Resenha - Sabbatum - Rondellus

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Debora Ribeiro
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Como Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward teriam composto suas músicas se tivessem nascido no século XIV ou XIII? Se quiser tirar essa dúvida, compre esse novo disco da banda medieval "Rondellus", diretamente da Estônia (!!). Uma pausa para uma pequena explicação: quando eu disse "banda medieval" não me refiro às (muito vezes competentes!) bandas de heavy metal que possuem influência medieval, e sim a um grupo que toca composições da Idade Média, com instrumentos de época da forma como eram tocados na Antigüidade.
443 acessosBlack Sabbath: 5 músicos que fizeram participações nos discos5000 acessosMetallica: ouça apenas o baixo de Cliff Burton em clássicos

Se você é daqueles fãs de metal que se recusa a ouvir qualquer coisa fora do estilo, esqueça esse CD. Mas se você é, antes de mais nada, amante de boa música e deseja saber com exatidão como eram as composições antigas, vá em frente. Na verdade, muitas bandas de metal apresentam essas influências e existem tantos apreciadores do chamado "epic metal" por aí. Mas, creio eu, que seria interessante saber de onde vem toda essa melodia e por que, tantos séculos depois, ainda existem apreciadores do estilo.

Com certeza qualquer pessoa desavisada nem pensaria em Black Sabbath ao ouvir o CD. De fato, o único que se preservou das faixas originais foram as melodias, aqui totalmente modificadas para o estilo medieval, com arranjos de canto gregoriano. As letras foram traduzidas para o latim e foram usados diversos instrumentos medievais como alaúde, salterio, harpa, vielas e gaitas de fole.

Analisar cada faixa seria cansativo, tanto porque os métodos de avaliação não seriam os comumente usados para os reviews que postamos diariamente neste site. Volto a repetir, se você realmente tem curiosidade de saber como soa um grupo medieval, esse CD é uma boa pedida. Confira abaixo o tracklist e não deixe de conferir no site (http://www.sabbatum.com) a explicação sobre todos os instrumentos utilizados no disco.

01) Verres Militares (War Pigs)
02) Oculi Filioli (Junior's Eyes)
03) Funambulus Domesticus (A National Acrobat)
04) Symptoma Mundi (Symptom Of The Universe)
05) Post Murum Somnii (Behind The Wall Of Sleep)
06) Post Aeternitatem (After Forever)
07) Magus (The Wizard)
08) Solitudo (Solitude)
09) Rotae Confusionis (Wheels Of Confusion)
10) Planetarum Vagatio (Planet Caravan)
11) Via Gravis (Hard Road)
12) Architectus Urbis Caelestis (Spiral Arcitect)

Material cedido por:
Beg The Bug Records
Pronski 7/9-56, 10124 Tallinn, Estonia
phone: +372 50 88809
e-mail: info@begthebug.com
site: www.begthebug.com

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Black SabbathBlack Sabbath
5 músicos que fizeram participações nos discos

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Black Sabbath"

Sabbath e PurpleSabbath e Purple
A genealogia intercalada das 2 bandas inglesas

Dream TheaterDream Theater
Dez semelhanças - ou seriam plágios?

Black SabbathBlack Sabbath
Ronnie James Dio e Ozzy Osbourne juntos

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Black Sabbath"

MetallicaMetallica
Ouça apenas o baixo de Cliff Burton em clássicos

Axl no AC/DCAxl no AC/DC
O fiasco que se transformou numa surpreendente união

InfluênciasInfluências
Folk Metal e Música Celta

5000 acessosBlack Sabbath: Tony Iommi explica como tocar "Paranoid"5000 acessosGuns N' Roses: banda se separou por causa de Michael Jackson, diz empresário5000 acessosBlack Sabbath: Banda deu pesadelos a Robert Trujillo5000 acessosAC/DC: "seria uma banda muito melhor se Bon Scott não tivesse morrido", diz biógrafo5000 acessosDeep Purple: Gillan tem resposta pronta pra quem o chama de velho5000 acessosKeith Moon: o cara mais louco da história do rock

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Debora Ribeiro

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online