Resenha - Nailed to Metal - Udo
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 10 de março de 2004
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Todos não duvidam da importância da figura do vocalista Udo Dirkschneider como ícone do metal mundial, não só na época em que fez parte da bem sucedida banda alemã Accept como após isto, dando seqüência com a sua carreira solo. E uma carreira tão longa, com mais de vinte anos só poderia mesmo resultar neste DVD que compreende breves momentos de toda a carreira do baixinho, em mais de cinco horas de material! Isto mesmo, esse DVD tem mais de cinco de horas de duração, totalizando exatamente 5h15. E para que todos possam acompanhar este material, saibam que seu lançamento também está sendo de forma nacional, via Hellion Records, e o mais interessante, por um preço bem modesto.

Além de Udo, Stefan Kaufmann (guitarra, também ex-Accept), Igor Gianola (guitarra), Fitty Wienhold (baixo) e Lorenzo Milani (bateria) estão se apresentando neste material, na banda que leva o simples nome de Udo. E por incrível que pareça, o fato mais importante deste DVD, a apresentação da banda na Rússia em 2001 é o menos relevante no material. Foram selecionadas apenas nove músicas deste show, deixando de fora alguns clássicos da fase Accept como "Fast as a Shark", "Princess of the Dawn", "Restless & Wild" e "Balls to the Wall", que estão presentes no CD ao vivo deste mesmo show homônimo e com lançamento via Hellion Records novamente. E é exatamente por isto que o DVD não levou uma nota "dez", não foram selecionadas as melhores faixas para o vídeo, que aliás, ficou com uma qualidade bem modesta de imagem e produção. Destaques absolutos para "Holy", "Raiders of Beyond", "Independence Day", a balada "Winter Dreams", e "I’m a Rebel".
Fora este show temos uma enorme quantidade de material bônus, a começar pelo famoso ‘behind the tour’, trazendo imagens das bandas na Rússia, Estados Unidos e ainda em um divertido salto de pára-quedas feito pelo Udo em algum lugar do globo terrestre. Depois de fotos e biografia completa de todos os músicos, o DVD conta com toda a discografia da banda Udo, incluindo trechos de todas as músicas dos álbums... Ótima idéia, para quem ainda não conhece todos os discos do baixinho. Na seção de videoclipes encontramos versões para as músicas "They Want War" (muito bom esse), "Break the Rules", "Heart of Gold" (o clipe mesmo, o making-of dele e ainda uma versão ao vivo em um programa de televisão da Alemanha, de 1989), "Timebomb" (um press-kit em formato vídeo – diria que um mini-documentário), "Independence Day", "Still", "Go Back to Hell" (ao vivo na Alemanha em 1988) e solo de bateria presente no CD "Nailed to Metal". Como se isto fosse pouco, o DVD ainda conta com uma parte somente com áudio, trazendo versões demos para músicas como "Mad Dogs and Loaded Guns", "Warchild", "Rated X", "Lough Luck" e "Recall the Sin", além de "X-T-C" que Udo gravou para um tributo ao Accept (!!!) e "The Key", música bônus do álbum "No Limits". Material para muitas horas de diversão, com certeza!
Voltando para o show: apesar de um áudio perfeito e um entrosamento muito bom entre os músicos, a qualidade de imagem e o posicionamento das câmeras ficaram um pouco prejudicadas por algum motivo. Se certamente isto tivesse melhor, assim como a captação do áudio do público o DVD ia ser perfeito. Mas de qualquer forma, indispensável para os fãs de música com qualidade.
Material cedido por:
Hellion Records – www.hellionrecords.com
Rua 24 de Maio, 62, lojas 280/282/308. Centro – São Paulo (SP)
Cep: 01041-900. Telefone (11) 5083.2727. Fax (11) 5549.0083.
E-mail: [email protected]. Brasil.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Birmingham, Ozzy Osbourne e o heavy metal que a cidade ainda reluta em assumir
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
Foto junta Slash, Duff e Sharon Osbourne, e puxa o fio do tributo a Ozzy no Grammy 2026
A música do Led Zeppelin que John Paul Jones preferia que nunca tivesse existido
Playlist - Os melhores covers gravados por 11 grandes bandas do thrash metal
A banda clássica dos anos 60 que Mick Jagger disse que odiava ouvir: "o som me irrita"
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Nick Mason do Pink Floyd
John Petrucci relembra "You Not Me", música do Dream Theater escrita com Desmond Child
O melhor disco de thrash metal de cada ano da década de 90, segundo o Loudwire
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
A curiosa opinião de Humberto Gessinger sobre os Raimundos e a cena anos 1990
A resposta inusitada de Supla quando perguntam se ele gosta de AC/DC
David Gilmour elege suas seis favoritas do Pink Floyd


O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



