Pantera: O histórico das turnês pelo Brasil
Por Fernando Yamada
Postado em 20 de fevereiro de 2017
A história do Pantera com o Brasil inclui duas turnês com shows lotados e uma turnê cancelada em cima da hora. Além disso, a banda esteve em uma turnê conjunta com o Kiss pela América do Sul, que não incluiu o Brasil.
Se você esteve presente em qualquer destes shows ou iria em algum dos shows cancelados, compartilhe sua experiência e outras informações nos comentários.
PRIMEIRA VISITA
A primeira visita ao Brasil ocorreu em 1993, com dois shows lotados no Olympia, em São Paulo, nos dias 07 e 08 de dezembro. A banda estava na turnê de divulgação do álbum Vulgar Display Of Power.
Set list do primeiro show:
A New Level
Walk
The Art Of Shredding
Domination/Hollow
Fucking Hostile
This Love
By Demons Be Driven
Mouth For War
Primal Concrete Sledge
Whiplash (Metallica)
Cowboys From Hell
Uma resenha detalhada do segundo show pode ser conferido no link abaixo:
Abaixo um raríssimo registro em vídeo do primeiro show:
Confira também uma entrevista com Dimebag Darrell e Vinnie Paul para o programa Fúria Metal da MTV, realizado quando da passagem pelo Brasil:
O RETORNO
Em abril de 1995, a banda retornou ao Brasil para dois shows em São Paulo, no Olympia (dias 24 e 25) e um show no Rio de Janeiro, no Imperator (dia 26), desta vez na turnê do álbum Far Beyond Driven.
Set list do segundo show em São Paulo:
Strength Beyond Strength
Becoming
5 Minutes Alone
A New Level
Walk
Use My Third Arm
Domination
Primal Concrete Sledge
Fucking Hostile
This Love
Cold Gin (Kiss)
I'm Broken
Planet Caravan (Black Sabbath)
Cowboys From Hell
O primeiro show em São Paulo foi marcado por um incidente envolvendo o vocalista Phil Anselmo, que se feriu com um objeto cortante jogado no palco. Isso fez com a banda encurtasse o seu set, deixando de tocar as músicas Planet Caravan e I'm Broken. No segundo show, tudo transcorreu normalmente, com a banda tocando estas músicas.
Os ingressos para os shows em São Paulo custavam de R$ 20,00 (pista) a 40,00 (camarote).
SHOWS COM O KISS. BRASIL FORA DA TURNÊ.
A banda fez a abertura dos shows da concorrida turnê de reunião do Kiss com a formação clássica, pela América do Sul. Os shows ocorreram em Santiago, no dia 11 de março de 1997, no Velódromo do Estádio Nacional, e em Buenos Aires, no dia 14, no Estádio do River Plate, para 50 mil pessoas.
Apesar dos boatos de que a banda também passaria pelo Brasil, nenhuma data chegou a ser anunciada.
Confira abaixo o registro em áudio do show em Buenos Aires:
CANCELAMENTO EM 1998
Divulgando o álbum Official Live: 101 Proof, os americanos fizeram shows em Santiago, no dia 06 de maio de 1998, no Teatro Monumental, e em Buenos Aires, nos dias 08 e 09 de maio, no Estádio do Parque Sarmiento.
Após estes shows, a banda se apresentaria no Brasil, com shows em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Entretanto, a banda cancelou toda a turnê brasileira em cima da hora, sendo que alguns fãs souberam do cancelamento quando chegaram no Olympia, em São Paulo, que seria o local do primeiro show.
A alegação para o cancelamento foi a de que ocorreram divergências técnicas entre a produtora e a agência responsável pelos interesses da banda.
Confira abaixo o vídeo do show completo em Santiago:
https://www.youtube.com/results?search_query=pantera+chile+98
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps