Solace: Stoner Metal feito por quem entende de Stoner Metal

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por José Sinésio Rodrigues
Enviar correções  |  Ver Acessos

É um grande desafio, para mim, falar a respeito da banda SOLACE. Esta é uma das minhas bandas favoritas, desde que a conheci, de modo que tenho de tomar muito cuidado para não exagerar nos elogios. Mas não tem como ser diferente: esta banda é extremamente competente e fiel ao tipo de som que tem feito desde seu primeiro lançamento: um Stoner Metal pesadão, com sonoridade suja, riffs bem construídos e pesados, além de um toque de psicodelia macabra. Esta banda nunca me decepcionou: todos os seus lançamentos são muito, muito bons, recheados com músicas que combinam riffs pesados e melodias de modo perfeito.

Guitarras e Baixos: Perguntas e RespostasJason Newsted: revelando porque ele deixou o Metallica

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O primeiro trabalho lançado pelo SOLACE foi uma demo, lá em 1997, e o primeiro álbum veio em 2000. Desde então, este quinteto tem estabelecido seu nome no cenário do Stoner Metal (desde uma época em que este termo nem existia ou não era amplamente utilizado). Se não conhece a banda, ouça pérolas como "King Alcohol" e "Dirt", duas faixas excelentes e que resumem muito bem o que é o SOLACE. Se você é fã de bandas como BLACK SABBATH e PENTAGRAM, ouça SOLACE sem demora. Certamente, ficará impressionado com a forma como baixo, bateria e guitarras se combinam com o vocal, de forma magistral, de modo a desafiar descrição. E por falar em vocal, este é melódico quando necessário, mas tem a capacidade de saltar para algo mais obscuro nas partes mais pesadas. Coisa de profissional!

Bandas de Stoner Metal existem várias, de modo que é necessário fazer algo original para se diferenciar. E o SOLACE consegue isso; combina peso e momentos de psicodelia com um vocal excelente (vocal que, por vezes, lembra algo de OZZY). Ou seja: pode ouvir sem medo. Impossível não se impressionar com a sonoridade cativante e sombria, bem como com o trabalho único de guitarra de Tom Southard e seus solos ardentes. Na verdade, todos os músicos aqui se complementam, resultando em algo magistral.

Integrantes atuais:
. Tommy Southard (Guitarra);
. Justin Goins (Vocal e Teclado);
. Justin Daniels (Guitarra);
. Timmy Gitlan (Bateria);
. Mike Sica (Baixo; desde 2018).

Discografia da banda SOLACE:
. Solace (Demo, 1997);
. Solace (Single, 1998);
. Jersey Devils (Split, 1999);
. Further (Álbum, 2000);
. Beyond Further (Coletânea, 2000)
. 13 (Álbum, 2003);
. Blackmarker/Hammerhead (Coletânea, 2004);
. Cement Stitches (Vídeo, 2006);
. Die Drunk (Vídeo, 2006);
. Hungry Mother (Vídeo, 2006);
. The Videos: Volume One (Vídeo, 2006);
. Hammerhead (EP, 2006);
. Roadburn (Vídeo, 2007);
. The Black Black (EP, 2008);
. A.D. (Álbum, 2010);
. Bird of Ill Omen / Electric Funeral (Single, 2017);
. The Brink (Álbum, 2019).




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Solace"


Guitarras e Baixos: Perguntas e RespostasGuitarras e Baixos
Perguntas e Respostas

Jason Newsted: revelando porque ele deixou o MetallicaJason Newsted
Revelando porque ele deixou o Metallica


Sobre José Sinésio Rodrigues

José Sinésio Rodrigues mora em Londrina, no Paraná. É professor de Ciências, agente penitenciário, aluno de Geografia e coordenador de Astronáutica de um grupo de Astronomia londrinense. É também palestrante, escritor, quadrinista, contista, ex-radialista e ex-colunista de jornal. Seu contato com o Rock aconteceu com o Faith No More e Pearl Jam, no início da década de 1990. Suas bandas favoritas são: My Dying Bride, Monster Magnet, Dominus Praelii, Acrassicauda, Slayer, Fejd, Arkona e Anabioz.

Mais matérias de José Sinésio Rodrigues no Whiplash.Net.

Cli336x280 CliIL