Rock: ele não morreu, mas está morrendo, segundo pesquisa

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Luiz Pimentel, Fonte: Blog do Luiz Pimentel
Enviar correções  |  Ver Acessos

Sei que é reflexo do gosto musical global, mas ainda assim é triste ver que o Rock, entre os gêneros musicais, ocupa o sétimo lugar em preferência. Ainda mais considerando que se perguntar para 99% das pessoas elas não saberão dizer na lata seis outros gêneros musicais. Por aí você tira a situação de risco sério de morte do que criaram Elvis, Beatles, Stones e quetais. É o que aponta pesquisa do Spotify, sobre o que as pessoas mais ouviram nas 68 semanas anteriores a 21 de outubro passado (desde 10 de julho de 2015, portanto).

Hall Of Shame: as melhores músicas ruins da história do MetalSteve Perry: 5 fatos curiosos sobre o ex-vocalista do Journey

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sabe qual é o gênero mais ouvido no mundo? Eletrônico, com 16% da preferência, seguido de perto pelo Hip Hop, com 14%. Sabe quais são os artistas mais escutados? Drake e Justin Bieber, seguidos de The Weeknd, Major Lazer e The Chainsmokers, no Top 5. Pessoalmente, importante notar que nunca tive a menor curiosidade de escutar qualquer um dos cinco. Escutei depois de ouvir a pesquisa, certamente para nunca mais repetir a operação.

Sou eu ou o mundo que está com gosto duvidoso? Certamente eu. Ainda mais se considerar que nos países berço do rock, o ritmo marca amargos sexto (Estados Unidos) e sétimo (Inglaterra) lugares.

Nos EUA o Hip Hop domina amplamente, com 22% da preferência, seguido pelo Rap (que até onde vai meu antigo conhecimento é um subgênero do Hip Hop, mas vá lá), com 17%. R&B tem 16% e Rock vem lá embaixo, com 4%.
Eletrônico é dominante na Inglaterra, terra dos Beatles e Rolling Stones, com 17%, seguido pelo Hip Hop, com 13%, e R&B, com 12%. Rock amarga o sétimo posto com 5% de aderência.

O Brasil é um filme já conhecido, então não espanta tanto saber que o Sertanejo domina com 13%, mas empatado com Eletrônico. Hip Hop e R&B tem 10% cada e Rock e Rap empatam com 6%.Os artistas mais ouvidos por aqui? Jorge & Matheus, Justin Bieber, Henrique & Juliano, Matheus & Kauan e Calvin Harris.

Pior é não enxergar horizonte nem qualquer cenário para esse jogo virar.

Comente: Parece mesmo que o Rock está morrendo?




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Matérias

Hall Of Shame: as melhores músicas ruins da história do MetalHall Of Shame
As melhores músicas ruins da história do Metal

Steve Perry: 5 fatos curiosos sobre o ex-vocalista do JourneySteve Perry
5 fatos curiosos sobre o ex-vocalista do Journey


Sobre Luiz Pimentel

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adGoo336