Greta Van Fleet: O filho do Led Zeppelin
Por Rafael Coutinho
Postado em 14 de dezembro de 2017
Conheçam (por favor) o Greta Van Fleet!
Greta Van Fleet - Mais Novidades
Greta Van Fleet é um quarteto de jovens (lá pelos 20 anos de idade em média) que parecem deslocados em sua geração, coisa muito comum no mundo do rock n' roll: deveriam ter aparecido na era dourada do rock clássico - especificamente os anos 70 de bandas como Black Sabbath, Deep Purple e claro, Led Zeppelin. Originais da cidade de Frankenmuth, Michigan, os irmãos Kiska (Os gêmeos Josh no vocal e Jake na guitarra, mais o jovem Sam no baixo) formaram a banda em 2012 com o baterista Kyle Hauck, que foi substituído por Daniel Wagner em 2013.
No início de 2014, eles gravaram um EP ao vivo - intitulado "Greta Van Fleet: Live in Detroit" - fez um certo barulho na cena local, permitindo ao grupo um contrato com a Lava Records. O single "Highway Tune" estourou no início de 2017 enquanto a banda vem tocando cada vez mais em grandes festivais. "Highway Tune" que saiu de seu EP de estréia, "Black Smoke Rising".
Lançaram em novembro o LP duplo "From the Fires", que incluiu um álbum composto por quatro novas faixas e outras quatro músicas que vieram do EP "Black Smoke Rising".
Corram para ouvir essa banda - além de ótimos músicos apesar da pouca idade, os meninos tem uma presença de palco incrível, o carisma das grandes bandas, e automaticamente nos primeiros segundos de audição você terá a impressão de ter errado o disco e estar ouvindo os gritos de Robert Plant e cia!
O principal destaque obviamente vai para Josh, o vocal. Os trejeitos e a voz são 99% influência do Plant, é evidente. Mas espero muito que esse menino cuide da sua voz, que é incrível! Ele não faz força para cantar e tem uma performance de enxer os olhos como já disse antes, além de se vestir como se estivesse em 1975 ( todos eles, aliás!)
O guitarrista Jake é muito bom também (eu não acreditei quando vi o moleque solando com a guitarra nas costas em um dos vídeos no youtube). Encontramos ótimos riffs e melodias sensacionais pelo disco todo.
O baixista Sam e o baterista Daniel também são muito bons, consistentes e seguram muito bem a onda em todas as faixas altamente anos 70, cheia de swing e peso na medida certa para o hard rock proposto.
Enfim, eu pirei nos sons e nas performances ao vivo - todos são ótimos. Contagiante ver uma molecada com tamanho bom gosto e fazendo um som incrível com tanta influência de uma época em que a maioria da garotada de hoje nem se interessa em conhecer o que existiu.
Com certeza vão aparecer opiniões dizendo que não é nada original, que é uma cópia do passado. Mas que bela cópia, pelo menos! E sendo composições próprias não vejo problema algum em se basear descaradamente em uma das bandas mais incríveis que já existiram, não é mesmo?
Tenho que agradecer ao casal de amigos meus que me apresentaram essa maravilha, e vocês, espalhem aos seus amigos. Rock n' Roll!
A semelhança entre Greta Van Fleet e Led Zeppelin
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps