Paul Gilbert: Entre os principais guitarristas de rock
Por Thiago Mingues da Silva
Fonte: Blog Guitarpedia
Postado em 27 de janeiro de 2017
Um dos guitarristas mais marcantes e influentes principalmente nas décadas de 1980 e 1990, que sempre figura entre os principais guitarristas de rock de todo o mundo, e é responsável por influenciar gerações de guitarristas até os dias de hoje, é Paul Gilbert.
Reconhecido pela sua apurada técnica, bom gosto e criatividade, Paul é reverenciado a mais de trinta anos pelos amantes das seis cordas.
O Começo de Tudo
Paul Brandon Gilbert, nasceu na cidade de Carbondale, no estado americano de Illinois, em 6 de novembro de 1966.
Conheça Aqui o Guitarpedia e assista as nossas aulas de técnica e aprenda sobre pentatônica e outras escalas, palhetada alternada, ligados, tapping, fraseado, modos etc. Temos a plataforma online mais rápida e eficaz, para o seu aprendizado e evolução musical.
Apesar de ter nascido no estado de Illinois, Gilbert passou a maior parte de sua infância na cidade de Greensburg, no estado da Pennsylvania.
Desde muito cedo Paul já se interessava por música, e principalmente pelas bandas de Hard Rock e Heavy Metal, que eram as maiores estrelas musicais da época como: Kiss, Iron Maiden, Led Zeppelin, Black Sabbath, Aerosmith entre outras.
Gilbert começou a se aventurar no mundo da guitarra com apenas 5 anos de idade, e com 15 já era um notável prodígio do instrumento. Durante este período Paul costumava fazer algumas apresentações nas proximidades de Pittsburgh com a sua banda Tau Zero.
Tais apresentações o colocaram em evidência na cena local, o que chamou a atenção de Mike Varney, presidente da Shrapnel Records. Que apesar de muito admirado com a qualidade do garoto não o tornou um dos artistas da gravadora, mas manteve sua atenção voltada para o jovem.
Mudança para Los Angeles e o Início da Carreira
Em 1984 Paul cruza o país e se muda para Los Angeles, na Califórnia. E inicia seus estudos no renomado Musicians Institute. Apenas um ano depois em 1985, Gilbert é convidado para se tornar um dos instrutores da instituição posto que ocupa até os dias atuais.
Racer X
Formado em Los Angeles em 1985, Racer X foi uma banda de Rock composta por Paul Gilbert (guitarra), Juan Alderete (baixo), Harry Gschoesser (bateria) e Jeff Martin (vocal).
Eles eram fortemente influenciados pela banda Judas Priest e a forma de tocar guitarra de Paul Gilbert lembrava Yngwie Malmsteen, mostrando solos rápidos com técnicas de altíssimo nível. Gschoesser foi substituído por Scott Travis (mais tarde conhecido por ser o baterista do Judas Priest) em 1986, e Bruce Bouillet foi adicionado como segundo guitarrista.
Bouillet era um guitarrista muito habilidoso, sendo que sempre tinha que tocar as frases de extrema dificuldade criadas por Paul Gilbert. Paul ganhou reconhecimento como um dos guitarristas mais rápidos do mundo por conta de suas incríveis músicas técnicas como "Technical Difficulties", "Frenzy", "Scarified", "Y.R.O." e "Scit Scat Wah".
Gilbert deixou o Racer X em 1988. A banda continuou então por um curto período de tempo com o guitarrista Chris Arvin e o vocalista Oni Logan (mais tarde na banda George Lynch, Lynch Mob) quando o vocalista Jeff Martin saiu para tocar bateria na banda de Jake E. Lee, Badlands, no qual substituiu Eric Singer que havia saído para tocar com Alice Cooper. Logo depois, os membros do reinventado Racer X se separaram.
Anos depois a banda se reuniu em sua formação original e em 1991 gravaram o álbum Technical Difficulties, que ganhou disco de ouro no Japão.
Acesse www.guitarpedia.com.br, assista a uma de nossas aulas, e conheça o nosso player exclusivo com a função loop, que otimiza o seu tempo, e elevará a sua técnica nas seis cordas para um novo patamar.
Nós contamos com alguns dos músicos mais relevantes no cenário musical do nosso país. Alguns deles são Djalma Lima, Pollaco, Fábio Santini, Bruno Godinho, Vandré Nascimento, entre outros. Acesse já!!!
Saiba tudo sobre Guitarra Rock nas aulas com os nossos professores especialistas no assunto: Bruno Godinho e Vandré Nascimento.
Mr. Big
Quando Billy Sheehan saiu da banda de David Lee Roth em 1988, ele se juntou a Paul Gilbert, que havia saído de sua banda Racer X, e fundaram o Mr. Big, com Pat Torpey na bateria e o cantor Eric Martin.
A banda teve inicialmente um sucesso enorme no Japão, e se tornou famosa internacionalmente em 1991, com o lançamento de seu segundo álbum, Lean Into It. Este álbum trazia a balada "To Be With You", que recebeu uma mídia incrível e chegou ao número 1 nas paradas da Billboard.
Gilbert continuou tocando no Mr. Big até o final dos anos 90. Ele saiu da banda em 1997 para continuar com sua carreira solo, e foi substituído por Richie Kotzen. E o Mr. Big se separou definitivamente em 2002.
Em Junho de 2009, Paul Gilbert reuniu os membros originais do Mr. Big para uma turnê mundial de reunião. E depois do sucesso gigantesco da turnê eles resolveram gravar um novo álbum com o produtor Kevin Shirley, intitulado What If….
O álbum foi lançado em janeiro de 2011, e a banda se mantém na ativa até então.
Para saber mais sobre guitarra, história da música e teoria musical, visite o site www.guitarpedia.com.br, e curta a página https://pt-br.facebook.com/guitarpedia para ficar por dentro das novidades e interagir conosco!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps