Planet Metal: A revista que deixou saudades
Por Mateus Ribeiro
Postado em 03 de janeiro de 2019
Para começo de conversa, acredito que muita gente conheça a saudosa revista Planet Metal. Caso você não conheça, foi uma publicação do final dos anos 90, que como sugere o nome, falava sobre o mundo da música pesada. Mas o diferencial de toda a coisa não estava nas matérias (que por sinal, eram muito legais), mas sim, no acompanhamento da revista: um CD com músicas de bandas do Brasil e do mundo.
Quem vivenciou aquela época sabe que a Internet era um sonho distante, e que para se descobrir bandas, ou você tinha um amigo que te gravava fitas, ou se arriscava em alguma loja que vendia ou alugava discos. É óbvio que tudo era bem mais fácil do que no início dos anos 80, por exemplo, mas o serviço que a revista prestou é algo gigantesco, principalmente para pessoas como eu, que estavam sedentas por novas descobertas. Além de ficar bem informada, a galera também poderia ouvir coisa nova.
Através da Planet Metal, eu conheci muita, mas MUITA coisa que gosto até hoje. Bandas como Nevermore, Iced Earth, Eterna, Rage, Tristania, Sentenced, Rotting Christ, Dorsal Atlântica,Krisiun e tantas outras entraram na minha vida por conta da revista. E da mesma maneira que eu fiquei maravilhado com tanta coisa, imagino que muitos adolescentes que estavam mergulhando no mundo do metal ficaram felizes com tanta coisa boa que chegava para alegrar nossos ouvidos. E o melhor de tudo: a revista tinha um preço acessível, o que tornava toda essa busca por sons novos um pouco mais fácil.
Longe de qualquer tipo de saudosismo, já que reconheço as facilidades da tecnologia, que hoje nos permite ter discografias digitais em minutos,mas a sensação de esperar a revista chegar na banca para se deliciar com os sons novos era coisa de outro mundo. Bom, no meu caso, eu esperava meu irmão comprar, pra depois ler a revista e ouvir o CD escondido.
Infelizmente, a Planet Metal teve pouco mais de dez edições, o que foi suficiente para deixar saudade no coração de muita gente.
Para relembrar um pouco, vamos voltar no tempo com algumas edições dos CDs da revista que foram colocados no Youtube.
E você, quais lembranças guarda dessa grande revista?
Um abraço, feliz 2019 e até a próxima!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps