Resenha - Purplexed - Deep Purple
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 07 de julho de 2003
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Você conhece todos aqueles CD’s que são feitos para fins meramente lucrativos? Aqueles CD’s que fazem uma retrospectiva de algum momento de alguma grande banda e que é vendido em seções distintas nas lojas por preços mais modestos? Pois é, não pense que "Purplexed" é algum disco raro do Deep Purple que você fã da banda não tem, e sim, que é simplesmente uma pequena retrospectiva do que a banda fez nos anos 90, lançado aqui no Brasil pela BMG, originalmente em 1998.
Pegue os discos "Slaves & Masters" (1990), "The Battle Rages On" (1993) e "Perpendicular" (1996), mais o título ao vivo da mesma época, "Come Hell or High Water" (1994), junte com o fato de a banda mudar neste período de guitarrista (de Blackmore para Morse) e ainda a troca de vocalista (Gillan por Turner, depois o inverso), separe algumas das músicas que melhor destaque tiveram na época de seu lançamento (as de singles), e assim você terá "Purplexed". Pode parecer algo nada demais, já que aqui não estão grandes músicas de "Perfect Strangers", "Machine Head" e "Burn", mas "Purplexed", pelo seu preço superacessível pode ser uma boa peça de coleção para quem não é muito fã da banda, ou também, que não conhece muito a trajetória do Purple e gostaria de conhecer mais antes de comprar os seus discos clássicos.
Além das ótimas versões ao vivo para clássicos como "Highway Star", "Child in Time", "Smoke on the Water" e "Speed King", e de músicas interessantes presentes no citado "The Battle Rages On" (leia-se a faixa título, "Anya" e "Solitare") o disco é legal porque apresenta algumas músicas do que era o então último disco da banda, "Perpendicular", as faixas "The Aviator" e "Loosen My Strings". E no fim das contas, o que menos há neste CD são as músicas do "Slaves & Masters", quando Joe L. Turner ainda fazia parte da banda – "King of Dreams" e "Love Conquers All" apenas.
Para mim, fica difícil comentar quais as músicas que se destacam, já que sou grande fã do Purple, e para mim, todas são ótimas. Mas não há como negar, o de melhor é o presente nas músicas ao vivo.
Se você é grande fã da banda, tem todos os discos citados, não há porque comprar "Purplexed", apenas o vendo como item de coleção. Mas se fosse você um internauta que sequer chegou perto de uma música do Purple, o compre, e saiba mais do que a banda fez na última década.
Line-up:
Ian Gillan (vocal);
Joe Lynn Turner (vocal);
Ritchie Blackmore (guitarra);
Steve Morse (guitarra);
Roger Glover (baixo);
Jon Lord (teclado);
Ian Paice (bateria).
Track-list:
01. Highway Star (ao vivo)
02. The Battle Rages On
03. King of Dreams
04. Speed King (ao vivo)
05. The Aviator
06. Love Conquers All
07. Anya
08. Lossen My Strings
09. Solitare
10. Child in Time (ao vivo)
11. Smoke on the Water (ao vivo)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
Nicko McBrain celebra indicação do Iron Maiden ao Rock and Roll Hall of Fame
A música do Metallica que James Hetfield achou fraca demais; "Tá maluco? Que porra é essa?"
A maior dificuldade de Edu Ardanuy ao tocar Angra e Shaman na homenagem a Andre Matos
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
Por que Joe Perry quase perdeu a amizade com Slash, segundo o próprio
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
"Burning Ambition", a música que dá título ao documentário de 50 anos do Iron Maiden
Derrick Green explica o significado da nova música do Sepultura
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
Lendário baixista conta como era gravar com John Lennon: "Dava para sentir ele te ouvindo"
O maior guitarrista de hard rock de todos os tempos, segundo Tom Morello
A banda clássica dos anos 1960 que inspirou Sepultura a parar, segundo Andreas Kisser




A música que deixou Ritchie Blackmore sem reação em 1970; "um som grande, pesado"
Como Ringo Starr, Isaac Azimov e Lúcifer inspiraram um dos maiores solos de bateria do rock
Hits dos Beatles, Deep Purple e The Doors com riffs "roubados" de outras músicas
A respeitosa opinião de Dave Mustaine sobre Ritchie Blackmore
O guitarrista que Ritchie Blackmore acha que vai "durar mais" do que todo mundo
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



