Resenha - Fatal Mistake - Shining Star
Por André Toral
Postado em 15 de março de 2001
Nota: 9
Natural de Balneário de Camboriú (SC), o Fábio Rocha’s Shinning Star lança seu primeiro álbum no mercado, "Fatal Mistake". Antes de mais nada, é preciso dizer que esta não é uma banda comum pois o guitarrista Fábio Rocha, que também toca teclados, cercou-se de músicos do mais alto gabarito para a gravação.
De fato, todas as composições e arranjos foram feitos pelo rapaz, porém também é fantástico o desempenho da dupla do Dr. Sin, Andria Busic (baixo) e Ivan Busic (bateria), além do vocalista Nando Fernandes (ex- Cavalo Vapor-). Meu amigo, se você perdeu as esperanças de ouvir uma banda que pratica hard rock clássico e heavy metal com pique neo-clássico, revigorai, pois estarás dando de cara com um material inspiradíssimo em bandas como Rainbow, Malmsteen e Dio.
Tal comparação toma vulto logo na faixa- título, iniciando-se bem pesada, com ritmo cadenciado e teclados muito bem posicionados além de possuir um refrão marcante e solo à lá Ritchie Blackmore (ex- Deep-Purple). "Storm" se caracteriza por ser um hard com ótimas melodias e vocal muito semelhante a Dio, sem contar que os arranjos de guitarra primam pela melodia, ao invés de velocidade astronômica. Sendo outro petardo, "Masters of Skyes" traz solos inspirados em Malmsteen. Já "Last Train to Heaven" irá impressionar os fãs do consagrado Rainbow, pelo fato de sua estrutura lembrar bastante a fase de ouro desta banda, incluindo ótimos teclados. Destaque garantido para as "seis cordas" com muita garra, melodia e sentimento. "You’re Not Alone" é um heavy metal mais voltado para a fase lenta do Dio, com melodia vocal perfeita e momentos grandiosos, musicalmente dizendo. Clássico garantido. Iniciando-se pesada, com classe e teclados absurdamente lindos, "Alive and Well" é outro momento máximo do álbum. Mais uma vez tem-se um refrão estupendo. A instrumental "1000 Years Ago" é totalmente inspirada no mestre do neo-clássico, Malmsteen. O ouvinte pode ter desde solos com o mesmo pique até violões, o que nos lembra canções como "Black Star".
Resumindo, o instrumental é o máximo. A bateria de Ivan Busic encaixou-se muito bem aos arranjos e o baixo de Andria Busic deu uma consistência importantíssima ao som há participação de outros músicos convidados. Sobre o guitarrista Fábio Rocha, é importante dizer que o mesmo não exagera em momento algum, pelo contrário,: toca com a mão no coração, provando ser muito criativo e mais preocupado com o feeling. Também são impressionantes os vocais do conhecido Nando Fernandes, uma vez que se parecem bastante a Dio e com alguns toques mais voltados para o estilo de Russel Allen (Symphony X) nas partes agudas. É claro que um material destes mereceria um produção digna, mas "Fatal Mistake" apresenta algo superior, podendo ser considerado um dos melhores trabalhos a nível nacional, dentro do rock. Finalizando: se você tem um perfil musical dentro de tudo o que foi apresentado aqui, confira. Será fatal.
Para acessar o site oficial: www.shiningstarweb.com
Para contactar a banda: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps