Resenha - Nailed to Metal - Udo
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 10 de março de 2004
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Todos não duvidam da importância da figura do vocalista Udo Dirkschneider como ícone do metal mundial, não só na época em que fez parte da bem sucedida banda alemã Accept como após isto, dando seqüência com a sua carreira solo. E uma carreira tão longa, com mais de vinte anos só poderia mesmo resultar neste DVD que compreende breves momentos de toda a carreira do baixinho, em mais de cinco horas de material! Isto mesmo, esse DVD tem mais de cinco de horas de duração, totalizando exatamente 5h15. E para que todos possam acompanhar este material, saibam que seu lançamento também está sendo de forma nacional, via Hellion Records, e o mais interessante, por um preço bem modesto.
Além de Udo, Stefan Kaufmann (guitarra, também ex-Accept), Igor Gianola (guitarra), Fitty Wienhold (baixo) e Lorenzo Milani (bateria) estão se apresentando neste material, na banda que leva o simples nome de Udo. E por incrível que pareça, o fato mais importante deste DVD, a apresentação da banda na Rússia em 2001 é o menos relevante no material. Foram selecionadas apenas nove músicas deste show, deixando de fora alguns clássicos da fase Accept como "Fast as a Shark", "Princess of the Dawn", "Restless & Wild" e "Balls to the Wall", que estão presentes no CD ao vivo deste mesmo show homônimo e com lançamento via Hellion Records novamente. E é exatamente por isto que o DVD não levou uma nota "dez", não foram selecionadas as melhores faixas para o vídeo, que aliás, ficou com uma qualidade bem modesta de imagem e produção. Destaques absolutos para "Holy", "Raiders of Beyond", "Independence Day", a balada "Winter Dreams", e "I’m a Rebel".

Fora este show temos uma enorme quantidade de material bônus, a começar pelo famoso ‘behind the tour’, trazendo imagens das bandas na Rússia, Estados Unidos e ainda em um divertido salto de pára-quedas feito pelo Udo em algum lugar do globo terrestre. Depois de fotos e biografia completa de todos os músicos, o DVD conta com toda a discografia da banda Udo, incluindo trechos de todas as músicas dos álbums... Ótima idéia, para quem ainda não conhece todos os discos do baixinho. Na seção de videoclipes encontramos versões para as músicas "They Want War" (muito bom esse), "Break the Rules", "Heart of Gold" (o clipe mesmo, o making-of dele e ainda uma versão ao vivo em um programa de televisão da Alemanha, de 1989), "Timebomb" (um press-kit em formato vídeo – diria que um mini-documentário), "Independence Day", "Still", "Go Back to Hell" (ao vivo na Alemanha em 1988) e solo de bateria presente no CD "Nailed to Metal". Como se isto fosse pouco, o DVD ainda conta com uma parte somente com áudio, trazendo versões demos para músicas como "Mad Dogs and Loaded Guns", "Warchild", "Rated X", "Lough Luck" e "Recall the Sin", além de "X-T-C" que Udo gravou para um tributo ao Accept (!!!) e "The Key", música bônus do álbum "No Limits". Material para muitas horas de diversão, com certeza!
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | Voltando para o show: apesar de um áudio perfeito e um entrosamento muito bom entre os músicos, a qualidade de imagem e o posicionamento das câmeras ficaram um pouco prejudicadas por algum motivo. Se certamente isto tivesse melhor, assim como a captação do áudio do público o DVD ia ser perfeito. Mas de qualquer forma, indispensável para os fãs de música com qualidade.
Material cedido por:
Hellion Records – www.hellionrecords.com
Rua 24 de Maio, 62, lojas 280/282/308. Centro – São Paulo (SP)
Cep: 01041-900. Telefone (11) 5083.2727. Fax (11) 5549.0083.
E-mail: [email protected]. Brasil.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista vetado na banda de Suzi Quatro que três anos depois vendeu 10 milhões de discos
Tony Iommi elege o maior riff de guitarra de todos os tempos; "difícil de superar"
Astros do rock e do metal unem forças em álbum tributo ao Rainbow
A sincera opinião de Ozzy sobre George Harrison e Ringo Starr: "Vamos ser honestos?"
Com 96 atrações, Sweden Rock Festival fecha cast para edição 2026
Ex-vocalista gostaria de participar da turnê que celebra 50 anos do Accept
O clássico que o Rainbow nunca tocou ao vivo porque Ritchie Blackmore esqueceu o riff
7 músicas de metal lançadas em 2000 que estavam à frente do seu tempo, segundo a Louder
Festival Somos Rock é adiado uma semana antes da realização
Com quase 200 atrações, Summer Breeze fecha cast para edição 2026
A música do Iron Maiden que é a preferida de Mikael Akerfeldt, vocalista do Opeth
Entidade de caridade britânica rompe relações com Sharon Osbourne
Van Halen disponibiliza show "Live Without a Net" na íntegra online
Os músicos que, segundo Mick Jagger, sempre odiaram o rock dos Rolling Stones
Anette Olzon explica por que se recusa a cantar certas músicas do Nightwish ao vivo
O relacionamento de Gillan, do Deep Purple, com Ritchie, Satriani, Coverdale e Hughes
Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?
O clássico da Legião Urbana que foi inspirado na Xuxa



"Não tenho mais qualquer relação com Wolf Hoffmann", declara Udo Dirkschneider
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme

