Thiago Sarkis: Colaborador do Whiplash!, iniciou sua trajetória no Rock ainda novo, convivendo com a explosão da cena nacional. Partiu então para Van Halen, Metallica, Dire Straits, Megadeth. Começou a redigir no próprio Whiplash! e tornou-se, posteriormente, correspondente internacional das revistas RSJ (Índia - foto ao lado), Popular 1 (Espanha), Spark (República Tcheca), PainKiller (China), Rock Hard (Grécia), Rock Express (ex-Iugoslávia), entre outras. Teve seus textos veiculados em 35 países e, no Brasil, escreveu para Comando Rock, Disconnected, [] Zero, Roadie Crew, Valhalla.

Mais matérias de Thiago Sarkis no Whiplash.Net.

adClioIL