1994: dez músicas inesquecíveis lançadas há 25 anos - Parte 1
Por Mateus Ribeiro
Postado em 14 de outubro de 2019
O ano de 1994 foi um dos mais produtivos para o mundo do rock/heavy metal. Muitos discos emblemáticos foram lançados, bandas estavam começando a aparecer, outras estavam estreando novas formações e estilos mais modernos, como o new metal, começavam a crescer.
É claro que tudo isso é lembrado até hoje pelas grandes músicas que foram lançadas naqueles dias. Confira abaixo algumas dessas músicas:
1 - "Davidian" - Machine Head: guitarras extremamente pesadas, bateria rápida e um som repleto de fúria marcam o primeiro disco do Machine Head, o icônico "Burn My Eyes". A faixa de abertura é a que melhor resume o trabalho, além de ser até hoje a música mais conhecida da banda.
2 - "Reckoning Day" - Megadeth: após o lançamento de dois ótimos discos com a sua melhor formação, o Megadeth tinha a dura missão de manter o pique em "Youthanasia". Logo nos primeiros segundos, a explosiva "Reckoning Day" mostra que a banda estava mais afiada do que nunca, o que pode ser provado ao longo de todo o disco.
3 - "Tears Of The Dragon" - Bruce Dickinson: "Balls To Picasso" é o primeiro disco de Bruce Dickinson lançado após a sua saída do Iron Maiden, e inicia a sua parceria de sucesso com o guitarrista Roy Z.
De todas as ótimas músicas do álbum, a balada "Tears Of The Dragon" acabou se tornando a mais famosa não só do disco, mas também da carreira solo de Bruce.
4 - "Dittohead" - Slayer: o disco "Divine Intervention" marca a estreia do baterista Paul Bostaph e mostra uma faceta mais moderna do Slayer. A rapidez, agressividade e violência continuavam intactas, como bem mostra a insana "Dittohead".
5 - "Blind" - Korn: em 1994, um estilo moderno, que misturava guitarras pesadas com elementos da música industrial e até mesmo hip-hop, estava surgindo. Esse estilo foi chamado de new metal e causou muita polêmica entre os mais conservadores.
O primeiro disco do Korn é considerado o pioneiro do new metal, e "Blind" é uma música que mostra bem o que é o new metal.
6 - "Black Hole Sun" - Soundgarden: lançado em 1994, o álbum "Superunknown"mudou o patamar do Soundgarden, fazendo a banda se igualar ao Nirvana e ao Pearl Jam no quesito popularidade.
A música "Black Hole Sun" é a maior bandeira da banda e acabou se tornando um dos maiores sucessos dos anos 1990.
7 - "Interstate Love Song" - Stone Temple Pilots: o segundo disco da banda, o ótimo "Purple", foi um grande sucesso, e mostrou a banda se distanciando um pouco do grunge praticado no primeiro registro.
A excelente "Interstate Love Song" fez (e faz) muito sucesso, sendo uma das canções mais conhecidas da banda e da década de 1990.
8 - "Strength Beyond Strength" - Pantera: o disco "Far Beyond Driven" foi o primeiro trabalho de metal a ter alcançado a primeira posição na Billboard. O mais incrível de tudo isso é que o disco reúne doses cavalares de peso, violência e ignorância. A faixa de abertura é um ótimo exemplo disso.
9 - "The Hand That Rocks The Cradle" - Black Sabbath: "Cross Purposes" é o disco que marca a volta de Tony Martin aos vocais do Black Sabbath.
Entre todas as músicas do (subestimado) disco, a power ballad "The Hand That Rocks The Cradle" é uma das mais poderosas e mostra que o Black Sabbath ainda tinha MUITA lenha pra queimar.
10 - "Sole Survivor" - Helloween: "Master Of The Rings" é o primeiro trabalho do Helloween com Andi Deris nos vocais. Na época, os fãs estavam curiosos para saber como seria a nova sonoridade da banda.
A ótima "Sole Survivor" mostrou que a banda fez uma ótima escolha, e que a filosofia "happy happy" ganharia certa dose de peso dali em diante.
Em breve, a parte 2!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Os três guitarristas brasileiros que John Petrucci do Dream Theater gosta bastante
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
Prefeito de SP quer trazer U2, Rolling Stones ou Foo Fighters para show gratuito
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Dream Theater faz o seu primeiro show em 2026; confira setlist
A lenda do metal que é arrogante, mala e antiprofissional, segundo Regis Tadeu
Saxon finaliza novo álbum e Biff Byford fala sobre luta contra o câncer
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
A frase surpreendente de Lars Ulrich ao vocalista do Lamb of God no último show do Sabbath
Slash promete que novo álbum do Guns N' Roses só terá material inédito
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor


O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton


