Nirvana: Dave revela por quê a banda estava "fraturada" em 1992
Por Brunelson T.
Fonte: Rock in The Head
Postado em 18 de setembro de 2017
O ex-baterista do NIRVANA, Dave Grohl, foi entrevistado pela revista Mojo e falou sobre o lendário desempenho da sua ex-banda no Reading Festival/1992 (Inglaterra), exatamente há 25 anos atrás:
"Muita coisa aconteceu nos 12 meses desde que tocamos no Reading Festival em 1991, quando ainda nem éramos conhecidos e fomos a 2ª ou 3ª banda a se apresentar no começo daquela tarde... Nós tivemos esses altos e incríveis momentos, assim como alguns períodos de baixa. Kurt estava na clínica de reabilitação e por isso não nos apresentamos e nem ensaiamos em certas épocas no ano de 1992. Kurt estava morando em Los Angeles e Krist (baixista) e eu estávamos morando em Seattle. A banda ficou fraturada de certa forma... Eu e Krist esperávamos voltar a tocar para participar do festival em 1992 e sem nenhum ensaio, nós realmente nos apresentamos e foi um dos melhores shows do NIRVANA na minha opinião".
A filha de Kurt Cobain e Courtney Love, Frances Bean Cobain, havia nascido menos de 02 semanas antes dessa histórica apresentação em meio a acusações sobre o uso rígido de drogas do casal - mais notoriamente por uma matéria de capa da revista Vanity Fair publicado no início daquele mês.
Comentários nos bastidores do festival apontavam que o NIRVANA não iria se apresentar, devido à escandalosa e falsa notícia da revista Vanity Fair de que Courtney estava injetando heroína em plena gravidez, cujo bebê havia nascido deformado e deixado no banco de trás de um táxi - além dos rumores da saúde debilitada de Kurt. Por isso que Kurt entrou no palco sendo empurrado numa cadeira de rodas e vestido com um jaleco de paciente hospitalar, só para tirar aquela "palha".
Dave continuou: "Lembro-me de esbarrar nas pessoas que estavam nos bastidores do festival que me perguntavam: ‘O que você está fazendo aqui?’. E eu respondia: ‘Nós somos a porra de headliner do festival!’ As pessoas então falavam: ‘O quê? Eu pensei que vocês haviam cancelado a participação!' Me lembro de ter pensado, tipo: ‘Mas que porra está acontecendo aqui?’"
O Reading Festival de 1992 foi realizado em Agosto e o NIRVANA não se apresentava e nem ensaiava desde Junho daquele ano, após uma rápida turnê por 10 países em lugares como Irlanda, Espanha e países da Escandinávia - para suprir as datas canceladas quando estavam promovendo o clássico álbum "Nevermind" (2º disco, lançado em Setembro/1991). Estes shows são raros de se achar e muito cobiçado pelos fãs mais assíduos. Antes disso, a última apresentação da banda havia sido em Fevereiro/1992.
Para participar deste festival, Kurt aceitaria sob 01 condição: somente se ele escolhesse as principais e outras bandas para tocar no evento. Entre os artistas e grupos que contribuíram para o line-up à pedidos de Kurt, estavam: NICK CAVE, L7, MELVINS, PAVEMENT, EUGENIUS, TEENAGE FANCLUB, SCREAMING TREES, PJ HARVEY, PUBLIC ENEMY, SMASHING PUMPKINS, ROLLINS BAND, SHONEN KNIFE, URGE OVERKILL, MUDHONEY e outras...
Confira a performance "zoada" (pra variar) neste festival da clássica música "Smells Like Teen Spirit", de quando a banda já não aguentava mais ter que tocá-la sempre em todos os shows:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
Deep Purple lança "Splat!", seu disco mais pesado em muitos anos
As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
O motivo compreensível que levou Mikkey Dee a deixar o King Diamond
As 5 melhores músicas do Black Sabbath de todos os tempos, segundo Geezer Butler
O filme com a melhor trilha sonora de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
As 25 melhores músicas do Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
O vocalista contestado que mudou os rumos de uma das maiores bandas da história do metal
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
As três capas que enganaram Gastão: "Achei que era metal, mas era outra coisa"
A música de guitarra que Brian May chamou de uma das mais bonitas já gravadas
Marcelo D2: "Via Ratos de Porão e Cólera mais como alternativa que Titãs e Barão"
A música boa escondida no pior disco do Metallica, segundo a Louder
Children of Bodom anuncia show na Espanha para julho de 2027
O disco de 1968 que fez os Beatles mudarem os planos para o Álbum Branco


Kurt Cobain não curtia tocar "Smells Like Teen Spirit", maior sucesso do Nirvana
O álbum do Nirvana que Kurt Cobain mais se orgulhava de ter feito
Kurt Cobain não queria seguir o mesmo caminho de Eric Clapton
A música que Dave Grohl disse ser a essência do Nirvana, diferente de hits como "Smells"
Com ex-Nirvana na bateria, Sleep anuncia nova formação
Billy Corgan recorda primeira vez que ouviu "Smells Like Teen Spirit", do Nirvana
A melhor música dos anos 90, segundo a Classic Rock
"Rock Against Reagan", o festival que mudou a vida de Dave Grohl
A música do Metallica que Kurt Cobain não parava de pedir para Kirk Hammett
A banda que Kurt Cobain gostou tanto quando conheceu que quis tocar numa banda cover dela


