Resenha - Double Your Pleasure - Southern Gentlemen
Por Marcos A. M. Cruz
Postado em 18 de março de 2004
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após três anos, David T. Chastain nos brinda com mais um trabalho do SOUTHERN GENTLEMAN, projeto "Southern Rock" que como o próprio afirma, está mais para "Very Hard and Heavy Blues Rock" que para algo tradicional do gênero, como o nome poderia fazer supor.

Não que seja tão distante assim, pois tal qual no primeiro álbum, "Exotic Dancer Blues" há uma certa semelhança com os trabalhos de ROBIN TROWER, mesclados a algumas pitadas de ZZ TOP, STEVIE RAY VAUGHAN e outros.
Entretanto, há algumas pequenas diferenças entre este e seu antecessor, principalmente em relação à execução dos temas, que soam mais, digamos, "soltos", conforme explicado por Chastain em pessoa durante entrevista à Rock Brigade: "não ficamos com a navalha na garganta na hora de gravar, como acontece com muitas bandas. Eu só ia lá (ao estúdio) quando estava a fim e ficava até a hora que queria(...) 'Exotic...' foi mais planejado, enquanto que o novo teve muitas jams e partes improvisadas na própria hora de gravar. Foi tudo muito divertido, eu nem mesmo considero aquilo 'trabalho'(...) eu simplesmente peguei a guitarra e fiz o que achava que deveria fazer".
Como já foi dito acima, embora a "levada" das faixas seja puramente calcada no Rock Setentista, possivelmente a experiência do guitarrista com outros estilos trouxe algumas influências diferentes, pois o CD soa um tanto quanto "pesado", provavelmente além da conta para os puristas do gênero - é como disse Chastain: "os fãs de Blues puro não gostaram tanto, acharam muito pesado para seu gosto".
Porém, que fique bem claro: "pesado" aqui não têm absolutamente nenhuma conotação com Heavy Metal, mas sim que os riffs e as citadas "levadas" são mais proeminentes que nos discos das bandas tradicionais, pois o disco, caso tenha de ser classificado em algum gênero, sem sombra de dúvida é de Southern Rock - mas quem conhece os trabalhos de bandas como CHIGGER RED, RAGING SLAB, ONE-EYED JACK e outras, que fazem o que podemos chamar de uma espécie de "Southern moderno", não vai achar tão pesado assim.
Um detalhe adicional (e importantíssimo): como o CD saiu no Brasil via Rock Brigade Records, pode ser encontrado a preços bem mais em conta que um importado... portanto, se você, prezado leitor, tende a gostar de um som com as características acima, deve ao menos dar uma checada neste trabalho!
Faixas:
My Best Friend's Girl
Tell Me Woman
I Languish For You
Not Worth My Grave
Racing Back To Mississippi
Down On My Knees
Slutovirgin
Love Affair Gone Bad
You Should Be Ashamed
I Believe In Love
Total time: 60:51
Formação:
David T.Chastain (guitar, vocals)
Kevin Kekes (bass)
Mike Haid (drums)
Site oficial: www.southerngentlemen.com.
Material cedido por:
Rock Brigade Records - www.rockbrigade.com.br.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
O recado curto e direto que Iron Maiden passou a Blaze Bayley quando o demitiu
Regis Tadeu coloca Deep Purple no grupo de boybands ao lado do Angra
O riff caótico do Metallica que foi criado por Jason Newsted
Será que ele curtiu? O dia que Adrian Smith tocou na guitarra de Kirk Hammett
A impressionante versatilidade vocal de Fernanda Lira cantando Nightwish
Duff McKagan: "Nikki Sixx, do Motley Crue, é um gênio!"
Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional



