Resenha - Springsong - Hostsonaten

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Thiago Sarkis
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 9


Há alguns países mundo afora, onde o progressivo tem uma cena tão rica que não podemos deixar passar um álbum sequer sem uma atenção especial. A Itália integra, indubitavelmente, a lista destes territórios úberes, os quais devemos explorar, principalmente quando vem de uma gravadora como a Sublime Label e de um membro fundador do Finisterre, no caso, Fabio Zuffanti.

Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1981Slipknot: Veja membros atuais sem máscara

Dentre vários projetos liderados por ele, talvez o Hostsonaten seja aonde vemos uma parte mais intimista deste autodidata e também toda a sua capacidade como compositor. "Springsong" é o terceiro disco deste conjunto e conta com participações de atuais e antigos membros do Finisterre, como Agostino Macor (piano, mellotron, hammond, moog), e Francesca Biagini (flauta). Além destes, impossível não citar os três músicos fora de esfera da banda supracitada, propiciadores de um espetáculo à parte: Sergio Caputo, irrepreensível no violino; Federico Foglia se saindo bem na bateria e tirando o ar do ouvinte na percussão; Edmondo Romano, se destacando principalmente no saxofone.

Geralmente as composições tendem a um ritmo bem calmo, numa redoma medieval e folclórica 'ilustrada' por passagens de jazz sabiamente postadas. Volta e meia ocorrem retornos a alguns temas em leituras diversificadas, o que colabora ainda mais na fixação mental e pega já impressionante que músicas como "In The Open Fields" e "Living Stone And 1st Reprise" possuem. São raros os momentos de desenvolvimentos não tão adequados, mencionando neste ponto partes de "Toward The Sea". De toda forma, não chegam a incomodar.

Além da musicalidade, é imprescindível lembrar a embalagem que acompanha o disco, com cartões para cada uma das faixas presentes, e um esmero único. Um trabalho de destaque e possuidor de arranjos - artísticos em geral, não só musicais - singulares e marcantes.

Site Oficial - http://www.zuffantiprojects.com

Lançado pela Sublime Label - Itália




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Hostsonaten"


Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1981Heavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados em 1981

Slipknot: Veja membros atuais sem máscaraSlipknot
Veja membros atuais sem máscara


Sobre Thiago Sarkis

Thiago Sarkis: Colaborador do Whiplash!, iniciou sua trajetória no Rock ainda novo, convivendo com a explosão da cena nacional. Partiu então para Van Halen, Metallica, Dire Straits, Megadeth. Começou a redigir no próprio Whiplash! e tornou-se, posteriormente, correspondente internacional das revistas RSJ (Índia - foto ao lado), Popular 1 (Espanha), Spark (República Tcheca), PainKiller (China), Rock Hard (Grécia), Rock Express (ex-Iugoslávia), entre outras. Teve seus textos veiculados em 35 países e, no Brasil, escreveu para Comando Rock, Disconnected, [] Zero, Roadie Crew, Valhalla.

Mais matérias de Thiago Sarkis no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336