1994: dez músicas inesquecíveis lançadas há 25 anos - Parte 1

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Mateus Ribeiro
Enviar correções  |  Ver Acessos

O ano de 1994 foi um dos mais produtivos para o mundo do rock/heavy metal. Muitos discos emblemáticos foram lançados, bandas estavam começando a aparecer, outras estavam estreando novas formações e estilos mais modernos, como o new metal, começavam a crescer.

Megadeth: Pepeu Gomes comenta convite para tocar na bandaFãs de Rock: você conhece o estilo de se vestir de cada um

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

É claro que tudo isso é lembrado até hoje pelas grandes músicas que foram lançadas naqueles dias. Confira abaixo algumas dessas músicas:

1 - "Davidian" - Machine Head: guitarras extremamente pesadas, bateria rápida e um som repleto de fúria marcam o primeiro disco do Machine Head, o icônico "Burn My Eyes". A faixa de abertura é a que melhor resume o trabalho, além de ser até hoje a música mais conhecida da banda.

2 - "Reckoning Day" - Megadeth: após o lançamento de dois ótimos discos com a sua melhor formação, o Megadeth tinha a dura missão de manter o pique em "Youthanasia". Logo nos primeiros segundos, a explosiva "Reckoning Day" mostra que a banda estava mais afiada do que nunca, o que pode ser provado ao longo de todo o disco.

3 - "Tears Of The Dragon" - Bruce Dickinson: "Balls To Picasso" é o primeiro disco de Bruce Dickinson lançado após a sua saída do Iron Maiden, e inicia a sua parceria de sucesso com o guitarrista Roy Z.

De todas as ótimas músicas do álbum, a balada "Tears Of The Dragon" acabou se tornando a mais famosa não só do disco, mas também da carreira solo de Bruce.

4 - "Dittohead" - Slayer: o disco "Divine Intervention" marca a estreia do baterista Paul Bostaph e mostra uma faceta mais moderna do Slayer. A rapidez, agressividade e violência continuavam intactas, como bem mostra a insana "Dittohead".

5 - "Blind" - Korn: em 1994, um estilo moderno, que misturava guitarras pesadas com elementos da música industrial e até mesmo hip-hop, estava surgindo. Esse estilo foi chamado de new metal e causou muita polêmica entre os mais conservadores.

O primeiro disco do Korn é considerado o pioneiro do new metal, e "Blind" é uma música que mostra bem o que é o new metal.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

6 - "Black Hole Sun" - Soundgarden: lançado em 1994, o álbum "Superunknown"mudou o patamar do Soundgarden, fazendo a banda se igualar ao Nirvana e ao Pearl Jam no quesito popularidade.

A música "Black Hole Sun" é a maior bandeira da banda e acabou se tornando um dos maiores sucessos dos anos 1990.

7 - "Interstate Love Song" - Stone Temple Pilots: o segundo disco da banda, o ótimo "Purple", foi um grande sucesso, e mostrou a banda se distanciando um pouco do grunge praticado no primeiro registro.

A excelente "Interstate Love Song" fez (e faz) muito sucesso, sendo uma das canções mais conhecidas da banda e da década de 1990.

8 - "Strength Beyond Strength" - Pantera: o disco "Far Beyond Driven" foi o primeiro trabalho de metal a ter alcançado a primeira posição na Billboard. O mais incrível de tudo isso é que o disco reúne doses cavalares de peso, violência e ignorância. A faixa de abertura é um ótimo exemplo disso.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

9 - "The Hand That Rocks The Cradle" - Black Sabbath: "Cross Purposes" é o disco que marca a volta de Tony Martin aos vocais do Black Sabbath.

Entre todas as músicas do (subestimado) disco, a power ballad "The Hand That Rocks The Cradle" é uma das mais poderosas e mostra que o Black Sabbath ainda tinha MUITA lenha pra queimar.

10 - "Sole Survivor" - Helloween: "Master Of The Rings" é o primeiro trabalho do Helloween com Andi Deris nos vocais. Na época, os fãs estavam curiosos para saber como seria a nova sonoridade da banda.

A ótima "Sole Survivor" mostrou que a banda fez uma ótima escolha, e que a filosofia "happy happy" ganharia certa dose de peso dali em diante.

Em breve, a parte 2!




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Matérias

Megadeth: Pepeu Gomes comenta convite para tocar na bandaMegadeth
Pepeu Gomes comenta convite para tocar na banda

Fãs de Rock: você conhece o estilo de se vestir de cada umFãs de Rock
Você conhece o estilo de se vestir de cada um


Sobre Mateus Ribeiro

Fanático por Ramones, In Flames e Soilwork. Limeirense com muito orgulho (e sotaque).

Mais matérias de Mateus Ribeiro no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280